basede dados da PSP refere religião, fé e tendências

Coloque e/ou comente aqui noticias,
links para noticias, citações de imprensa, etc...
Fulano_de_tal
Registado: 02 ago 2008, 22:33
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública

basede dados da PSP refere religião, fé e tendências

Mensagempor Fulano_de_tal » 06 fev 2011, 18:07

Base de dados da PSP refere religião, fé e tendências políticas dos cidadãos

A base de dados de informações da PSP está ilegal, por conter informações sobre origem étnica, comportamentos privados, fé religiosa ou tendências políticas dos cidadãos.

(Daniel Rocha/ arquivo)

A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) já pediu alterações aos procedimentos da PSP, mas nada mudou neste domínio, segundo do Diário de Notícias de hoje, que avançou a notícia.

A CNPD considera que a conservação de informações daquele tipo devia ser proibida, a não ser em situações de “absoluta necessidade para os fins de uma determinada investigação criminal”, segundo o mesmo jornal.

A base da PSP regista por exemplo convicções políticas e filiações partidárias ou sindicais, sendo que não há um tratamento diferenciado segundo o grau de fiabilidade da informação, sendo colocada “ao mesmo nível” informação “absolutamente fiável” com outra baseada apenas em boatos, segundo um documento da CNPD citado pelo Diário de Notícias.

O Ministério da Administração pediu há cerca de um ano um parecer à CNPD sobre um projecto de decreto-lei para adaptar a base de dados da PSP à nova realidade legislativa e tecnológica, cuja resposta foi enviada em Abril, e onde a Comissão fala de “desconformidade formal do projecto face às regras constitucionais”, e onde aponta também para os problemas do sistema em referidos acima.

A Comissão apontava ainda para que, “por tratar de matéria relativa a direitos, liberdades e garantias”, o Sistema de Informações e Operações Policiais (SIOP) tem de ser regulado por lei da Assembleia da República.

http://www.publico.pt/Sociedade/base-de-dados-da-psp-refere-religiao-fe-e-tendencias-politicas-dos-cidadaos_1478843
------------------
Everyone has a right to be stupid once in awhile. Yet some just abuse the privilege.
------------------
https://www.tovarich.net

Fulano_de_tal

Re: basede dados da PSP refere religião, fé e tendências

Mensagempor Fulano_de_tal » 06 fev 2011, 18:08

Se um gajo mudar de partido, de religião ou fizer uma plástica tem de ir actualizar os dados? :LOL
Qual o serviço que faz essa recolha de informação sobre os cidadãos?
E constam la, nessa base de dados, também os policias?
Posso consultar os meus dados?
------------------
Everyone has a right to be stupid once in awhile. Yet some just abuse the privilege.
------------------

othelo
Fundador
Registado: 04 jun 2006, 22:21

Mensagempor othelo » 06 fev 2011, 22:44

podes.
---Mil hão-de cair à nossa esquerda, dez mil à nossa direita, mas nós não seremos atingidos---

Fulano_de_tal

Mensagempor Fulano_de_tal » 07 fev 2011, 17:05

Onde? :))
------------------
------------------

othelo
Fundador

Mensagempor othelo » 07 fev 2011, 22:54

podes solicitar à DN/PSP o acesso aos teus dados pessoais. É de lei.
---Mil hão-de cair à nossa esquerda, dez mil à nossa direita, mas nós não seremos atingidos---

CPC

Mensagempor CPC » 08 fev 2011, 09:04

Com sorte dão-te acesso 1 ano depois.......

Bruno Lameiras
Registado: 19 dez 2010, 21:48
Data de alistamento: 1999
Categoria: Agente

Mensagempor Bruno Lameiras » 08 mar 2011, 19:26

O que vale é que isto é completamente mentira! :fix
"podem-me calar, mas jamais mudarão a minha forma de pensar"

MASIII
Registado: 27 ago 2006, 22:51
Data de alistamento: 09-Agosto-1978

Mensagempor MASIII » 09 mar 2011, 00:01

As nossas bases de dados tem muito mais do que podem imaginar!Há uns tempos fui credenciado para poder lidar com expediente confidencial e os dados recolhidos foram até à ocupação profissional dos meus cunhados e irmãos, bem como as respectivas residencias deles!
Isto é só pra terem uma pequena ideia!
Não chores pelas pessoas que partiram da tua vida, sorri por elas terem existido!

Alberto Elias
Registado: 25 ago 2009, 06:31

Mensagempor Alberto Elias » 09 mar 2011, 07:51

MASIII Escreveu:As nossas bases de dados tem muito mais do que podem imaginar!Há uns tempos fui credenciado para poder lidar com expediente confidencial e os dados recolhidos foram até à ocupação profissional dos meus cunhados e irmãos, bem como as respectivas residencias deles!

Ainda bem que não temos ideia da pocilga em que estamos metidos!
"Somos um país de bananas governado por sacanas!" Rei D. Carlos

Bruno Lameiras

Mensagempor Bruno Lameiras » 09 mar 2011, 11:57

MASIII Escreveu:As nossas bases de dados tem muito mais do que podem imaginar!Há uns tempos fui credenciado para poder lidar com expediente confidencial e os dados recolhidos foram até à ocupação profissional dos meus cunhados e irmãos, bem como as respectivas residencias deles!

Julgo ser uma questão de segurança Nacional. Eu não tenho qualquer problema em dizer a minha raça, tendência politica, morada e todas essas merdas das quais se fez / faz um grande drama acerca deste tema, quando nas redes sociais, (a titulo de exemplo e de uma forme geral) está lá tudo. :fix

tiririca
Registado: 16 nov 2007, 11:59

Mensagempor tiririca » 09 mar 2011, 13:30

Sim, mas isso é óbvio. Se tens credenciação para aceder a dados classificados, é natural que a entidade que te dá a credenciação queira saber que tipo de pessoa vai credenciar. São coisas distintas, tu és um operador de uma base de dados, tens a permissão para aceder, acrescentar, alterar ou apagar dados. Acho perfeitamente normal que o credenciador queira saber com quem te relacionas. Já agora e só para teres uma ideia, nos Estados Unidos da América, um indivíduo com a tua credenciação é submetido ao polígrafo com um periodicidade regular.

Bruno Lameiras Escreveu:Julgo ser uma questão de segurança Nacional. Eu não tenho qualquer problema em dizer a minha raça, tendência politica, morada e todas essas merdas das quais se fez / faz um grande drama acerca deste tema, quando nas redes sociais, (a titulo de exemplo e de uma forme geral) está lá tudo.

Isto é que é preocupante. Uma base de dados estatal é, em princípio, regulada, fiscalizada e o acesso aos seus dados é fortemente restringido. Mas as pessoas escancaram tudo nos seus facebook's, Hi5's, etc. onde os dados estão acessíveis a qualquer "marreta" com más intenções. Chegam, de forma inconsciente, a fazer um diário completo, com fotos e tudo.
O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.
(Willian George Ward)

Alberto Elias
Registado: 25 ago 2009, 06:31

Mensagempor Alberto Elias » 09 mar 2011, 14:08

tiririca Escreveu:Isto é que é preocupante. Uma base de dados estatal é, em princípio, regulada, fiscalizada e o acesso aos seus dados é fortemente restringido. Mas as pessoas escancaram tudo nos seus facebook's, Hi5's, etc. onde os dados estão acessíveis a qualquer "marreta" com más intenções. Chegam, de forma inconsciente, a fazer um diário completo, com fotos e tudo.

No facebook ou coisas dos género, quem escancara é porque quer. No caso das bases de dados "oficiais" eu não sou informado para que servem informações como a minha religião, tendência política ou clube de futebol.
Aliás, se estão lá esses dados gostava de os conhecer porque nem eu sei quais são!
"Somos um país de bananas governado por sacanas!" Rei D. Carlos

matahary
Registado: 13 fev 2004, 13:20

Mensagempor matahary » 09 mar 2011, 18:08

Do que eu gostava mesmo, mesmo saber, era a raça predominante na PSP... Angus? Duvido. Carau Talvez. Barrosã deve ser aos pontapés...

Alberto,
estás a pregar para os peixinhos. Há gente que nem abrindo a cabeça ao meio e enfiando lá isso tudo vai conseguir entender. São pessoas que, para além de gostarem, têm a necessidade vital de sentir a canga. Perdem-se no meio da liberdade. Pobrezito que só eles.
Quase que dá pena, caso não existisse a indiferença.
"Satisfaça-se com o que lhe agrada, e deixe os outros falarem de si como lhes agrada." - Pitágoras

Uma por dia, tira a azia.

Matisyahu - One Day ^.^ Aurea - Busy for Me

tiririca

Mensagempor tiririca » 09 mar 2011, 19:28

Alberto Elias Escreveu:No facebook ou coisas dos género, quem escancara é porque quer. No caso das bases de dados "oficiais" eu não sou informado para que servem informações como a minha religião, tendência política ou clube de futebol.
Aliás, se estão lá esses dados gostava de os conhecer porque nem eu sei quais são!

Bem, vamos lá pôr um "ponto de situação" na coisa! Afinal nós estamos a falar de quê em concreto? Se estivermos a falar do assunto abordado no título deste tópico, estamos a discutir o sexo dos anjos! Porque esses dados [base de dados da PSP refere religião, e tendências políticas] e isso já foi dito, não constam na base de dados da PSP! Se isto alguma vez foi notícia, é uma notícia falsa. Na base de dados do PSP não existe nenhum campo onde possas escolher a religião, o partido político, o clube, a marca de cerveja ou os tremoços favoritos do cidadão!

Podemos manter a discussão em termos teóricos, o que é assas interessante, porque como disse o Bruno Lameiras, muitos de nós, incluindo as nossas crianças, escancaram todos os seus dados nas redes sociais da internet.

E já agora, vou expor aqui um caso concreto que se passou há pouquíssimo tempo comigo. Estava em casa e recebo uma chamada no meu telefone fixo. Do lado de lá, uma voz feminina, muito simpática, que, depois de se apresentar, começa logo a fez-me uma bateria de perguntas que visavam claramente a minha esfera intima. Pedi à senhora para voltar a identificar-se e, com calma me esclarecesse quem a patrocinava e para que serviam as minhas respostas. Esclareceu-me que estava a fazer um trabalho estatístico para a Câmara Municipal. Dado o teor das perguntas, disse-lhe que se queria que eu colaborasse, teria de me deixar confirmar se o que dizia era verdade. As respostas às perguntas faziam um retrato fiel do meu agregado familiar, com número de pessoas, onde estudam os filhos, rendimentos, percursos diários, quilometragem, número de veículos, locais de trabalho, profissões, vencimentos, quantas vezes ia ao cinema, onde fazia compras, etc. Efectivamente era uma iniciativa da Câmara Municipal, uma vez que liguei lá e confirmei.Mas dado o teor tão minucioso das perguntas acabei por recusar responder. Quem controla isto?!

Voltando à "vaca fria", todos vós, excepto a matahary, porque não faz parte, quando identificam alguém no SEI, introduzem uma ficha pessoal. Já viram algum campo onde se preencham esses dados?
O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.
(Willian George Ward)

tiririca

Mensagempor tiririca » 09 mar 2011, 19:36

matahary Escreveu:Perdem-se no meio da liberdade.

Tens que me explicar isto! É que a democracia mais velha da Europa, vulgo Inglaterra, tem uma das melhores e mais completas bases de dados do mundo, onde aí sim, constam, para além do ADN de cada "marreta", a sua raça, a sua religião... e até as tendências sexuais!

A Inglaterra é um país que tu admiras! Um país onde até se despedem dezenas de milhares de polícias! Mas não me parece que os ingleses se percam no meio da liberdade.
(Willian George Ward)

othelo
Fundador

Mensagempor othelo » 09 mar 2011, 19:53

Tiririca
Acreditas piamente no que dizes??
Achas mesmo que as bases (escondidas) de dados da PSP, PJ, SIS não tem campos a indicar a religião, tendências politicas e ligações politicas?' É claro que não há-de de ser de tda a população, mas sim daquela sobre quem recai ou recaiu vigilância do estado, por qualquer razão seja ela criminal ou outra q se mostre de superior interesse para a segurança do Estado.

tiririca

Mensagempor tiririca » 09 mar 2011, 22:00

othelo Escreveu:Tiririca
Acreditas piamente no que dizes??

Sim.
othelo Escreveu:Achas mesmo que as bases (escondidas)

Não há bases escondidas! Não inventem.
othelo Escreveu:É claro que não há-de de ser de tda a população, mas sim daquela sobre quem recai ou recaiu vigilância do estado, por qualquer razão seja ela criminal ou outra q se mostre de superior interesse para a segurança do Estado.

Bem, aqui já estamos a falar de coisas diferentes. Se a religião de alguém é a razão/móbil para cometer crimes, seguramente que esse facto terá que constar, tal como também terá que consta num qualquer processo judicial. O mesmo se passará com um elemento de uma claque de um clube de futebol, ou com um agressor sexual. É importante saber a que clube pertence a claque do tal fulano e quais as preferências sexuais do abusador (homens, mulheres, crianças - meninos ou meninas). É preciso saber as "ligações" que têm! Ou não será?!

FORA DE TÓPICO:
:D :D http://www.youtube.com/watch_popup?v=jEjUAnPc2VA :D :D
(Willian George Ward)

Bruno Lameiras

Mensagempor Bruno Lameiras » 10 mar 2011, 01:24

Como disse o Tiririca e bem, na base de dados não há qualquer campo que nos permita colocar a Ideologia Política, tendência sexual ou religiosa. (ponto).

Acerca de uma base de dados mais elaborada e apenas de acesso restrito, nomeadamente ao SIS e alguns Departamentos da PJ, não me admiro que haja, principalmente relacionada com determinados cidadãos.

Pessoalmente, repito, pessoalmente, não vejo qual é o problema de se saber os dados referidos, ficando contudo sem saber também qual seria o seu relevo.
Pessoalmente não me incomoda nada que eventualmente tenham esses dados a meu respeito, pois nunca os omiti, não interferem com a minha actividade profissional e da minha vida sei eu.

Assumo a minha tendência política, religiosa, sexual, clubística sem qualquer tipo de preconceito.

Não deixa de ser curioso o facto de muita gente se incomodar com isto, quando entram num Centro Comercial e estão a ser filmados, vão à farmácia e são filmados, estão no trânsito e são filmados. Para se ser cliente da TV Cabo é preciso dar uma série de dados identificativos. Para se fazer o cartão do Cidadão também. Em suma, o que não se sabe, facilmente se saberá se isso for necessário. Basta investigar.

Sou apologista de a base de dados da Polícia ser mais elaborada nomeadamente acerca de indivíduos referenciados pela prática criminógena. Só facilitava as pessoas de bem.

Cumprimentos

:fix

JoaoP
Colaborador
Registado: 26 dez 2006, 14:08

Mensagempor JoaoP » 10 mar 2011, 01:55

Tás a falar umas palavras caras.

Eu entendo que vejam algum mal numa espécie de Big Brother, por outro lado não me ocorre nada que me dificulte a vida no meu dia-a-dia que seja resultado de saberem tudo sobre mim.

Bruno Lameiras

Mensagempor Bruno Lameiras » 10 mar 2011, 02:17

JoaoP Escreveu:Tás a falar umas palavras caras.

Hoje meti menos tabaco! :D

Voltar para “FÓRUM 8 - NOTÍCIAS & IMPRENSA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante