Novas esquadras da PSP 'congeladas'

Coloque e/ou comente aqui noticias,
links para noticias, citações de imprensa, etc...
Ivo
Registado: 11 fev 2004, 01:26
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Mensagempor Ivo » 08 set 2011, 19:29

O Director Nacional da PSP, Guedes da Silva considerou hoje que não é por se abrirem novas esquadras que se mitiga o sentimento de insegurança das populações.

Guedes da Silva falava esta tarde aos jornalistas após uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), Miguel Mendonça. Está na Madeira para se associar aos 133 anos do Comando Regional da PSP.

Instado sobre a reivindicação de novas esquadras no Curral das Freiras, Caniço, Camacha, Caniçal e Ponta do Pargo, assim como novas instalações na Ponta do Sol, o ex-comandante regional disse que a actual conjuntura económica não favorece o aparecimento dessas novas esquadras.
Além disso, revela que a boa gestão de recursos humanos desaconselha a tal surgimento uma vez que abrir uma nova esquadra obriga a um mínimo de 9 elementos ("consome pessoal") e é preferível que esses elementos estejam na rua do que a fazer trabalho administrativo.

"Não é a abertura da esquadra que confere segurança", sintetizou. "O sentimento de segurança das pessoas não pode variar em função da existência de uma instalação policial, com todos os 'contras' que acabei de referir. Esse sentimento deve funcionar em função dos elementos e dos carros patrulha que verem na rua", justificou. Se abrisse as cinco novas esquadras estaria a "consumir" pelo menos 45 elementos e a retirá-los da ruas. Seria bom para a comodidade dos cidadãos mas seria um acto de má gestão estratégica.

Relativamente ao novo comandante regional, Guedes da Silva disse que já há um nome proposto mas não revelou qual. Interinamente, o cargo está a ser assegurado por Oliveira Martins após a saída de Jorge Cabrita. "Aguardamos, a todo o momento, que seja dada 'luz verde'", disse.
Sobre recursos humanos e materiais afectos ao Comando Regional e necessidade de reforço de quadros, Guedes da Silva disse que a Região será contemplada em breve com 20 a 30 elementos dos 985 que sairão em Outubro do curso da Escola Prática de Polícia.

Instado sobre a celeuma sindical/judicial relativa ao processo disciplinar não movido a um oficial da PSP-Madeira condenado pelo tribunal de 1.ª instância, Guedes da Silva escusou-se a pronunciar-se sobre posições sindicais. Ainda assim, assegurou que a direcção nacional da PSP não foi formalmente notificada da decisão judicial.
"Gostaria de não me pronunciar sobre processos que, de acordo com a comunicação social, estão a decorrer", disse. "A PSP, em tempo certo, e não é este o tempo certo, concerteza que tomará uma posição pública sobre o assunto", garantiu.

Quanto ao pagamento dos serviços gratificados à PSP, o director nacional reconheceu que existem atrasos, defendendo ser necessário "perceber que as instituições também passam por momentos em que têm de rever todos os seus procedimentos para poderem pagar aquilo que devem" e assinalando que "o Estado também tem atrasos relativamente ao pagamento de alguns compromissos".
"Não temos grande atraso relativamente aos remunerados mais caros, temos sim em relação aos remunerados mais baratos e que têm a ver com o policiamento dos jogos das camadas mais jovens", declarou. O que acontece periodicamente, embora chegue com atrasos de cinco, seis meses, também porque há atrasos na transferência dos dinheiros do totoloto.

Relativamente ao facto dos quadros da PSP (tal como outros serviços do Ministério da Administração Interna) virem a integrar pessoal não-policial actualmente afecto aos Governadores Civis (no continente), Guedes da Silva disse que se trata de uma medida "muito positiva". A deliberação foi hoje tomada em Conselho de Ministros.
"Temos algumas necessidades relativamente a pessoal não policial para tarefas administrativas. Junta-se uma vontade à outra. Pena é que os Governos Civis tenham tão pouca gente", disse.

http://www.dnoticias.pt/actualidade/mad ... congeladas
ivo

Bruno Lameiras
Registado: 19 dez 2010, 21:48
Data de alistamento: 1999
Categoria: Agente

Re: Novas esquadras da PSP 'congeladas'

Mensagempor Bruno Lameiras » 10 set 2011, 01:14

"congeladas" não deve ser por causa dos aparelhos de A/C porque isso não nos "assiste" :D
"podem-me calar, mas jamais mudarão a minha forma de pensar"

sintinela carbono
Registado: 02 ago 2010, 22:51

Re: Novas esquadras da PSP 'congeladas'

Mensagempor sintinela carbono » 15 set 2011, 13:52

a mim o que me assiste, é que se preocupe com os dinheiros do totoloto da santa casa, que é que eu tenho a ver com isso??????? quero é o arame dos que eu faço, daaaaaaaaaaaaaaaa

Voltar para “FÓRUM 8 - NOTÍCIAS & IMPRENSA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante