Militares vão ter promoções e aumentos

Coloque e/ou comente aqui noticias,
links para noticias, citações de imprensa, etc...
Avatar do Utilizador
Ivo
Mensagens: 2010
Registado: 11 fev 2004, 01:26
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente
Localização: Lisboa

Militares vão ter promoções e aumentos

Mensagempor Ivo » 23 fev 2012, 00:03

Militares vão ter promoções e aumentos

Afinal, vai haver promoções e respectivo aumento salarial nos três ramos das Forças Armadas. A garantia é do Ministério da Defesa, numa altura em que está instalado um autêntico clima de tensão e mal-estar entre os militares e o poder político.

«São inevitáveis as promoções e o aumento de salário», afirmou ao SOL fonte oficial do Ministério da Defesa. Nas duas últimas semanas, o ministro tem reunido com as chefias militares para acertar as listas de efectivos a serem promovidos. Já há a garantia de que os ramos têm verba suficiente para custear o aumento de salários sem que isso acarrete aumento geral de despesa. «É uma questão de rigor e de números», resume o Ministério. Falta apenas definir o número de promoções a fazer em cada um dos ramos.

As promoções ficaram congeladas com a aprovação do Orçamento do Estado para 2012. Depois disso, o Governo chegou a admitir fazê-las, mas sem pagar o respectivo aumento de vencimento, o que indignou as chefias militares, nomeadamente o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas. O general Luís Araújo veio advertindo o Governo e mesmo a Presidência da República para o risco de tal medida para a «hierarquia» das Forças Armadas.

Esta abertura do Ministério da Defesa vem somar-se ao anúncio feito esta semana da incorporação de 3800 voluntários este ano. A maioria, 3400, vai para o Exército e os restantes para a Força Aérea. Isto é possível porque estes ramos já estão com um nível de efectivos abaixo do limiar mínimo. O Exército tem actualmente 12.939 contratados.

As boas notícias podem ajudar a dissipar o clima de mal-estar que está instalado. Ainda esta semana, o capitão de Abril Vasco Lourenço convidava Aguiar-Branco a «emigrar», depois deste ter dito que as Forças Armadas tal como estão são «insustentáveis».

Ontem, algumas centenas de militares concentraram-se em frente à residência oficial do primeiro-ministro para protestar contra os cortes salariais (que afectam a função pública) e a regressão salarial aos níveis de 2009 que atinge um lote de 4.000 efectivos.

Na terça-feira, o protesto foi mais insólito. Uma grande parte dos sargentos da Base Aérea de Monte Real recusou almoçar na messe, como forma de protesto no dia em que o ministro da Defesa visitava aquela unidade militar. «Foi uma forma muito singela de mostrar a insatisfação que está instalada. Só não vê quem não quer», afirmou ao SOL o presidente da Associação Nacional de Sargentos, António Lima Coelho.

http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Inte ... t_id=42121

lucy
Mensagens: 457
Registado: 05 jul 2008, 20:11
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública

Re: Militares vão ter promoções e aumentos

Mensagempor lucy » 23 fev 2012, 22:03

Agora vão ser um cisne


Voltar para “FÓRUM 8 - NOTÍCIAS & IMPRENSA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante