«secreta» da psp envolvida no caso nuno santos – RTP

Coloque e/ou comente aqui noticias,
links para noticias, citações de imprensa, etc...
Avatar do Utilizador
Fulano_de_tal
Mensagens: 863
Registado: 02 ago 2008, 22:33
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública

«secreta» da psp envolvida no caso nuno santos – RTP

Mensagempor Fulano_de_tal » 27 nov 2012, 20:50

Os contatos terão passado por elementos dessa «secreta» com responsáveis do canal público, não se sabendo se Nuno Santos,o demissionário director de informação, possa ser o intermediário ideal para o efeito. Mas conhecendo o passado desta «espécie rara de jornalista» não nos repugna nada que esteja envolvido neste caso…

«Sopraram-nos» que os serviços de informação da PSP – também há uma secreta dentro desta Polícia, um facto que pouca gente sabe – poderão estar na génese do mais recente escândalo da passagem (ou venda de um CD) contendo imagens dos acontecimentos que tiveram lugar defronte da Assembleia da República do passado dia 14 de Novembro. Legitimada pelas declarações de aplauso à sua acção, vindas desde o Presidente da República ao próprio Executivo de quem terá partido a ordem para efectuar a carga sobre os manifestantes sem olhar a quem dava bastonadas, a PSP e o Governo que a sustenta, procuram arranjar provas que possam levar a tribunal alguns dos elementos que atiraram pedradas, de forma a «legalizar» a carga policial. Nada melhor do que «aliciar» elementos da TV do Estado. Poderiam ter feito o pedido à SIC e à TVI que também transmitiram os acontecimentos, mas a «coutada» do ministro Relves estava mesmo à mão…e os contatos terão passado por elementos dessa «secreta» a responsáveis do canal público, não se sabendo se Nuno Santos possa ser o intermediário ideal para o efeito. Mas conhecendo o passado deste «espécie rara de jornalista» não nos repugna nada que esteja envolvido neste caso…

Basta atentar no que o jornalista Marinho Neves, que trabalhou com ele no programa «Donos da Bola» escreveu na sua página do Facebook: «Este Nuno Santos que agora jura a pés juntos que não autorizou à PSP a visão de imagens na RTP, é o mesmo Nuno Santos que foi apanhado a jantar com Sócrates e que enquanto director de informação da SIC entregou ao ex-primeiro ministro, Mário Crespo. O mesmo que entrou, para a SIC como colaborador de marketing e utilizando as facas necessárias foi escalando até chegar à frente das câmaras no programa “Os Donos da Bola” e sempre numa escalada infernal chegou a director de programas e depois a director de informação».

Sublinhe-se que este Nuno santos foi o mesmo que surgiu em tribunal a depor contra os próprios colegas jornalistas – no caso, ligados ao semanário «o Crime» – num processo instaurado pelo então presidente da RTP, Almerindo Marques.O jornal revelou que Almerindo se esquecera de apresentar a sua declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional como a lei obriga no caso de gestores públicos.Com toda a desfaçatez, servindo a «mão do dono», Santos veio a tribunal jurar a pés juntos que o «chefe» andava psicologicamente afectado com o teor da notícia e que a mesma afectara a sua imagem pública. O tribunal absolveu os jornalistas de «o Crime» mas para as história do jornalismo ficou esta imagem de …um jornalista que, para segurar o seu «tacho», não se eximiu a mentir em tribunal com o objectivo de que colegas seus de profissão acabassem condenados…

Sobre este caso da venda…ou passagem de imagens à PSP dos acontecimentos em São Bento ( a Polícia diz que não pediu nada à RTP, pudera…quem as deve ter pedido pela «porta do cavalo» devem ter sido os seus serviços de informação que actuam pela calada, discretamente,como deve ser a norma habitual de um serviço com estas características…) a .Comissão de Trabalhadores da RTP quer saber quem pediu as imagens referentes aos incidentes do dia da greve geral, para onde é que elas foram e por que motivos foram pedidas. Em declarações à TSF, o porta-voz desta comissão referiu que as cópias destas imagens «foram efetuadas na noite de quinta-feira» e que «houve um outro processo na sexta-feira pedido pela polícia».«Estranhamente não pediu à TVI e à SIC. Por isso, queremos um inquérito e queremos que os responsáveis políticos expliquem para quem e para quê essas imagens», acrescentou Camilo de Azevedo.

Entretanto, contactado pela TSF, o gabinete do ministro Miguel Relvas, que tutela a RTP, já indicou que não vai comentar esta polémica, tendo remetido qualquer esclarecimento para a administração da rádio e televisão públicas. Para o gabinete do ministro dos Assuntos Parlamentares, este é um assunto de gestão interna da RTP. Não há nada como sacudir a água do capote, como é timbre deste ministro Relvas que consegue passar sempre incólume no meio das várias tormentas que o têm assolado…

PS- A TVI divulgou que também fora contactada pela PSP com a finalidade de fornecer as imagens dos acontecimentos na AR.A Direcção de Informação esclareceu que só cederia as imagens que foram já do domínio público, ou seja, transmitidas no dia da carga policial.Penso que idêntica posição foi assumida pela direcção de informação da SIC.Só o canal público serviu para o despautério…e, ao que parece, permitiu a entrada nas instalações nos Olivais de pessoas estranhas sem mandado judicial que escolheram os conteúdos que iriam levar e que,em principio, se destinavam a servir para instaurar um processo crime contra os prevaricadores…cá para nós,os intuitos podem não ser só esses.ou seja, ficarem em arquivo para fazer dossiers sobre manifestantes que se revelem mais activos…

Imagem


http://crimedigoeu.wordpress.com/2012/11/22/secreta-da-psp-envolvida-no-caso-nuno-santos/
------------------
Everyone has a right to be stupid once in awhile. Yet some just abuse the privilege.
------------------
https://www.tovarich.net

Avatar do Utilizador
N.Santos
Mensagens: 115
Registado: 01 set 2011, 12:03
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 14-11-2005
Categoria: Agente

Re: «secreta» da psp envolvida no caso nuno santos – RTP

Mensagempor N.Santos » 27 nov 2012, 22:58

Acho que sim, senhores Jornalistas, continuem a deixar esses meninos por identificar e por serem julgados pelo crime(s) que cometeram... Qui çá um dia destes também cometam um pequeno delito contra voces próprios e não deixem as Forças e Serviços de Segurança intervir, não disponibilizem imagens, e depois ponham em capas de jornal e abram os noticiários a dizer que a PSP/GNR/PJ não cumprem as suas funções, que são desfuncionais, que não averiguam...etc

ESTA É A NOSSA (DELES) DEMOCRACIA...

JoaoP
Colaborador
Mensagens: 1726
Registado: 26 dez 2006, 14:08
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Re: «secreta» da psp envolvida no caso nuno santos – RTP

Mensagempor JoaoP » 28 nov 2012, 00:47

A mim nao me choca que os jornalistas guardem as imagens, a mim o que me choca é que se elas existem e foram gravadas por gente do oficio, seja um drama serem divulgadas! E se fizessem uso delas em directo ja não tinha mal?

Avatar do Utilizador
Fulano_de_tal
Mensagens: 863
Registado: 02 ago 2008, 22:33
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública

Re: «secreta» da psp envolvida no caso nuno santos – RTP

Mensagempor Fulano_de_tal » 28 nov 2012, 10:45

Unidade secreta da PSP pediu imagens com logo da RTP para usar em tribunal




As imagens captadas pela RTP nos confrontos de 14 de Novembro foram pedidas às televisões pelo Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, mas a ordem para o pedido das imagens veio de um serviço superior. O PÚBLICO apurou que o pedido original é do Núcleo de Informações da PSP, uma unidade de natureza secreta integrada na Unidade Especial de Polícia com base em Belas. Nesta unidade, visitada no final de Julho pelo primeiro-ministro, funcionam, entre outros, os serviços que exigem maior nível de confidencialidade da PSP, como o de segurança pessoal, e o corpo de intervenção.



Este Núcleo de Informações da PSP é muito restrito, existe há pouco mais de uma década e não aparece na estrutura orgânica da PSP que é divulgada publicamente por o seu trabalho de recolha de informações (sobretudo som e imagem) colidir, de certa forma, com o do SIS. Também há elementos deste núcleo que estão incluídos, entre outros serviços, na Direcção Nacional da PSP.O pedido de informação partiu do núcleo, passou pela Direcção Nacional e chegou à SIC e à TVI, oficialmente, por correio electrónico, através do Núcleo de Imprensa e Relações Públicas do Comando Metropolitano de Lisboa, na passada semana. Este último serviço não apagara, porém, pelo menos um dos remetentes anteriores: o comissário João Pestana assinava um pedido anterior em que se solicitavam imagens “de preferência não editadas” e que serviriam para usar “como meio de prova dos actos classificados como crime”.Essa pretensão da PSP está na origem de um pedido expresso, neste caso na RTP, onde o processo foi informal, sem sequer ser usado, como obriga a lei, um mandado judicial. No email enviado no dia 15, às 13h35, pela subdirectora de produção Ana Pitas ao departamento de planeamento, pedia-se a gravação em DVD das imagens das câmaras das várias equipas que tinham estado junto ao Parlamento.O pedido foi feito já depois de os dois elementos da PSP terem estado no gabinete do subdirector Luís Castro a visualizar as imagens com alguns membros da Direcção de Informação, incluindo uma jornalista que estivera no meio dos confrontos. Por isso, o pedido identificava os tempos exactos das imagens que se pretendiam. E pedia também que, “se possível, estas imagens devem ser identificadas com o logo RTP”.A intenção do pedido da aposição do logótipo da RTP era que a PSP pudesse vir a utilizar estas imagens como meio de prova em tribunal. No caso de um processo judicial, as provas só são admissíveis se tiverem sido obtidas por meios legais. Como o Ministério da Administração Interna não pedira à Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) a devida autorização prévia — imposta por lei — para fazer filmagens da manifestação e concentração, estava impedido de usar os conteúdos que eventualmente tenham sido captados. A CNPD dera já dois pareceres negativos, em Outubro, aos pedidos do MAI para a PSP usar câmaras portáteis em manifestações porque os pedidos lhe chegaram em cima da hora dos eventos, e a comissão entendeu que a excepcionalidade do pedido não estava fundamentada. Além disso, o gabinete de Miguel Macedo tinha tido tempo para fazer o pedido, já que uma das manifestações fora convocada com uma semana de antecedência.A filosofia do MAI para pedir autorizações desta natureza à CNPD parece, no entanto, manter-se. De acordo com a porta-voz da comissão, Clara Guerra, para as concentrações de ontem junto à Assembleia da República, o MAI só enviou o pedido na véspera, por fax, pouco depois das 20h. A lei permite que os pedidos possam ser feitos até 48 horas depois da tomada de decisão de uso das câmaras, mas apenas por razões excepcionais de segurança como a existência de indícios ou evidências de que pode haver crimes, admite Clara Guerra. E se a CNPD recusar, as imagens têm de ser destruídas.

ERC abre inquérito

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social decidiu chamar para audição todos os intervenientes da RTP no caso e vai abrir um processo de inquérito, confirmou ao PÚBLICO o presidente. As audições começam na próxima semana, estima Carlos Magno. A abertura do inquérito não está ainda formalizada, mas Carlos Magno considera que “o calendário de procedimentos que se avizinham tornam natural e inevitável” que isso aconteça.

Além disso, a ERC recebeu uma carta aberta da Comissão de Trabalhadores que “é uma espécie de manifesto”. “Considero isso uma participação não oficial, e um pedido para que a ERC se pronuncie”, afirma o presidente.Carlos Magno recebe esta tarde das mãos do presidente da RTP as conclusões do inquérito interno que a administração da TV pública decidiu abrir. A conclusão deste inquérito fora anunciada para anteontem, mas devido à audição dos elementos da Direcção de Informação — feita após insistência dos próprios —, foi atrasada para hoje. Alberto da Ponte é recebido, com o responsável pela direcção de Assuntos Jurídicos e Institucionais, Lopes Araújo. Foi esta direcção que conduziu o inquérito.A ERC começou já a fazer algumas diligências para o seu processo de inquérito, conta Carlos Magno, que lembra que já houve um pedido de parecer, por parte da antiga Alta Autoridade para a Comunicação Social, à Procuradoria-Geral da República sobre os pedidos de acesso da PSP a imagens em bruto das televisões, no caso a TVI. “A ERC tem de abordar a questão da RTP no plano do poder editorial. Defendo que quem deve gerir as imagens em bruto são os directores e editores e que estas servem, e só, para produzir notícias e informação e não para outros fins.Entretanto, a ERC tem já em preparação uma análise em abstracto sobre a questão do acesso por entidades como a PSP a este tipo de imagens, acrescentou ao PÚBLICO o vice-presidente Arons de Carvalho. com P.S.D.

http://www.publico.pt/portugal/noticia/unidade-secreta-da-psp-pediu-imagens-com-logo-da-rtp-para-usar-em-tribunal-1575262
------------------
Everyone has a right to be stupid once in awhile. Yet some just abuse the privilege.
------------------
https://www.tovarich.net

Avatar do Utilizador
Fulano_de_tal
Mensagens: 863
Registado: 02 ago 2008, 22:33
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública

Re: «secreta» da psp envolvida no caso nuno santos – RTP

Mensagempor Fulano_de_tal » 28 nov 2012, 21:10

O jornal Público de hoje, quarta feira,28, dá como manchete que uma unidade secreta da PSP solicitou à RTP imagens gravadas pela estação televisiva dos confrontos de 14 de novembro, dia de greve geral. Essas imagens poderão ser usadas como provas de crimes em tribunal.Uma notícia que este blogue revelou no passado dia 22 de Novembro, como se comprova…em matéria de «coisas» secretas estamos sempre um passo mais à frente que alguns jornalistas «expert» em matérias de investigação…e só esperamos que esta seja mais uma matéria que os media vêm colher neste blogue, sem dar «cavaco» …ou seja, sem mencionar a fonte como impõem as mais elementares regras deontológicas e de ética. Mas são estes factos que comprovam o rigordo trabalho dos autores deste blogue,onde a verdade,muitas vezes, escondida, é quem mais ordena.

Sobre este episódio ainda relacionado com os incidentes ocorridos na Assembleia da República do passado dia 14, diz o «Público» – e já tínhamos dito nós…- que uma unidade secreta da PSP solicitou à RTP imagens gravadas pela estação televisiva, com a finalidade que estas sejam usadas como prova de crime junto dos tribunais nacionais.

O jornal “Público” teve conhecimento ( isso já nós tínhamos dito também…) que a solicitação destas imagens veio por meio de um órgão superior e secreto dentro da PSP, integrado na Unidade Especial de Polícia, sedeada em Belas, ato este realizado pelo Comando Metropolitano de Lisboa.

As imagens captadas pela televisão estatal contêm gravações das forças policiais que estiveram junto ao Parlamento nas manifestações da greve geral de 14 de novembro, tendo sido anteriormente visualizadas por dois elementos da PSP, no gabinete do subdiretor da estação, Luís Castro…e ao que parece, sob o beneplácito do então director de informação, Nuno Santos, o qual, segundo um inquérito interno da RTP, terá autorizado o visionamento das imagens pelos «espiões» da PSP.

Estas mesmas imagens foram ainda pedidas à SIC e TVI, através de um email enviado pelo comissário João Pestana, onde o mesmo solicitava imagens “não editadas”, para serem usadas “como meio de atos provados como crime”, pedido que ambos os canais recusaram.

Agora as imagens da RTP deverão conter o logotipo do canal, para que possam ser usadas como prova de delito em tribunal, pois tais só serão legais se assim o contiverem. Contudo, o Ministério da Administração Interna não solicitou à Comissão Nacional de Proteção de Dados autorização para a realização das imagens.

O pedido enviado pela PSP foi um cariz informal, sendo efetuado sem ordem judicial.

http://crimedigoeu.wordpress.com/2012/11/28/blogue-ja-dera-a-noticia-do-publico-imagens-da-rtp-requisitadas-por-unidade-secreta-da-psp/
------------------
Everyone has a right to be stupid once in awhile. Yet some just abuse the privilege.
------------------
https://www.tovarich.net

Avatar do Utilizador
RGomes
Mensagens: 90
Registado: 13 ago 2009, 13:52
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 1998
Categoria: Agente

Re: «secreta» da psp envolvida no caso nuno santos – RTP

Mensagempor RGomes » 09 jan 2013, 21:17

:shock:

JoaoP
Colaborador
Mensagens: 1726
Registado: 26 dez 2006, 14:08
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Re: «secreta» da psp envolvida no caso nuno santos – RTP

Mensagempor JoaoP » 10 jan 2013, 21:31

É bem! Esperemos que nunca filmem a filhota de um procurador a ser assaltada ou pior e depois venham pedir para ver as imagens para identificar os malfeitores :)


Voltar para “FÓRUM 8 - NOTÍCIAS & IMPRENSA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante