PSP, afinal onde está a nossa segurança?

Coloque e/ou comente aqui noticias,
links para noticias, citações de imprensa, etc...
Ivo
Registado: 11 fev 2004, 01:26
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Mensagempor Ivo » 19 abr 2013, 15:42

Eu, Maria Nóbrega, moradora na habitação social de Santo Amaro V por várias vezes consecutivas chamei para o 112 - Polícia de Segurança Pública, e não compareceram no local. Como aconteceu no passado dia 13 de Abril por volta das 22h, fui ameaçada com arma branca por quatro indivíduos estranhos, chamei o 112, pensando que vinham- me socorrer afinal não apareceu agente nenhum. Afinal para que serve a "Segurança Pública"? Mas se fosse para fazer ocorrência do homicídio iam aparecer!!!!!!!

Já fui pessoalmente ao posto da Polícia me queixar, e o agente que me atendeu, parecia um psicólogo, só falou e não tomou conta da ocorrência.
O Chefe Telo, responsável pela zona de Santo Amaro, aconselhou a telefonar para o 112, mas nunca obtenho ajuda por parte das agentes que me atendem.
Agradecia que para a próxima vez que eu solicitar a ajuda da nossa Polícia de Segurança Pública , se dirigissem ao local.
Não é a primeira vez que me queixo publicamente pelas cartas do leitor, mas a minha situação, está cada vez pior e mais insuportável.
Preciso que alguém me ajude!

http://www.dnoticias.pt/impressa/diario ... -seguranca

JoaoP
Colaborador
Registado: 26 dez 2006, 14:08

Re: PSP, afinal onde está a nossa segurança?

Mensagempor JoaoP » 19 abr 2013, 20:08

Então a senhora é ameaçada todos os dias, é? Precisa é do CSP

N.Santos
Registado: 01 set 2011, 12:03
Data de alistamento: 14-11-2005

Mensagempor N.Santos » 20 abr 2013, 12:00

Não conheço a situação em concreto, mas parece-me que precisa mais que a "simples" ajuda de qualquer policia.

BURAT
Registado: 28 mar 2007, 17:54

Mensagempor BURAT » 24 abr 2013, 15:37

A pessoa está identificada, identificou-se - não é um caso de meras bocas e atoardas atiradas à toa. Acho que, quanto mais não seja por isso, merece a atenção devida por quem de direito.
Imagem

Burat

JoaoP
Colaborador

Mensagempor JoaoP » 25 abr 2013, 21:12

Tendo em conta o conteudo do texto parece-me que não se identificar ia dar no mesmo. Parece ser uma pessoa perturbada que fala em vários pedidos de ajuda (parecendo todos eles ser de casos isolados). É alguém que precisa de ajuda, só não tenho a certeza se será da polícia.

Ghost Rider
Registado: 25 mar 2013, 09:16
Data de alistamento: 06/01/1998

Mensagempor Ghost Rider » 25 abr 2013, 23:56

JoaoP Escreveu: Parece ser uma pessoa perturbada ...

Eu não consegui ver isso no texto.
Uma pessoa fazer uma chamada par o 112, referir que foi ameaçada com uma arma branca e não ir lá ninguém é, na minha opinião, negligência.
Claro que isto não passa de um texto.
Não tenho acesso ao relatório do 112 para saber se foi isso que foi relatado e se foi ou não acionado alguém para o local.
Mas, pelo texto, parece-me que, mais uma vez, os nossos colegas estavam demasiado ocupados e não fizeram o serviço de polícia.

PS: quando escrevi "mais uma vez" não foi por acaso. ;)

JoaoP
Colaborador

Mensagempor JoaoP » 28 abr 2013, 19:44

Se o português empregue pela senhora não me falha, ela refere que já ligou várias vezes para o 112 para se queixar e ali entra em pormenor numa das situações. Ou a senhora é um iman de problemas ou vê fantasmas...ou eu estou a precipitar-me.

CSP 70
Registado: 18 mai 2010, 15:59
Data de alistamento: 14/11/96

Mensagempor CSP 70 » 29 abr 2013, 08:21

Se, na Madeira , o procedimento no atendimento do 112 , for igual ao do COMETLIS( é o que conheço), é fácil de verificar se o que esta madame diz é verdade ou mentira e , se houve ou não negligência da nossa parte.

Pedro Bala
Registado: 13 jan 2006, 22:51

Mensagempor Pedro Bala » 29 abr 2013, 08:41

Dou todo o crédito à senhora em questão. Oiça-se a mulher e investigue-se o denunciado. Infelizmente na Polícia continua a haver muita gente que trabalha pior que um regedor no tempo de Salazar. Querem um exemplo recente? Eu e a minha esposa quando passeávamos encontramos uma bolsa de senhora com várias coisas dentro, incluindo documentos de identificação. A minha mulher pegou na bolsa e foi entregá-la à esquadra. Eu fiquei cá fora a falar com um amigo. Quando, passado menos de 15 segundos, ela regressou fiquei espantado pela rapidez do colega em "despachar" o serviço. Só mais tarde a minha mulher me contou o que se tinha passado: disse ao agente que tinha encontrado aquela bolsa na rua xxx e o mesmo disse-lhe para a deixar ali, pois, se aparecesse alguém, ela seria entregue a quem a reclamasse. Não viu nem confirmou na frente da minha esposa quais os artigos que ali se encontravam e nem sequer a identificou para elaborar o necessário expediente. Dito e feito... à regedor! Não me espantaria nada que esta senhora que denuncia estes casos esteja a falar verdade e que os únicos "com problemas" sejam os nossos colegas e não ela. Já vi muitos... nada me admira.
Deus te dê o dobro daquilo que me desejas.

JoaoP
Colaborador

Mensagempor JoaoP » 29 abr 2013, 10:57

Claro, não digo o contrário. Aliás, nem que ela ali dissesse que bate mal da moleirinha, é sempre de se investigar.

Ghost Rider

Mensagempor Ghost Rider » 29 abr 2013, 18:56

Algo vai mal quando as pessoas se queixam e mesmo nós afirmamos que não ficamos admirados e que é bem possível que tenha acontecido.
Andam pelas esquadras muitos "cabides" e muitos "mitras" que deviam ser colocados no desemprego.
Cabe aos que cumprem mostrar às chefias quem são os cabides e os mitras.

N.Santos
Registado: 01 set 2011, 12:03

Mensagempor N.Santos » 29 abr 2013, 20:23

O cumpridor é sempre o entalado...lol

Ghost Rider

Mensagempor Ghost Rider » 30 abr 2013, 03:57

N.Santos Escreveu:O cumpridor é sempre o entalado...lol

É normal.
Nunca vi nenhum sindicato pedir aumento para um associado que cumpre, ou pedir para lhe subirem a avaliação de 8 para 9 ou de 9 para 10.
Mas todos (sindicatos e não só) defendem o que não cumpre, quando lhe é instaurado um processo disciplinar.

É como o mitra e o lesado, só o mitra tem direito a advogado pago pelo estado.

Mas tenho esperança de ver isto mudar, ando cá à 15 anos mas ainda vou ter de cá andar mais uns vinte e tal....

JoaoP
Colaborador

Mensagempor JoaoP » 30 abr 2013, 12:55

Ghost Rider Escreveu:Cabe aos que cumprem mostrar às chefias quem são os cabides e os mitras.

E de que serve? Alguma vez alguem foi despedido por incompetência ou inimputabilidade? Chega à altura da avaliação e levam Suficiente e pronto. Andam cá a ganhar 1400eur e sem novidade.

Ghost Rider

Mensagempor Ghost Rider » 30 abr 2013, 18:26

Uma boa forma de começar a tentar mudar as coisas é tentar alterar as avaliações.
Se as avaliações foram publicas dá para contestar o porque de alguns terem 5 ou 6 quando deviam levar 1.
Com os despedimentos na função pública que se avizinham, seria bom que alguns fossem comtemplados, porque, além de ser bom a nível financeiro para o país, os outros ficavam de "rabo entre as pernas" e tinham 2 opções: ou começavam a produzir, ou iam de "charola".
Temos de nos insurgir contra estas coisas.
Estou farto de cumprir e depois ver os que não cumprem a levar mais dinheiro para casa ao fim do mês.
Em 15 anos de serviço nunca levei um processo, umas vezes por sorte outras por saber fazer as coisas, é certo, mas nunca levei um processo.
De que me serviu até agora??? Há quem não faça nada, não tem de ir a tribunais nas folgas, nem ninguém os chateia porque já sabem que não vale a pena e levam o mesmo dinheiro ao fim do mês para casa.

Dubest
Registado: 03 jun 2004, 08:22
Data de alistamento: 1998

Mensagempor Dubest » 30 abr 2013, 20:16

Desculpa lá mas qual a relevância do levar um processo ou não?

Quanto as avaliações, podes sempre pedir para ver a dos teus colegas, fundamenta o pedido e a semelhança de alguns, podes ver as notas e depois com bases reclamar a tua.

Quando ao produzir, não sei bem o que isso quer dizer, pois o que deve produzir um sentinela? Um elemento num posto de atendimento?
7.º CFG - 2.º A
Palavras levam-as o vento....as acções essas ficam sempre...nem que seja na minha consciência

Ghost Rider

Mensagempor Ghost Rider » 30 abr 2013, 22:17

Dubest Escreveu:Desculpa lá mas qual a relevância do levar um processo ou não?

Quanto as avaliações, podes sempre pedir para ver a dos teus colegas, fundamenta o pedido e a semelhança de alguns, podes ver as notas e depois com bases reclamar a tua.

Quando ao produzir, não sei bem o que isso quer dizer, pois o que deve produzir um sentinela? Um elemento num posto de atendimento?

Então vamos a respostas parágrafo por parágrafo:
1.º Levar um processo? Nenhuma.
Ser punido num processo? Muita.
Tem relevância um processo por estar de serviço alcoolizado? Claro que não, isto é uma cambada de alcoólicos!!!
Processo por bater com o carro patrulha e mandá-lo para a sucata, numa recta, numa situação de patrulhamento normal tem relevância? Claro que não, o carro é do estado, se fosse meu era bem pior.
Claro que estes elementos devem levar é louvores, agora processos... :roll :roll

2.º Trata-se de distinguir os melhores dos piores, os que cumprem dos que são "cabides".
Dos que zelam pela imagem da instituição dos que usam a farda para encher os bolsos sem fazer um corno.
Não devia ser a pedido, devia ser afixada após o período de avaliação.
Como vou eu saber a nota dos "cabides"? Vou-lhe perguntar? Dizem-me a nota que quiserem.
E eu não quero reclamar da minha, quero é saber quais "cabides" têm positiva e depois perguntar porquê.

3.º Se de vez em quando andam pelos corredores das esquadras pessoas estranhas, perdidas, sem saber onde se dirigirem, então o sentinela é um "cabide", não produz nada.
Se aparecem chaves, cartões, etc, etc, nas gavetas dos postos de atendimento, achados e entregues lá, sem que seja feita a devida participação, são uns "cabides", metiam na porta do posto de atendimento uma caixa coma inscrição "ACHADOS" e cada um que passava metia lá as coisas, poupava-se 1000€ de ordenado ao "cabide".
Como aquele que está de arvorado no cp e todas as ocorrências ficam "resolvidas no local", ou que demora 20 min a chegar ao local quando a cidade se atravessa e 5min. Tem coisas mais importantes para fazer que o serviço para o qual está a ser pago? Mais um cabide.
Quer queiram quer não, metade desta gentinha no privado já tinha ido para o desemprego faz muito tempo.
Por que tem de ser diferente na PSP?

JoaoP
Colaborador

Mensagempor JoaoP » 01 mai 2013, 18:45

Sou obrigado a concordar aqui com o último colega.
Até contra mim posso falar, pontualmente, ninguém é perfeito. Mas então o atendimento e sentinela é escandaloso porque todos vêm.

Os que desaparecem para o café da esquina, os que descartam atender alguém com desculpas esfarrapadas, os que não fazem carro patrulha porque acham que já deram muito à polícia, etc...

Danibeja
Registado: 13 dez 2011, 18:54

Mensagempor Danibeja » 01 mai 2013, 21:06

Ghost Rider Escreveu:
Dubest Escreveu:Desculpa lá mas qual a relevância do levar um processo ou não?

Então vamos a respostas parágrafo por parágrafo:
1.º Levar um processo? Nenhuma.
Ser punido num processo? Muita.
Tem relevância um processo por estar de serviço alcoolizado? Claro que não, isto é uma cambada de alcoólicos!!!
Processo por bater com o carro patrulha e mandá-lo para a sucata, numa recta, numa situação de patrulhamento normal tem relevância? Claro que não, o carro é do estado, se fosse meu era bem pior.
Claro que estes elementos devem levar é louvores, agora processos... :roll :roll

2.º Trata-se de distinguir os melhores dos piores, os que cumprem dos que são "cabides".
Dos que zelam pela imagem da instituição dos que usam a farda para encher os bolsos sem fazer um corno.
Não devia ser a pedido, devia ser afixada após o período de avaliação.
Como vou eu saber a nota dos "cabides"? Vou-lhe perguntar? Dizem-me a nota que quiserem.
E eu não quero reclamar da minha, quero é saber quais "cabides" têm positiva e depois perguntar porquê.

3.º Se de vez em quando andam pelos corredores das esquadras pessoas estranhas, perdidas, sem saber onde se dirigirem, então o sentinela é um "cabide", não produz nada.
Se aparecem chaves, cartões, etc, etc, nas gavetas dos postos de atendimento, achados e entregues lá, sem que seja feita a devida participação, são uns "cabides", metiam na porta do posto de atendimento uma caixa coma inscrição "ACHADOS" e cada um que passava metia lá as coisas, poupava-se 1000€ de ordenado ao "cabide".
Como aquele que está de arvorado no cp e todas as ocorrências ficam "resolvidas no local", ou que demora 20 min a chegar ao local quando a cidade se atravessa e 5min. Tem coisas mais importantes para fazer que o serviço para o qual está a ser pago? Mais um cabide.
Quer queiram quer não, metade desta gentinha no privado já tinha ido para o desemprego faz muito tempo.
Por que tem de ser diferente na PSP?

Não sei porquê... Mas, apesar das diferenças, temos muito em comum na forma de pensar.............

Ghost Rider

Mensagempor Ghost Rider » 02 mai 2013, 14:11

Pelo menos ambos sabemos que como está, está mal.

JoaoP
Colaborador

Mensagempor JoaoP » 03 mai 2013, 23:36

A incompetência e o desleixo é transversal, o que não é transversal a todas as profissões é a cadeia alimentar dentro dessa profissão, permitir que se mantenha e compactue com a sua existência. No privado, o incompetente que fica é o amigo do patrão, mas longe de ficarem todos os incompetentes ou desleixados que será o melhor termo.

JoaoP
Colaborador

Mensagempor JoaoP » 04 mai 2013, 13:32

Errado. No privado tu enganas o patrão mas és tu e 2 ou 3 e nunca todo o conjunto de incompetentes.

No entanto reforçar esta tua frase reforça a tua restante teoria e eu discordo em absoluto. E discordo porquê? Porque tenho a certeza que só uma infima parte dos colegas que nada produzem, conseguem enganar na altura de serem avaliados. Eu tenho mesmo a certeza que quem avalia sabe o que está a fazer, e daí dar as notas que se vê tipo 4,60 e coisas assim, para chegar ao 5 que é suficiente (acho eu)... Ninguém quer assumir o apontar do dedo e por um lado entendo. Porque raio vai um comandante apontar o dedo se sabe que isso nada resolve?

Digam-me o que acontece a um elemento desta casa que leve, por exemplo, três avaliações abaixo de 4 valores?

BURAT
Registado: 28 mar 2007, 17:54

Mensagempor BURAT » 05 mai 2013, 13:32

Há muitos cuja saída o que poderia provocar na polícia era … uma melhoria!
Imagem

Burat

JoaoP
Colaborador

Mensagempor JoaoP » 08 mai 2013, 00:54

Pois, mas isso é o que todos estamos a dizer.

Billy Talent
Registado: 02 nov 2011, 01:47
Data de alistamento: 01SET1997

Mensagempor Billy Talent » 08 mai 2013, 19:23

Gostava de ver as avaliações, parâmetro a parâmetro, afixadas tipo "pauta de escola".

Aí sim podíamos ver e comparar se a nossa avaliação tinha sido justa e se a do "cabide" que passa o tempo a chupar na gaita do chefe tinha sido também.

Enquanto se continuar a fazer as coisas por debaixo do pano, por mais justas que possam ser as avaliações a desconfiança irá continuar.

Quanto ao tema do tópico...deve ter sido do género..."-Ó fod@-se... é a put@ da velha outra vez", "- A gaja é maluca. " "- Eh pá a esta hora (hora da rendição) não vou lá."

Há bons e maus profissionais...aqui e no privado.
Eu sou da "escola do refúgo"...if you know what i mean...

Duarte Cunha
Registado: 18 jun 2011, 22:46
Data de alistamento: 06.01.1998

Mensagempor Duarte Cunha » 11 mai 2013, 21:44

Apesar de achar que as criticas do Ghost são muito fortes, contudo sou obrigado a concordar a 100%.
Cada um de nós tem a sua maneira de pensar sobre os assunto de actualidade que se abateu sobre a polícia.
Devo contudo respeitar as opiniões de outros, como também gosto que respeitem as minhas opiniões.
Falar da verdade, muitas vezes dói a quem gosta de ocultar essas mesmas verdades.
Agora, opinando sobre o assunto, aqui vou deixar um exemplo que presenciei dos meus colegas de esquadra:
Numa bela manhã, tinha eu saído às 08h de serviço, tendo seguido pelas 9h30 para tribunal para um julgamento. Estando eu no 1º andar no tribunal à espera da chamada, quando mesmo em frente do tribunal, estavam 4 viaturas em infracção, quando para meu espanto passa o carro do trânsito e nem parou para regularizar a situação. Foi preciso eu descer para resolver a situação.
Tudo para dizer que, neste momento existe 2 grupos de polícias, os "descontentes" e os "cabides", os cabides são aqueles que se escondem para não terem trabalho, os descontentes são aqueles que minimamente resolvem as situações.
O pessoal que forma de protesto pode não autuar os infractores, mas pelo menos de forma digna corrigem as situações.

Nuno
Registado: 29 dez 2007, 23:54

Mensagempor Nuno » 12 mai 2013, 09:29

Ou então enganou-se e marcou o 118 :D
Como a velocidade da luz é superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes...até as ouvirmos...

Voltar para “FÓRUM 8 - NOTÍCIAS & IMPRENSA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante