Funcionários graxistas prejudicam empresas

Coloque e/ou comente aqui noticias,
links para noticias, citações de imprensa, etc...
Avatar do Utilizador
Fulano_de_tal
Mensagens: 863
Registado: 02 ago 2008, 22:33
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública

Funcionários graxistas prejudicam empresas

Mensagempor Fulano_de_tal » 18 jan 2015, 13:04

Funcionários graxistas prejudicam empresas

Não contestam decisões, mesmo que estejam erradas, e chegam mesmo a elogiá-las



Funcionários que «dão graxa» aos chefes estão a prejudicar a empresa, afirmam vários especialistas. A explicação é que «os funcionários que adoptam este tipo de comportamento não se limitam a tentar fazer um bom trabalho, mas querem que todos percebam que estão a fazer um bom trabalho», disse Max Caldwell, especialista em eficácia da força de trabalho na consultoria Towers Perrin, citado pela agência «Reuters».

E com a crise económica, que tem aumentado muito o risco de desemprego, o número de funcionários que «dão graxa» aumenta. «Esse tipo de comportamento aumenta quando as apostas em jogo são altas», disse Jennifer Chatman, professora de comportamento organizacional na Universidade da Califórnia em Berkeley.

«É o que fazemos quando nos sentimos vulneráveis às decisões de outros», explicou. «Imagino que se recolhêssemos dados neste momento, veríamos que esse tipo de comportamento acontece mais porque as pessoas estão se sentindo mais vulneráveis».

Mas afinal em que é que isto prejudica as empresas? Jennifer Chatman explica que «num ambiente como este, os subordinados podem elogiar decisões erradas de um chefe e evitar falar com franqueza ou transmitir más notícias».

Bill Hanover, autor de «No Sucking Up» (algo como «Não dê graxa») desaprova por completo o comportamento graxista. «Se valoriza o respeito por si próprio e pelos seus pares e líderes, então dar graxa a um superior para conseguir uma promoção só o fará sentir-se mal, envegonhado». «Não o faça», disse.

Mas nem todos os pesquisadores pensam assim. Segundo um estudo da Universidade do Texas, contestar menos o que diz um chefe, fazer mais elogios, fazer-lhe favores pessoais, etc, aumenta em 64 por cento a probabilidade de um funcionário ser promovido.

Num estudo separado feito por Jennifer Chatman foi constatado que candidatos a empregos que agem de maneira aduladora têm 20 por cento mais hipóteses de conseguir o emprego. «É a natureza humana. Pessoas que trazem informações positivas, que fazem o chefe se sentir bem com as decisões que tomou, que lhe reforçam a confiança, saem-se melhor», explicou a pesquisadora.






http://www.tvi24.iol.pt/internacional/trabalhar/funcionarios-graxistas-prejudicam-empresas
------------------
Everyone has a right to be stupid once in awhile. Yet some just abuse the privilege.
------------------
https://www.tovarich.net

Voltar para “FÓRUM 8 - NOTÍCIAS & IMPRENSA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 3 visitantes