Polícias começam hoje campanha sindical para menos repressão

Coloque e/ou comente aqui noticias,
links para noticias, citações de imprensa, etc...
Ivo
Registado: 11 fev 2004, 01:26
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Mensagempor Ivo » 24 ago 2015, 19:40

Em causa está o facto de o Governo continuar sem aprovar as alterações ao Estatuto da Polícia.

Estruturas sindicais da Polícia de Segurança Pública apelaram para que a partir desta segunda-feira e até final de Setembro os polícias façam “mais pedagogia” e "menos repressão" em protesto contra a falta de aprovação às alterações ao Estatuto profissional.

Trata-se de uma das medidas decididas pela Associação Sindical dos Profissionais de Polícia/Polícia de Segurança Pública (ASPP/PSP), pelo Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP/PSP), Sindicato Independente dos Agentes da Polícia (SIAP) e Sindicato Vertical de Carreiras da Polícia (SVCP), numa reunião conjunta, realizada na semana passada, em Lisboa.

"Vamos apelar aos colegas para que, até final de Setembro, se cinjam a fazer mais prevenção ou exclusivamente prevenção e repressão zero, desde que não esteja em causa o maior interesse público ou a vida de qualquer cidadão, porque é preciso que os polícias dêem um sinal claro de que não podem concordar com um Governo que diz e não faz, que se compromete e não cumpre", disse, na altura à imprensa o dirigente da ASPP/PSP, Paulo Rodrigues.

Em causa está o facto de o Governo continuar sem aprovar as alterações ao Estatuto da Polícia, um documento com que, segundo Paulo Rodrigues, o executivo se comprometeu há quatro anos e que continua por viabilizar apesar de haver um memorando concluído desde Julho.

Acções de protesto, entre as quais manifestações, a realizar a partir de 31 de Agosto e todo o mês de Setembro, “um pouco por todo o país”, foram outras das acções decididas pelas quatro estruturas sindicais que, segundo o dirigente da ASPP/PSP, representam mais de 80% dos polícias.

Já depois de anunciadas as medidas decididas por aquelas associações sindicais, a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, disse, em Viana do Castelo, que o "processo legislativo" do Estatuto da PSP “estará terminado até final do mês de Agosto".

No memorando assinado entre o MAI e quatro sindicatos da PSP ficou estabelecido que os polícias mantinham as 36 horas de trabalho e passavam a ter uma nova tabela remuneratória, que permitiria um aumento de salário até 50 euros, além de permitir que a passagem à pré-aposentação passe a ser automática aos 55 anos de idade e 36 anos de serviço e a reforma aos 60 anos sem qualquer penalização.

http://www.ionline.pt/artigo/408311/pol ... Portugal_i

Duarte Cunha
Registado: 18 jun 2011, 22:46
Data de alistamento: 06.01.1998

Re: Polícias começam hoje campanha sindical para menos repre

Mensagempor Duarte Cunha » 25 ago 2015, 19:16

"Menos repressão"????
Onde será que foram buscar esta palavra "repressão", pois no meu dicionário tem entendimento diferente aquele que querem dar.

Miguel 2
Registado: 20 fev 2009, 17:28
Data de alistamento: 1999

Mensagempor Miguel 2 » 26 ago 2015, 09:51

Ivo Escreveu:Polícias começam hoje campanha sindical para menos repressão

Em causa está o facto de o Governo continuar sem aprovar as alterações ao Estatuto da Polícia.

Estruturas sindicais da Polícia de Segurança Pública apelaram para que a partir desta segunda-feira e até final de Setembro os polícias façam “mais pedagogia” e "menos repressão" em protesto contra a falta de aprovação às alterações ao Estatuto profissional.

Trata-se de uma das medidas decididas pela Associação Sindical dos Profissionais de Polícia/Polícia de Segurança Pública (ASPP/PSP), pelo Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP/PSP), Sindicato Independente dos Agentes da Polícia (SIAP) e Sindicato Vertical de Carreiras da Polícia (SVCP), numa reunião conjunta, realizada na semana passada, em Lisboa.

"Vamos apelar aos colegas para que, até final de Setembro, se cinjam a fazer mais prevenção ou exclusivamente prevenção e repressão zero, desde que não esteja em causa o maior interesse público ou a vida de qualquer cidadão, porque é preciso que os polícias dêem um sinal claro de que não podem concordar com um Governo que diz e não faz, que se compromete e não cumpre", disse, na altura à imprensa o dirigente da ASPP/PSP, Paulo Rodrigues.

Em causa está o facto de o Governo continuar sem aprovar as alterações ao Estatuto da Polícia, um documento com que, segundo Paulo Rodrigues, o executivo se comprometeu há quatro anos e que continua por viabilizar apesar de haver um memorando concluído desde Julho.

Acções de protesto, entre as quais manifestações, a realizar a partir de 31 de Agosto e todo o mês de Setembro, “um pouco por todo o país”, foram outras das acções decididas pelas quatro estruturas sindicais que, segundo o dirigente da ASPP/PSP, representam mais de 80% dos polícias.

Já depois de anunciadas as medidas decididas por aquelas associações sindicais, a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, disse, em Viana do Castelo, que o "processo legislativo" do Estatuto da PSP “estará terminado até final do mês de Agosto".

No memorando assinado entre o MAI e quatro sindicatos da PSP ficou estabelecido que os polícias mantinham as 36 horas de trabalho e passavam a ter uma nova tabela remuneratória, que permitiria um aumento de salário até 50 euros, além de permitir que a passagem à pré-aposentação passe a ser automática aos 55 anos de idade e 36 anos de serviço e a reforma aos 60 anos sem qualquer penalização.

http://www.ionline.pt/artigo/408311/pol ... Portugal_i

Aqui está a resposta á tal "Repressão"...

http://cdn.cmjornal.xl.pt/files/2015-08 ... Agosto.pdf

JoaoP
Colaborador
Registado: 26 dez 2006, 14:08

Mensagempor JoaoP » 26 ago 2015, 10:28

O radar dispara a partir da velocidade que o operador do radar entenda, certo?

Como me disse um amigo meu uma vez : "Nós não queriamos faturar, metemos aquela porra nos 200km/h e ainda tivemos trabalho!" :D

JMACHADO
Registado: 29 fev 2012, 15:48
Data de alistamento: 06-01-2009

Mensagempor JMACHADO » 26 ago 2015, 11:16

Quanto a este apelo, só gostava de dizer....

Ao dia de hoje tenho 6 anos, 7 meses e 22 dias de efectivo... desde Outubro de ano passado que só sou policia nos gratificados e é preocupado em não levar porrada, a outra altura é quando me pagam! Nesse dia sou policia, todos os restantes dias sou um elemento que tem formação policial e que não quer complicações!!!

Ora, logo aqui têm o meu voto!

Já agora, antes que venham dizer que sou muito novo e tenho muito que sofrer! Explico o que me levou a isto:

- indices Congelados...
- Processo Disciplinar por causa de um comandante perder uma folha! (graças a Deus consigo provar a minha inocência );
- Detenção nas férias, com expediente todo elaborado... Ferimentos ligeiros, encaminhado para o Hospital e liguei ao Chefe... Como ninguém escreveu nas primeiras 48H, não pode ser aberto processo de sanidade! verdade que estive de cama 4 dias! Ups! Azar o meu...
- Num universo de 5000 agentes dão 500 vagas para principal, mas guardam 5 vagas para a banda que são meia dúzia! ( Bolas ate eles são mais especiais do que eu, na próxima ocorrência já sabem quem chamar )
- Na UEP é só subsídios especiais e transferências especiais!
- O estatuto é sempre a descer ( nos direitos e regalias )...
- ... o ordenado, também é sempre a descer!

Podia continuar... Bem, se nesta meia dúzia de anos foi isto e muito mais! ( Não quero ofender os mais velhos com a minha próxima frase ) Mas porque raio ei de andar como alguns 15 e 20 anos, para no fim estar frustrado e revoltado com isto tudo?

Para isso contento-me com metade das coisas e fico já só um bocado revoltado! :) Deixar andar... enquanto não tocar aos meus, está tudo impecável!
Os sindicatos representam os policias, como o governo defende o povo!

O Jogo so se inverte, quando o homem não tem nada a perder!

Miguel 2
Registado: 20 fev 2009, 17:28
Data de alistamento: 1999

Mensagempor Miguel 2 » 26 ago 2015, 14:44

Se as coisas andassem como devem ser, não havia razão para nem tu te queixares (apenas com seis anos de trabalho policial) nem tão pouco um colega com 30 anos disto !! :(

É muito triste a tua história e tenho pena que por muitas vezes seja a própria Instituição Policial a estragar os elementos que tem á sua disposição !! Compreendo-te bem !!

E acredita que, só o facto de te fardares e ires para a rua correres riscos, já ganhas pouco para o que fazes !!

Cump.

Duarte Cunha

Mensagempor Duarte Cunha » 26 ago 2015, 16:51

Cada um adere ou não, consoante as suas convicções.
No entanto, quando os sindicatos aprovaram este estatuto que está em vigor, só se aperceberam da asneira passado pouco tempo, e agora querem-no rectificar à força?
Eu já decidi o que fazer, agora e vocês?

Ghost Rider
Registado: 25 mar 2013, 09:16
Data de alistamento: 06/01/1998

Mensagempor Ghost Rider » 27 ago 2015, 12:17

JoaoP Escreveu:O radar dispara a partir da velocidade que o operador do radar entenda, certo?

Como me disse um amigo meu uma vez : "Nós não queriamos faturar, metemos aquela porra nos 200km/h e ainda tivemos trabalho!" :D

Esta semana, EN 125, na Guia (Albufeira), estava o carro da BT bem visível, com o radar bem visível, numa zona de obras, onde o trânsito estava bastante congestionado e em "pára-arranca".
Estiveram lá horas.
O radar estava lá, mas duvido que tenha funcionado.
"Há várias maneiras de matar pulgas."

JoaoP
Colaborador

Mensagempor JoaoP » 27 ago 2015, 15:14

Mai nada!

Machado! Olha que so tenho mais ano e meio disto que tu e criticava os que assim pensavam. Até neste forum quis ter mais razão quando me mostrava com a pica toda... Agora com uma condenação verbal em cima, duas lesões para toda a vida a receber menos do que quando cá entrei e em que nem um creche para o meu filho tenho, trabalhando numa instituição para a qual me obrigam a pagar por serviços sociais que não me servem de nada... Nem nos gratificados, que para poder ir buscar o meu filho à creche, não me posso sujeitar a fazer...

Agora quando ouvir a velha frase "Não sabias ao que ías?" Respondo que sabia, mas o que encontrei foi bem diferente...e muda a cada dois ou três anos, seja pela troika, pelo Estatuto ou pelo meio estatuto.

Pedro Bala
Registado: 13 jan 2006, 22:51

Mensagempor Pedro Bala » 27 ago 2015, 17:37

JoaoP Escreveu:Mai nada!

Machado! Olha que so tenho mais ano e meio disto que tu e criticava os que assim pensavam. Até neste forum quis ter mais razão quando me mostrava com a pica toda... Agora com uma condenação verbal em cima, duas lesões para toda a vida a receber menos do que quando cá entrei e em que nem um creche para o meu filho tenho, trabalhando numa instituição para a qual me obrigam a pagar por serviços sociais que não me servem de nada... Nem nos gratificados, que para poder ir buscar o meu filho à creche, não me posso sujeitar a fazer...

Agora quando ouvir a velha frase "Não sabias ao que ías?" Respondo que sabia, mas o que encontrei foi bem diferente...e muda a cada dois ou três anos, seja pela troika, pelo Estatuto ou pelo meio estatuto.

:)) :fix
Deus te dê o dobro daquilo que me desejas.

FBI
Registado: 18 out 2013, 13:55
Data de alistamento: 14-11-1996

Mensagempor FBI » 27 ago 2015, 17:55

Já se pode multar novamente, voltemos à carga, há que recuperar estes dias e encher os cofre novamente, o estatuto foi aprovado tal como queríamos, mais dinheiro, mais férias, subsídio de risco, profissão de desgaste rápido, reforma aos 55 anos. Muito Obrigado.

JoaoP
Colaborador

Mensagempor JoaoP » 28 ago 2015, 09:27

80%, meteste aí 20% que teriam implicações imediatas por engano :D

A piada disto ou ironia, é que realmente ficaram contentes porque 95% do efetivo vai usufruir de uns trocos e menos 4h/semana de serviço (?!) e 5% tem a questão da reforma resolvida.

Eu fico mesmo muito contente com a questão da reforma ficar resolvida. É mais do que merecida...mas isso não podia ter sido posto como condição essêncial, sem deixar cair outras que eram imediatas para todos?

Se dizer que conseguiram 80% das reivindicações for dizer que conseguira 0,10€ de subsidio de refeição, menos 45min de trabalho por dia e 10 alterações que só entram em vigor com diplomas próprios ainda por aprovar... Isto é 80% de quase nada.

JMACHADO
Registado: 29 fev 2012, 15:48
Data de alistamento: 06-01-2009

!!

Mensagempor JMACHADO » 28 ago 2015, 11:18

Boas Pessoal...

Gostava de partilhar aqui uma coisa...
Espero que voltem a ler o meu comentário quando virem o novo estatuto:

Dizem os "entendidos" na matéria ( sindicatos ) que foi respeitado os memorando e vamos ser beneficiados!

Ligo para la e pergunto como posso ter acesso ao mesmo...

Resposta do outro lado: Nem nós temos o estatuto!
Eu: Então como sabem que foi respeitado o vosso pedido?
Resposta do outro lado: Foi dito ao sindicado que tinha sido respeitado....

Eu so tenho trinta anos de existência, mas se a fonte for um Politico.... estamos fodidos e é mentira os 80%!

Contudo... gostava so de dizer isto:

Pessoal vamos ter os seguintes benefícios:

- Aumento de 50€ no valor base ( Porque vai deixar de existir o subs. de fardamento! Na realidade vamos perder! )
- 36H de serviço, não acredito! Vão manter as 40H!
- Aumentos a cada 3 anos... olha... acho que estou a ver ao fundo o Pai Natal!
- Manter os subsídios de férias ( eles nunca iam embora ).. só dizem isto para parecer que fizeram algo!
- 55 anos e 36 anos de serviço (efectivo)! Pessoal... temos de ter as duas condições... eu para ter 36 anos de serviço aos 55, teria de entrar aos 19 anos! A maior parte já tem vinte e tal, logo... mantém aos 60 anos!
- Ferias e Feriados... mantemos os 25 dias na mesma mas com agravante que três deles vão depender da nossa relação com o "godfather" que manda lá na esquadra!

O que conseguimos afinal senhores do SPP?

Eu já fui vosso sindicalizado e tive má experiência, deixei de ser e aparentemente continuam "impecáveis" na ajuda de uma policia melhor! ( Espero que dê para notar o sarcasmo na última frase )!
Os sindicatos representam os policias, como o governo defende o povo!

O Jogo so se inverte, quando o homem não tem nada a perder!

Duarte Cunha

Mensagempor Duarte Cunha » 28 ago 2015, 18:33

JMACHADO, infelizmente sou obrigado a concordar contigo, só espero que não seja "obrigado" a ser aposentado automaticamente, porque assim estão a mexer com a liberdade de nós decidirmos.

JoaoP
Colaborador

Mensagempor JoaoP » 28 ago 2015, 21:11

Não é obrigado. O elemento requer e fica automaticamente ao fim de dois meses.

Voltar para “FÓRUM 8 - NOTÍCIAS & IMPRENSA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante