Gozo de folgas após baixa médica

Moderador: Mike_Oscar

Rodher
Registado: 16 nov 2007, 07:51
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Gozo de folgas após baixa médica

Mensagempor Rodher » 06 jul 2009, 02:12

Olá a todos!
Mais uma vez solicito ajuda a esta comunidade.
A situação é a seguinte. Estive de baixa (acidente em serviço) durante os 4 primeiros dias de serviço, após folga.
Significa que vou trabalhar apenas 4 até à próxima folga. O pessoal da secretaria disse que só tenho direito a um dia de folga.
Alguém me pode confirmar isso? Sou novato nesta questão de baixas... :)
E se não for pedir muito, colocarem a NEP que regula este tipo de situação.
Obrigado pela atenção.
Imagem

jmg
Registado: 03 fev 2009, 23:11

Re: Gozo de folgas após baixa médica

Mensagempor jmg » 11 jul 2009, 20:28

Acho que é o normal em quase todas as esquadras. Não sei se está escrito em algum lado. Mas devias perguntar ao pessoal da secretaria se estiverem de baixa de segunda a quinta se também só têm direito ao domingo.

helalex
Registado: 13 fev 2004, 00:23

Mensagempor helalex » 12 jul 2009, 20:37

Boas:
O normal nessas situações e deduzindo o facto de estares inserido num grupo, penso que já circula uma NEP sobre isso, pelo menos em relação ás férias ( situação idêntica à tua ) é que só te apresentas quando o grupo se apresentar, sendo que nesta situação é descontado essas horas de trabalho que gozaste indevidamente aos teus excessos. Se fores trabalhar, só tens de exigir depois horas de crédito para os teus excessos, uma vez que em vez de teres um ciclo normal de 8 dias, vais ter 9.
Neste momento não tenho acesso à NEP, pq estou de baixa, mas sei que existe.
O normal é não ires trabalhar e ser-te debitado essas horas de trabalho aos teus excessos.

Continuações.

Reimão

Mensagempor Reimão » 12 jul 2009, 23:01

Tens o que mereces! Se tivesses dado 8 dias de baixa, estava resolvido.

Não se pode ser bom nem honesto.

Quanto à pergunta que alguém aqui fez, eu reforço: pergunta ao teu comandante de esquadra, se quando um impedido está de baixa cinco dias, de segunda a sexta, trabalha depois sábado e domingo. Ou então, alguns dos chefes burocratas e oficiais que por aqui cuscam, que te digam como fazem eles quando estão nessas circunstâncias.

Luminis
Registado: 23 abr 2004, 19:14

Mensagempor Luminis » 13 jul 2009, 22:35

Caros colegas, será que uma pergunta das aqui sugeridas mudará alguma coisa?!... Não.

Querendo contribuir, se trabalhas por grupos, tens direito a apresentar-te no horário do teu grupo. Se, por outro lado na tua esquadra andas tipo "saltareco", mudas de horário conforme a conveniência de serviço, ao fim de 36 horas tens direito à folga semanal. Se fizeres mais que essas horas, uma petição, na forma de reclamação, dirigida ao teu cMDT de Divisão, nos termos do Código Administrativo, mas sem entrares em considerandos dos aqui apresentados, fazendo apenas a questão de relatar o sucedido, dizer que "... te sentes prejudicado com aquela situação", e ao mesmo tempo, solicitar informações de quais as NEP, leis, que habilitaram o sr. escalador, por ordem do sr. cmdt, a tomar aquela decisão.
De uma coisa te dou a certeza ( regista a tua petição), se tiveres razão, vais vê-los a pressionarem-te para desistires da reclamação...
Se tiveres dúvidas, dirige-te ao teu delegado sindical... se não és sindicalizado, não será por isso que nós aqui não te vamos ajudar a lidar com a situação!...
" ... ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." - Salmos 23:1-6
Blog
Facebook Página temporariamente bloqueada (atacada).

regua
Registado: 29 mai 2009, 15:38

Mensagempor regua » 07 set 2009, 23:07

Caro colega Rodher

Isto deverá ser assim,

És patrulheiro e estás colocado num grupo de trabalho que por regra faz um ciclo de oito dias de trabalho consecutivos, logo tens direito a duas folgas.

Mas por qualquer motivo, interrompeste o tal ciclo (8 dias), nomeadamente por motivos de doença, nestas circunstâncias, estão preenchidos os pressupostos para que as respectivas faltas estejam devidamente justificadas (caso contrário terias um processo disciplinar / ausência ilegítima).

Se estas faltas estão justificadas, contam para todos os efeitos legais como serviço efectivo, neste caso deves integrar o teu grupo novamente, ou seja, tens direito às duas folgas, como se nada acontecesse.

Se o comandante se recusar a dar a folga, então e como anteriormente já foi escrito, solicita a respectiva decisão e devidamente f8undamentada nos termos do art.º 61 CPA, ou seja do direito á informação.

Um abraço.

Nuno Sampaio
Registado: 11 nov 2007, 01:16
Data de alistamento: 2007

Mensagempor Nuno Sampaio » 04 jan 2011, 14:50

Boa Tarde.

Posso deixar aqui a minha experiência.
Estive umas "mini-férias" de dia 23 a 28 relativamente à escala especial de natal e ano novo, por infelicidade minha, no dia 28, tive uma gastroenterite grave que me impossibilitou de entrar ao serviço na escala especial no dia 29. Passei o ultimo dia de mini férias sem dormir, a vomitar, com febre e diarreia, e como ia entrar ao serviço às 01h no dia 29, decidi ir ao centro de saúde.
Ok, a Dra passou 2 dias de baixa porque era impossivel ir trabalhar naquelas condições. Nos dias 28 e 29 passeio o tempo sem nunca comer, no dia 30 comecei a recuperar.
Ora voltei ao serviço no dia 31 e agora só volto a ter folga no dia..... 12!!!

A escala especial de ano novo terminou a dia 3, no entanto as minhas folgas eram a dia 2 e 3, altura da escala especial.
Como soube que teriam telefonado aos meus colegas para escolher os 2 dias de folga para poderem descansar, eu perguntei-me porque não me telefonaram a mim?!
Decidi ir questionar o assunto, qual não é o meu espanto que disseram que pensaram no meu caso (deve ter sido para ultimo) mas que eu teria direito mas que não "merecia" porque tinha estado de baixa 2 dias.

Eu fiquei parvo quando me disseram aquilo!
Perguntei eu, eu tenho culpa de ter ficado doente, de cama, sem comer, de febre, com diarreia e vomitos?

Eu compreendo que no mês de Dezembro ninguém pode ficar doente porque é logo "julgado" por "esperto", não quer é trabalhar, mas é que se eu soubesse que tinham duvidas e que por ter estado de baixa 2 dias colocaram duvidas em ter direito a folga, então para a proxima mais vale ficar doente por mais dias. E é preciso dizer que até fiz questão de não querer mais dias de baixa para não ser mal interpretado, e até a passagem de ano foi a trabalhar.

Agora dizerem que dão mas que não merecia, trabalhar de dia 31 ao dia 11, 12 dias a 13 turnos que perfaz 78 horas sem descanso.

Agora estou a aguardar, para ver se realmente dão ou não.

dusk
Registado: 22 mai 2009, 11:11

Mensagempor dusk » 30 jan 2011, 22:29

alguém que poste ai a NEP!

este assunto até me mete nojo tal é a desigualdade entre o pessoal dos grupos e o o pessoal fora de escala!

do comando da esquadra apenas dizem que é assim que está enraizado!!

simsb79
Registado: 05 nov 2009, 19:55
Data de alistamento: 2003

Mensagempor simsb79 » 05 out 2011, 22:20

Eis a minha situação

Após 8 dias de baixa julgava eu que iria gozar a minha folga de dois dias...pois estava eu descansadinho em casa quando me ligam ás 20h30 a informar que estava escalado no turno das 19h00 ás 01h00....pois na minha ideia como trabalho num grupo e estive os 8 dias de baixa julgo que tinha direito a gozar a minha folga juntamente com o meu grupo e depois voltar a entrar ao serviço normalmente......
Contactado o chefe de esquadra este informou-me que devia apresentar-me ao serviço e seguir a escala conforme estava escalado. (dez dias seguidos a trabalhar)

Pergunto:
Não tenho direito a gozar a folga ou devia ter-me apresentado ao serviço ás 09h00
Não deviam ter avisado que entrava de serviço ás 19h00

Resultado da situação:
Não entrei de serviço nesse dia, porque ira fazer dez dias de serviço seguidos.
Entrei no dia seguinte de serviço e efectuei 9 dias seguidos a trabalhar
O chefe de esquadra participou de mim e tenho a decorrer processo no Nucleo Deontologia por falta injustificada ao serviço.

Obrigado

Dubest
Registado: 03 jun 2004, 08:22
Data de alistamento: 1998

Mensagempor Dubest » 06 out 2011, 08:28

Sempre que estejas de baixa 5 ou mais dias és obrigado a apresentar-te de serviço.

No caso de como dizes o teu grupo estar de folga, trabalhas um dia e folgas o seguinte.

Se por acaso acontecer em que o teu grupo está no 2 dia da folga, trabalhas esse dia e a meio da escala um folga para não trabalhares mais de 8 dias.

Assim nunca trabalhas dez dias seguidos.

Se por acaso estivesses 4 dias de baixa e no 5 o teu grupo entrasse de folga ias de folga pois só és obrigado apresentar-te com 5 ou mais dias de baixa.

Espero ter ajudado ;)
7.º CFG - 2.º A
Palavras levam-as o vento....as acções essas ficam sempre...nem que seja na minha consciência

mats
Registado: 16 fev 2011, 15:21
Data de alistamento: 06/10/98

Mensagempor mats » 13 dez 2011, 11:24

Alguém que post a NEP, porque assim não se fala de boca.
Se alguém tiver conhecimento desta NEP, que a post, porque pelos vistos faz falta a muita gente.

jssmarques
Registado: 26 set 2008, 18:09

Mensagempor jssmarques » 04 jan 2013, 01:34

Então, nada?

Macau32M
Registado: 06 out 2010, 12:32
Data de alistamento: 1982

Mensagempor Macau32M » 04 jan 2013, 10:19

Quanto à pergunta que alguém aqui fez, eu reforço: pergunta ao teu comandante de esquadra, se quando um impedido está de baixa cinco dias, de segunda a sexta, trabalha depois sábado e domingo, !!!!!!!!!

jssmarques
Registado: 26 set 2008, 18:09

Mensagempor jssmarques » 06 jan 2013, 13:53

Pelos vistos ha uma para os impedidos e outra para quem anda no batente. Ele ha com cada determinacao que ate brada aos ceus. Dassss

ze
Registado: 07 fev 2004, 23:53

Mensagempor ze » 08 jan 2013, 20:25

Este assunto é um pouco complicado e polémico, mas li até ao fim e não vi nenhma nep ai postada, será que existe e a existir não é paara aplicação de todo o efectivo policial independentemente do comando ou serviço.

Os carpos colegas que passaram por essa situações, só tem que solicitar na sercretaria ou ao senhor cmdt da esq.ª a nep existente que apoia essas decisões.

Sei que isto é uim pouco complicado em alguns sitio, mas isto ainda não é completamente uns quintais dentre de umas quintas.

Froyd
Registado: 19 jul 2008, 10:29
Data de alistamento: 05-01-2009

Mensagempor Froyd » 12 jan 2013, 16:51

Seja onde for, assim que termina a baixa o elemento tem que se apresentar no serviço. A guerra dos impedidos é simples de perceber, não estão a fazer serviço de patrulha, sujeito a turnos. se a baixa termina a uma quinta, trabalham logo a sexta. Se termina a uma sexta, apresentam-se no dia útil seguinte. Será que é difícil perceber o óbvio? Ou querem que o elemento vá para a secretaria jogar copas ao sábado?
LS

Ghost Rider
Registado: 25 mar 2013, 09:16
Data de alistamento: 06/01/1998

Mensagempor Ghost Rider » 25 mar 2013, 19:41

ze Escreveu:
Sei que isto é uim pouco complicado em alguns sitio, mas isto ainda não é completamente uns quintais dentre de umas quintas.

Geralmente vem sempre a salvaguarda "... salvo disposição em contrário dos comandantes dos comandos de policia e comandos distritais...".
Isto abre a porta ás diferenças de comando para comando.
Mas é fácil perceber que as folgas são os dias de descanso de quem trabalha por turnos, quem faz serviço de secretaria não pode ser misturado com os serviços de turnos, eles não gozam "folgas", gozam o fim de semana.
O pessoal que trabalha por turnos tem direito á folga mediante os turnos que trabalhou. Se não trabalhou os turnos todos para ter direito à folga não tem direito à folga.

Voltar para “FÓRUM 3 - LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E DIREITO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante