Conduzir veiculos policias é obrigatório?

Moderador: Mike_Oscar

condor
Registado: 06 jul 2008, 18:00
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Conduzir veiculos policias é obrigatório?

Mensagempor condor » 10 out 2010, 14:46

Solicito legislação que regula esta matéria, e em caso de recusa se incorro em infracção disciplinar. Ob.

FBI
Registado: 18 out 2013, 13:55
Data de alistamento: 14-11-1996

Re: Conduzir veiculos policias é obrigatório?

Mensagempor FBI » 27 out 2013, 12:54

Se tiveres habilitado para conduzir e desde que seja uma ordem direta de um superior hierárquico que não incorre em crime, julgo que o terás de fazer, e a recusa pode dar em processo disciplinar, em minha opinião.

JMS
Registado: 04 nov 2011, 21:08
Data de alistamento: 1994

Mensagempor JMS » 01 nov 2013, 11:54

Julgo que não será bem assim... porque se tem carta foi o elemento que a pagou e não a Polícia.
E se o elemento tiver pouca prática na condução, e não se sentir capaz de o fazer?
E se ao ser obrigado a conduzir um carro policial tiver um acidente... quem é que leva o processo disciplinar?

Na minha opinião, ninguém pode ser obrigado a conduzir um carro da Polícia, a não ser que o elemento tenha recebido formação (curso de condução avançada) ministrado ou pago pela instituição.

Ghost Rider
Registado: 25 mar 2013, 09:16
Data de alistamento: 06/01/1998

Mensagempor Ghost Rider » 01 nov 2013, 16:09

JMS Escreveu:Julgo que não será bem assim... porque se tem carta foi o elemento que a pagou e não a Polícia.
E se o elemento tiver pouca prática na condução, e não se sentir capaz de o fazer?
E se ao ser obrigado a conduzir um carro policial tiver um acidente... quem é que leva o processo disciplinar?

Na minha opinião, ninguém pode ser obrigado a conduzir um carro da Polícia, a não ser que o elemento tenha recebido formação (curso de condução avançada) ministrado ou pago pela instituição.

A carta foi o elemento que a pagou mas por algum motivo ter ou não ter carta serve de critério para a entrada para a PSP.
Ao assumir as funções de policia está a assumir todas as funções de policia e conduzir viaturas policiais é uma das funções.
Se tem receio de ter acidentes e levar depois por causa disso processos, conduz com atenção e em casos de emergência vai à velocidade que entender que deve ir.
Se alguém achar que conduz devagar demais logo arranjam outro condutor.

Seiya
Registado: 25 nov 2010, 14:20
Data de alistamento: 2009

Mensagempor Seiya » 01 nov 2013, 19:23

Caro Ghost,

Relativamente ao fato de ter ou não ter carta servir de critério para ingressar na PSP, discordo, pois no meu curso (2009) isso não era considerado um requisito de entrada. Quanto aos restantes cursos, não tenho conhecimento.
De resto concordo contigo e mais, acho que essa situação podia se enquadrar a elementos que estão no serviço operacional das esquadras e dizem não ter capacidades para efetuar a função de arvorado ou graduado de serviço. Apenas são condutores, patrulha apeada ou sentinela. Também não está correto, pois grande parte deles não têm a mínima vontade de aprender e chegaram a este estado por culpa própria e dos nossos comandantes que nunca exigiram nada mais deles.

Ghost Rider

Mensagempor Ghost Rider » 05 nov 2013, 11:50

Seiya, nenhum agente principal se pode negar a fazer arvorado ou graduado de serviço/atendimento.
Está escrito na lei as funções de cada posto/categoria.
Ao assinares que aceitas o posto de agente principal estás a assinar que aceitas desempenhar as suas funções.
Do mesmo modo, nenhum agente se pode negar a conduzir a viatura policial desde que tenha carta de condução.

Seiya
Registado: 25 nov 2010, 14:20
Data de alistamento: 2009

Mensagempor Seiya » 05 nov 2013, 19:58

O que disse foi que nem todos os polícias foram obrigados a ter esse requisito para ingressar na PSP. Só discordei contigo neste sentido.

Sei que isso está escrito dessa forma, porém é um assunto do qual as Chefias preferem não se chatear e acabam por nomear outro elemento para exercer tal função. Os paus para toda a obra é que deviam de se impor (algo que raramente acontece), pois aí sim a Chefia era a obrigada a agir.

Ghost Rider

Mensagempor Ghost Rider » 06 nov 2013, 16:41

Seiya Escreveu:O que disse foi que nem todos os polícias foram obrigados a ter esse requisito para ingressar na PSP. Só discordei contigo neste sentido.

Eu percebi.
No meu curso ( e creio que em todos os outros) não é/era requisito obrigatório, mas no entanto é/era preferencial.
Entre 2 candidatos que tenham tudo o resto igual, o que tiver carta de condução tem melhor nota de acesso que o que não tenha.

Quando entrei para a polícia havia os exames de selecção.
Cheguei a ser informado que ia fazer o meu e depois acabaram com isso sem que o tivesse feito.
Mas na altura, na 4.ª Divisão do Cometlis, não era qualquer um que conduzia o CP.
Os motoristas pertenciam, antes de estarem autorizados a pegar no CP, iam dar uma volta com o Chefe que estava na secção auto e ele averiguava como conduziam.
De vez em quando metia-se à janela do 1.ª andar na altura da rendição e quem metia o carro a trabalhar sem sequer ver óleo e água era logo devidamente alertado/repreendido.

Havia lá carros com mais de 500.000 kms e estavam impec de mecânica.

White_Spot™
Registado: 01 fev 2008, 13:02
Data de alistamento: 13-10-1999

Mensagempor White_Spot™ » 12 nov 2013, 22:47

Ghost Rider estive 6 anos na 28ª Esquadra (4ª divisão) e quando cheguei lá em 2000 (CFG 08) poucos ou nenhuns dos mais antigos colegas queriam conduzir os CP´s, como tal, eu e outros massaricos ao fim de um mês de sermos Polícias fomos para condutores de CP e das carrinhas do piquete.

Ainda me escrevi para fazer o exame de seleção mas entretanto acabaram com isso e fiquei sempre a motorista do CP durante 5 anos a fio e no 6º ano em Lx (e antes de vir embora) fui motorista do Supervisor sem nunca ter feito o exame de seleção ou o que quer que seja.

O Chefe e o resto do pessoal da secção auto apesar de serem malta "porreira" eram uma comédia quando vinham com algumas das suas "mesquinhices" para chamarem uma pessoa à atenção (no meu entender era mais para ninguém dizer que não faziam nada lol), mas quando se ia lá com uma informação a dizer que o carro não travava, tinha buracos no chão que se via o alcatrão, não pegava ou não desligava, ou até como me aconteceu a porta do condutor não abrir de maneira nenhuma e tinha de sair pela porta do pendura, já se "borravam" todos lol.

Enfim o retrato perfeito da nossa instituição.

Ghost Rider

Mensagempor Ghost Rider » 13 nov 2013, 12:03

White_Spot™ Escreveu:Ghost Rider estive 6 anos na 28ª Esquadra (4ª divisão) e quando cheguei lá em 2000 (CFG 08) poucos ou nenhuns dos mais antigos colegas queriam conduzir os CP´s, como tal, eu e outros massaricos ao fim de um mês de sermos Polícias fomos para condutores de CP e das carrinhas do piquete.

Foste para lá exactamente na altura em que eu saí de lá.
Tal como o chefe da Secção Auto que saiu e foi para a "porta ao lado". ;)
O facto de os mais antigos não conduzirem os cp's e das coisas que não estavam bem na altura não se deve à secção auto em si mas ao comandante da divisão que na altura lá estava.
Esteve na origem da minha saída de lá, da saída do chefe, e da saída ou descontentamento de muitos mais.
Até o chefe da secretaria que estava lá se foi embora para outro lado.
Não vou aqui indicar o nome da pessoa em questão porque, segundo me disseram, já faleceu, e não seria correcto da minha parte, mas teve muitas atitudes que levaram a que acontecesse isso.

Mas, segundo sei, alguns dos condutores da secção auto que lá estavam em 98, quando lá cheguei, ainda lá estão.
Motorista do cmdt "e afins".

Quanto aos defeitos dos carros quando foste para lá, a manutenção era feita em Alfragide... ;)

Ghost Rider

Mensagempor Ghost Rider » 13 nov 2013, 12:03

White_Spot™ Escreveu:Ghost Rider estive 6 anos na 28ª Esquadra (4ª divisão) e quando cheguei lá em 2000 (CFG 08) poucos ou nenhuns dos mais antigos colegas queriam conduzir os CP´s, como tal, eu e outros massaricos ao fim de um mês de sermos Polícias fomos para condutores de CP e das carrinhas do piquete.

Foste para lá exactamente na altura em que eu saí de lá.
Tal como o chefe da Secção Auto que saiu e foi para a "porta ao lado". ;)
O facto de os mais antigos não conduzirem os cp's e das coisas que não estavam bem na altura não se deve à secção auto em si mas ao comandante da divisão que na altura lá estava.
Esteve na origem da minha saída de lá, da saída do chefe, e da saída ou descontentamento de muitos mais.
Até o chefe da secretaria que estava lá se foi embora para outro lado.
Não vou aqui indicar o nome da pessoa em questão porque, segundo me disseram, já faleceu, e não seria correcto da minha parte, mas teve muitas atitudes que levaram a que acontecesse isso.

Mas, segundo sei, alguns dos condutores da secção auto que lá estavam em 98, quando lá cheguei, ainda lá estão.
Motorista do cmdt "e afins".

Quanto aos defeitos dos carros quando foste para lá, a manutenção era feita em Alfragide... ;)

White_Spot™
Registado: 01 fev 2008, 13:02
Data de alistamento: 13-10-1999

Mensagempor White_Spot™ » 13 nov 2013, 13:58

Sim Ghost Rider sei de quem estás a falar pois ainda tive de o "aturar" e sei bem do que falas infelizmente.

Voltar para “FÓRUM 3 - LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E DIREITO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante