Pós curso

Espaço especialmente destinado a candidatos aos CFA e CFO
Este separador dispõe de uma modalidade de acesso simplificada
Para mais informação clique aqui!

Moderador: P.A.N.G.

Regras do Fórum
Solicitamos e agradecemos objectividade nos comentários dos que se prontificarem para esclarecer os nossos futuros colegas.
Ao publicar qualquer texto, indagar ou pedir esclarecimentos, certifique-se de que o está a fazer no tópico adequado.

ESTE ESPAÇO NÃO É UM CHAT - RESPEITE OS TEMAS EM DEBATE

Leia: Regras do Fórum da PSP e Condições de Acesso
Mira
Registado: 19 set 2014, 14:06
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Pré-policial: Candidato ao CFA/EPP

Pós curso

Mensagempor Mira » 19 set 2014, 14:50

Depois do curso vamos todos para Lisboa, não é verdade?
Para além do estágio de integração profissional temos ainda alguma ajuda à integração pessoal, como residência ou subsidio de residência?

Jacó
Registado: 10 jul 2011, 13:46
Data de alistamento: 2011-01-03
Categoria: Agente

Re: O Curso/A Escola

Mensagempor Jacó » 19 set 2014, 15:24

Mira Escreveu:Depois do curso vamos todos para Lisboa, não é verdade?
Para além do estágio de integração profissional temos ainda alguma ajuda à integração pessoal, como residência ou subsidio de residência?

A residência em Lx e arredores, terá que ser adquirida/arrendada pelos próprios agentes. Não existindo pagamento de subsídio ou comparticipação da renda.
Por isso, é que muitos colegas se juntam em grupos de 3, 4 e dividem as despesas. Ou, por exemplo, solicitam a atribuição de um quarto numa das casas de coabitação dos Serviços Sociais, pagando cerca de 125€/mês.

Mira

Re: Pós curso

Mensagempor Mira » 19 set 2014, 16:41

Muito obrigado.
Ouvi falar numas camaratas. Mesmo não sendo o ideal e porque não as quero definitivamente, é só para desenrascar, para mim servem. É fácil arranjar nelas uma cama vaga? São baratas?

Domingues
Moderador
Registado: 27 dez 2008, 19:38

Mensagempor Domingues » 19 set 2014, 16:48

As camaratas existem sim, mas salvo rarissima excepção, são alojamentos com péssimas condições.

No meu caso, quando acabei o curso, fiquei colocado na quarta divisão e digo-te que as condições eram horríveis: Quarto único com dezenas de beliches, onde tinha cacifos do pessoal que não residia lá, balneários tambem sem muitas condições.

Normalmente o pessoal fica nelas por alguns dias e procura logo residência, o que se torna em algumas das vezes fácil, porque tem colegas no departamento que têm conhecimento de casas/quartos para alugar.

Quanto às rendas, são valores irrisórios. (10/15 euros)
O esforço e união, fazem a força...

Mira

Mensagempor Mira » 19 set 2014, 23:44

Obrigado.
Neste momento a prioridade é o concurso. Mas é bom saber que existem, mesmo que sejam rascas não deixo de sentir um certo alivio.

warlock
Registado: 22 set 2009, 13:25
Categoria: Chefe

Mensagempor warlock » 20 set 2014, 21:41

Preocupem-se 1º. em passar nos testes de admissão!!!
CFG - 7º C; CFS 3º. Curso

DIOGOKARATEDO
Registado: 04 fev 2015, 21:12

Mensagempor DIOGOKARATEDO » 05 fev 2015, 22:14

Chefe! Verdade! Estou agora nas últimas duas fases, EXAMES MÈDICOS E , se tudo correr bem( penso que sim, espero bem que SIM!) , a ENTREVISTA!

Esta última, tenho uma tremenda ansiedade pois tenho receio que não corra bem, tenho segurança e gostava de merecer um lugarzinho neste último curso que posso concorrer!!!

Alguém que ajude??!
Será legítimo admitir que um dia gostava imenso de ser Chefe?! È mesmo a verdade. E CSP e a área de Investigação Criminal atrai-me bastante e tenho uma ENORME curiosidade !!!

Obrigado!

Forte abraço

tiririca
Registado: 16 nov 2007, 11:59

Mensagempor tiririca » 06 fev 2015, 12:03

Ser polícia é um trabalho muito duro e arriscado. É, na quase totalidade das vezes, incompreendido pelos cidadãos. Vão andar sempre a contar os tostões, porque o salário é baixo. Poderão engordá-lo um pouco mais com os "remunerados" ou "gratificados" como antigamente eram designados, mas irá sair-vos do corpo - vão comer o pão que o diabo amassou. Quando em tribunal, vão, muitas vezes, ter dúvidas se não serão vocês os arguidos, tal a hostilidade que vão sentir. Vão ter uma hierarquia a castrar-vos por um lado e pelo outro a exigir-vos o máximo. A palavra camaradagem já teve outro significado. Vão trabalhar ao sol, à chuva, de dia, de noite, sob calor intenso ou de um frio de rachar, nos fins-de-semana, no carnaval, na páscoa, no natal, na passagem de ano e nos restantes feriados. Esqueçam o que vêem nos filmes, isso não existe em lado nenhum.

Vocês vão exercer uma profissão (missão) que tem por função assegurar a ordem e segurança pública, prevenir a criminalidade e prestar a ajuda necessária à população.

Não é necessário ser-se desmedidamente corajoso, mas não se pode ser medricas, senão os mitras comem-vos vivos. Ter calma, sangue frio e muita ponderação são os principais requisitos (na minha opinião).

A esmagadora maioria de vós, ao fim de meia dúzias de anos vão sentir-se desiludidos com o sistema.

A progressão na carreira vai ser muito difícil e apenas um número muito reduzido conseguirá progredir, os restantes vão marcar passo ad aeternum .

É licito aspirarem a esta ou aquela função, mas não coloquem demasiadas espetativas na obtenção disso, porque podem ter uma enorme desilusão. As diversas "especialidades" têm muito poucos lugar e as vagas estão todas preenchidas. Não é impossível, mas também não são favas contadas.

Este é o mundo real!

Mas então é tudo mau?! Claro que não, a mais pequena tarefa, quando feita com profissionalismo, dedicação e espírito de missão, dá-nos a máxima satisfação.

Na entrevista, digam o que vos vai na alma, mas sejam realistas! Tenham uma visão responsável da vida! E tudo correrá bem.

Boa sorte.
O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.
(Willian George Ward)

HasMonteiro
Registado: 13 dez 2014, 21:27

Mensagempor HasMonteiro » 06 fev 2015, 17:52

Muito bom conselho tiririca. É sempre bom contar com a opinião de alguém que sabe realmente daquilo que fala.

É sem duvida uma profissão muito exigente, mas tal como dizes, quando feita com profissionalismo, dedicação e espírito de dever cumprido, acredito que exista um sentimento de grande realização/satisfação. Porém não devemos esquecer que isto é uma forma de ganhar a vida, e sendo muito direto, o que nos move e satisfaz realmente é o dinheiro no final do mês para organizarmos a nossa vida e criarmos uma boa estabilidade familiar.

Neste momento estou a concorrer pela primeira vez à PSP. Já passei a fase dos físicos, psicotecnicos e conhecimentos. Posso dizer que por esta altura tenho uma média que de acordo com os dois últimos concursos me deixa ali no limite, o que faz com que tenha de obter agora uma boa nota na entrevista para ter a entrada quase como garantida.
O que é que aconselhas, dada a tua experiência, de mencionar na entrevista quando confrontado com a questão do porquê de seguir esta profissão?

Cumprimentos.

Voltar para “FÓRUM 6 - INGRESSO NA PSP”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante