Ínicio do 11º CFA - 2015

Espaço especialmente destinado a candidatos aos CFA e CFO
Este separador dispõe de uma modalidade de acesso simplificada
Para mais informação clique aqui!

Moderador: P.A.N.G.

Regras do Fórum
Solicitamos e agradecemos objectividade nos comentários dos que se prontificarem para esclarecer os nossos futuros colegas.
Ao publicar qualquer texto, indagar ou pedir esclarecimentos, certifique-se de que o está a fazer no tópico adequado.

ESTE ESPAÇO NÃO É UM CHAT - RESPEITE OS TEMAS EM DEBATE

Leia: Regras do Fórum da PSP e Condições de Acesso
Avatar do Utilizador
glinin
Mensagens: 6
Registado: 31 mar 2015, 21:27
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Pré-policial: Candidato Aprovado - EPP

Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor glinin » 07 mai 2015, 20:28

Viva futuros colegas,

Segunda-feira, dia 11 de Maio começará o Curso de Formação de Agentes para 300 novos marmanjos (eu incluído).

Abri este tópico para os "velhotes" mandem os "usuais" bitates, trocar ideias e dar os seus conselhos.

Bom serviço.

Cumprimentos. :LOL

Avatar do Utilizador
Duarte Cunha
Mensagens: 371
Registado: 18 jun 2011, 22:46
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 06.01.1998
Categoria: Agente
Localização: A patrulhar ...

Re: Ínicio do CFA 2015

Mensagempor Duarte Cunha » 07 mai 2015, 20:32

Um desejo de boa sorte e que tudo corra bem.

Avatar do Utilizador
moura
Mensagens: 268
Registado: 26 jan 2009, 19:17
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 7º CFG/ 1º CFC

Re: Ínicio do CFA 2015

Mensagempor moura » 07 mai 2015, 22:13

FORUM 1 ASSUNTOS POLICIAIS??

Avatar do Utilizador
XRuy
Mensagens: 343
Registado: 18 dez 2006, 22:18
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Chefe
Localização: Lisboa

Re: Ínicio do CFA 2015

Mensagempor XRuy » 07 mai 2015, 22:15

Não costumamos mandar bitaites. Habitualmente só desejamos boa sorte e costumamos dizer "cá te espero!". :)
Eu quero morrer em paz, durante o sono, como o meu avô, e não gritando aterrorizado como os seus passageiros...

Avatar do Utilizador
house
Mensagens: 799
Registado: 23 jun 2008, 23:10
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Re: Ínicio do CFA 2015

Mensagempor house » 08 mai 2015, 01:23

No meu tempo não havia estas permissões!
:ira O Lameiras é que tem razão!! :ira

Avatar do Utilizador
Fulano_de_tal
Mensagens: 852
Registado: 02 ago 2008, 22:33
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública

Re: Ínicio do CFA 2015

Mensagempor Fulano_de_tal » 08 mai 2015, 09:48

Tu, futuro colega "glinin", que tens uma sólida formação moral, e bons sentimentos, procuras na P.S.P um campo de honra, um ordálio privado de virtudes e coragem. Isso é muito digno e atesta eloquentemente da tua qualidade humana. Mas não te iludas: os teus futuros adversários " Os Mitras" pertencem, regra geral, a outro escol. O seu intuito é puramente criminal, calhorda, alvar, bandalhabundo. Para o efeito, aqui te deixo alguns preceitos que julgo pertinentes e de comprovada utilidade. A mim, pelo menos, ao longo duma vida nesta Policia que, foi repleta de aventuras, combates e solavancos, ajudaram-me a manter o arcaboiço intacto e o frontispício indemne.

PRECEITOS

1. Em tese, o "Mitra" é um ser humano. Em tese, repito. Porém, como a rua não é propriamente o local adequado para prolegómenos a qualquer tipo de metafísica, o melhor mesmo é pensares nele como um réptil execrável que se propõe danificar-te o canastro e amarrotar-te o ego. Não deixes.
2. Usa a cabeça. Dá-lhe com ela. Com o osso frontal, mais precisamente; no nariz, na boca, nos malares, é tudo boa colheita.
3. Usa também a cabeça dele. De preferência com os teu pés. Mas não te arrisques em acrobacias supérfluas. Procura primeiro desequilibrá-lo, fazê-lo estatelar-se ao comprido no tapete. Uma vez aí, devidamente acondicionado, poderás pontapeá-lo com bem maior precisão e segurança.
4. Nunca tenhas pena antes de lhe bater. É um absurdo. Massacra-o. Põe-no feito num Cristo e então, então sim, quando ele estiver a ser levado de maca, pára de lhe bater e assume uma fisionomia piedosa.
5. Sê generoso. Quando lhe puderes dar três, não lhe dês apenas duas. A avareza é própria do banqueiro, não do Agente da P.S.P. Além do mais, em estando a distribuir fruta nunca te ponhas com mesquinhices.
6. Sempre que possível, tenta perceber onde lhe dói mais ao "Mitra". É aí que lhe deves bater.
7. Não te desgastes inutilmente. Marimba-te no espectáculo e no rococó técnico. Não enfeites. Lembra-te: o objectivo é dares-lhe porrada, não é armares em decorador.
8. Prefere sempre a demolição metódica ao ballet. Nunca confundas porrada de rua com o "Lago dos Cisnes".
9. Cuidado com o sangue dele. Caso esparrinhe, não te ponhas a bebê-lo, entoando bramidos selvagens. Não é prudente. Os antigos faziam-no como acção psicológica, de modo a estarrecer o inimigo. Mas os antigos desconheciam a Sida e a Hepatite B. Felizardos!...Podiam lutar em paz e harmonia. Lutar e ir às putas.
10. As regras são muito lógicas e bonitas para os Chefes e Oficiais, porque essas criaturas não estão lá, andam pelas Esquadras e Repartiçoes. A única lei de ouro que deves ter sempre presente é a seguinte: Entre a tua pele e a regra, sacrifica a regra. Vai por mim, que sou mais velho: é mil vezes preferível seres castigado que seres sovado.
11. As manhas e astúcias do ser humano são inúmeras, como a História Universal documenta. As dos "Mitras", criminosos ainda são maiores e é a própria Bíblia Sagrada que nos coloca de sobreaviso. Fingem muito. Em caso de dúvida (nunca te esqueças que pode ser simulação), bate-lhe.
12. Em teoria, não deves recorrer a golpes baixos. Em teoria, este também é o melhor dos mundos. É fácil, portanto, constatar que as teorias são muito falíveis. Não obstante, quando lhe acertares nos tomates, usa da maior descrição. Por precaução, fá-lo sempre como que por inadvertência, não vá alguém reparar.
13. Nunca te emociones. Se lhe partires um braço, deixa que seja ele a gritar, a queixar-se, a chorar, enfim, a fazer todas aquelas cenas lastimáveis e indignas do varonil garbo.
14. O teu Comandante de Esquadra, caso venha a sabê-lo, dir-te-á que estes preceitos são bárbaros e incorrectos. É provável. Também é certo que a criatura passa os dias no gabinete e esse é o conhecimento que tem da vida policial.



A FORTIORI
------------------
Everyone has a right to be stupid once in awhile. Yet some just abuse the privilege.
------------------
https://www.tovarich.net

Avatar do Utilizador
Jokool
Mensagens: 136
Registado: 26 out 2009, 19:33
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 02_04_07
Categoria: Agente

Re: Ínicio do CFA 2015

Mensagempor Jokool » 08 mai 2015, 14:17

Fulano_de_tal Escreveu:Tu, futuro colega "glinin", que tens uma sólida formação moral, e bons sentimentos, procuras na P.S.P um campo de honra, um ordálio privado de virtudes e coragem. Isso é muito digno e atesta eloquentemente da tua qualidade humana. Mas não te iludas: os teus futuros adversários " Os Mitras" pertencem, regra geral, a outro escol. O seu intuito é puramente criminal, calhorda, alvar, bandalhabundo. Para o efeito, aqui te deixo alguns preceitos que julgo pertinentes e de comprovada utilidade. A mim, pelo menos, ao longo duma vida nesta Policia que, foi repleta de aventuras, combates e solavancos, ajudaram-me a manter o arcaboiço intacto e o frontispício indemne.

PRECEITOS
....

A FORTIORI


Parece que estás a motivar o homem para a guerra!

Na minha opinião o que desejo é sorte, para ti e para os futuros colegas de profissão.
Não sei que realidade conheces da Policia, mas o "grosso" da Policia não é a realidade que se vê nos Comandos Distritais, é sim aquela de Lisboa e do Porto onde estão concentrados a maior parte dos Policias da PSP.
Consequentemente a realidade que te espera é Lisboa sim, os preceitos anteriores são sábios e vão-te fazer falta. Aqui é que vais "levar" com os problemas dos outros, "conhecer" o entulho da sociedade, viver, fazer turnos, trabalhar noites e fins de semana, natais e outras datas importantes por mil euros. Se isso compensa? Depende de cada um.
Se porventura fores natural de fora de Lisboa onde certamente mais de dois terços do efectivo o são e tens como objectivo trabalhar junto de casa, junto da família e dos amigos isso a curto prazo é impossível. As transferências na PSP de Sul(Lisboa) para Norte(Porto) em escala normal estão a "bater" em 10 anos, tirando transferências especiais e de outro tipo.
Vais conhecer uma entidade demasiado burocrática e hierarquicamente desestruturada (tipicamente estatal), onde vais conhecer policias que nunca o foram, o que pode muito bem ser (por opção refira-se) o caso de alguns dos futuros colegas de curso.
Vais conhecer, amadurecer e fazer boas amizades, vais viver para e em prol da Policia, porque mesmo de folga, vais passar a ser sempre o Policia e o Policia está sempre de serviço seja na terra ou em Lisboa!

Boa Sorte e aqui te espero.
Ser do Norte é acima de tudo uma Identidade.

Avatar do Utilizador
hramos
Mensagens: 36
Registado: 03 jan 2009, 10:46
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Re: Ínicio do CFA 2015

Mensagempor hramos » 08 mai 2015, 15:04

Caro futuro colega, a ti e a todos os outros que agora vão dar inicio a uma vida de sacrifícios em prol dos outros, desejo-te muito boa sorte e que, agora que te dizem que passarás à aposentação aos 66 anos(?), não venhas por essa altura, a sofrer a frustação de ter que continuar até aos 80.
"A justiça só o é, quando é justa"

Avatar do Utilizador
kajam
Mensagens: 95
Registado: 12 ago 2013, 00:12
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 05/01/2011
Categoria: Agente

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor kajam » 08 mai 2015, 19:50

Que terminem o CFA o mais rápido possível.
Sempre a pensar nas transferências.....

Avatar do Utilizador
padriano99
Mensagens: 195
Registado: 24 set 2009, 20:58
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 11-10-1999
Categoria: Agente

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor padriano99 » 11 mai 2015, 22:26

ainda estás a tempo de desistir.....

Avatar do Utilizador
Mmusashi
Mensagens: 7
Registado: 12 dez 2011, 11:26
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Pré-policial: Candidato ao CFA/EPP

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor Mmusashi » 11 jul 2015, 02:48

Qual foi o fardamento que foi distribuido?
Polo azul escuro e polo azul claro?
Ainda nada de Azulão forte pois não?
Vi uma foto no facebook da EPP de um aluno vestido com um colete reflector verde e azul...

Avatar do Utilizador
Seiya
Mensagens: 243
Registado: 25 nov 2010, 14:20
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 2009
Categoria: Agente
Localização: Lisboa

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor Seiya » 01 ago 2015, 09:21

Alguém sabe dizer-me quando os nossos colegas concluem o curso e veem para as ruas?

Abraço

Avatar do Utilizador
dusk
Mensagens: 250
Registado: 22 mai 2009, 11:11
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor dusk » 01 ago 2015, 21:02

Apresentação a 21MAR2016

Avatar do Utilizador
Seiya
Mensagens: 243
Registado: 25 nov 2010, 14:20
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 2009
Categoria: Agente
Localização: Lisboa

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor Seiya » 02 ago 2015, 10:28

Pois, com as férias do verão e do Natal pelo meio, o curso "prolonga-se" mais um bocado.

Tks

Avatar do Utilizador
Jokool
Mensagens: 136
Registado: 26 out 2009, 19:33
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 02_04_07
Categoria: Agente

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor Jokool » 04 fev 2016, 19:45

Este curso termina no próximo mês.
Recentemente abriu concurso para a Polícia Municipal de Lisboa e Porto, o que aliado com as constantes reformas este curso servirá apenas para colmatar faltas.
Alguém sabe como serão as transferências destes 300 novos colegas? Penso que existirão colegas a "render" nos comandos distritais de cursos anteriores...
Ser do Norte é acima de tudo uma Identidade.

Avatar do Utilizador
FBI
Mensagens: 91
Registado: 18 out 2013, 13:55
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 14-11-1996
Categoria: Agente
Localização: Faro

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor FBI » 05 fev 2016, 00:15

Supondo que consigas acabar o curso, Cova da Moura te espera. Boa Sorte

Marsam
Mensagens: 179
Registado: 05 abr 2008, 20:43
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente
Localização: Planeta Terra e arredores

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor Marsam » 29 fev 2016, 12:12

Para que data esta marcado o compromisso de honra deste curso?
Obrigado e bem vindos a Lisboa ;)

Avatar do Utilizador
dusk
Mensagens: 250
Registado: 22 mai 2009, 11:11
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor dusk » 03 mar 2016, 14:53

18MAR16

Danibeja
Mensagens: 124
Registado: 13 dez 2011, 18:54
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 14-11-2005
Categoria: Agente

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor Danibeja » 03 mar 2016, 21:23

FBI Escreveu:Supondo que consigas acabar o curso, Cova da Moura te espera. Boa Sorte



Boa noite,

Até parece que a cova ( 63º esq. ) ou qualquer outra área de esquadra da amadora é um bicho de 7 cabeças...... se calhar nem existe vaga para essa esquadra, mais depressa vai fazer portas para a 60ª Mina e 60ªA São Brás, como eu estive no ultimo ano.

Se calhar é tão mau trabalhar em algumas áreas de Sintra e Loures como nas mais difíceis da Amadora.

Sempre cá estive ( Amadora ) e continuo a gostar de aqui trabalhar, já passei por maus momentos e outros de grande regozijo e de encher o ego, trabalhar na Div. Amadora é um orgulho!!!! Se nas outras é melhor??? não sei, mas para já estou bem.... por isso futuros companheiros, nada temam, até porque aqui na Amadora se calhar encontram um companheirismo diferente das outras divisões....

Quando queremos prestar bom serviço, trabalhamos onde estiver-mos, deixem-se de estigmas, até porque desde que estou na Div. Amadora ouve uma evolução extremamente grande ( para melhor ) tanto no serviço policial prestado, como na diminuição da criminalidade e outros índices muito positivos da nossa actividade.

Tenham orgulho no serviço que prestam ( onde estiverem colocados ).

Grande abraço,

Danibeja

Avatar do Utilizador
vitorhugo85
Mensagens: 301
Registado: 20 jun 2009, 07:59
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor vitorhugo85 » 03 mar 2016, 22:13

nem mais...

ressalvar que o Bairro Alto da Cova da Moura pertence à 64ª Alfragide e não 63ª Damaia

Danibeja
Mensagens: 124
Registado: 13 dez 2011, 18:54
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 14-11-2005
Categoria: Agente

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor Danibeja » 04 mar 2016, 17:46

vitorhugo85 Escreveu:nem mais...

ressalvar que o Bairro Alto da Cova da Moura pertence à 64ª Alfragide e não 63ª Damaia


Boa tarde companheiro,

Com a ultima reestruturação ( mais ou menos um ano ) das áreas de Esquadra da Amadora a Cova da Moura passou a pertencer à área da 63º Esquadra Damaia.

As áreas de Esquadra na Amadora agora coincidem com as Áreas das freguesias.

Grande abraço,

Danibeja

Danibeja
Mensagens: 124
Registado: 13 dez 2011, 18:54
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 14-11-2005
Categoria: Agente

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor Danibeja » 04 mar 2016, 17:55

E já agora, a partir de dia 7-03-2016 a 60ª Esquadra Mina passa a funcionar na 60ª Alfa.

Ou seja, a 60ª é na antiga Esquadra de Investigação Criminal da Amadora em São Brás, e na sede de divisão , no piso inferior, passa a ser um simples posto de atendimento.Esta medida elogio muito!!!!! Na Boba a esquadra é muito boa, a criminalidade diminuiu imenso, tem muito estacionamento, tem boas condições para funcionar uma esquadra "dita" normal!!!!!!
Como não se pode ter tudo, tem o senão de não ter comboio À porta!!!!!!

Grande abraço,

Danibeja

Avatar do Utilizador
vitorhugo85
Mensagens: 301
Registado: 20 jun 2009, 07:59
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor vitorhugo85 » 04 mar 2016, 20:15

desconhecia tal, afinal desde Dezembro de 2011 que daí foi transferido, mas é sempre bom uma actualização, obrigado.

Avatar do Utilizador
Jokool
Mensagens: 136
Registado: 26 out 2009, 19:33
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 02_04_07
Categoria: Agente

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor Jokool » 10 mar 2016, 22:21

Motivadíssimo!!!!!!!

Imagem
Ser do Norte é acima de tudo uma Identidade.

Avatar do Utilizador
Ivo
Mensagens: 2006
Registado: 11 fev 2004, 01:26
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente
Localização: Lisboa

Re: Ínicio do 11º CFA - 2015

Mensagempor Ivo » 18 mar 2016, 14:13

PSP conta a partir desta sexta-feira com 299 novos agentes
http://observador.pt/2016/03/18/psp-con ... s-agentes/
ivo


Voltar para “FÓRUM 6 - INGRESSO NA PSP”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante