Pré-candidatura / Documentação exigida, etc...

Aqui podem consultar tópicos encerrados relativos a concursos e cursos anteriores.

Moderador: Domingues

Manuel
Registado: 06 mar 2008, 23:41
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Pré-candidatura / Documentação exigida, etc...

Mensagempor Manuel » 06 mar 2008, 23:59

Quem é que nos passa a certidão de bom comportamento moral e civil?
Existe semelhante coisa? :? :?

Obrigado
mrsilva

Moita
Registado: 07 abr 2004, 21:12

Re: Pré-candidatura

Mensagempor Moita » 07 mar 2008, 00:36

Existe sim senhor. Passa-os a junta de Freguesia.
moita

Gina Ticha

Re: Prova de conhecimentos

Mensagempor Gina Ticha » 12 mar 2008, 16:55

Boas tardes!

As provas de conhecimento incidem-se sobre que aspectos?
É que eu terminei o 12º com boas notas... :) mas se aparecerem perguntas sobre a matéria a fundo eu sou capaz de não me lembrar... é que já lá vão uns anitos desde a matéria do 11º...
Sei que são questões de historia, geografia, portugués, matemática e etc... mas que tipo de perguntas? Daquelas que nos saiam nos testes e exames, ou perguntas de cultura geral, básicas e de senso comum? Não faço a mínima ideia... :? e os amigos que eu tenho que se formaram na última escola têem opinioes diferentes... uns dizem que eram perguntas fáceis, outros dizem que eram difíceis... mas nenhum deles me sabe explicificar... :(

Agradecia o mínimo de esclarecimento

Bjitos* ;)

Químico
Colaborador
Registado: 16 dez 2004, 17:12

Mensagempor Químico » 12 mar 2008, 17:06

Olá Ticha,
Trata-se de uma prova muito abrangente, muito à volta do que poderemos chamar de “cultura geral”… e cada um tem a sua, não é?
Químico

Gina Ticha

Mensagempor Gina Ticha » 12 mar 2008, 17:14

Ah bom... assim fico mais descansada... ;)
Não é k eu seja um génio, mas se é mais de cultura geral do k matéria específica, sempre posso dedicar-me um pouco mais à preparação física em vez de ir retirar os velhos manuais da estante!!! :)

Brigado*

Xavier
Fundador
Registado: 08 fev 2004, 21:26
Data de alistamento: 04MAR85
Categoria: Chefe

Mensagempor Xavier » 12 mar 2008, 20:53

Não é k eu seja um génio,
:shock:

E eu a pensar que era mulher, Gina Ticha! :LOL

Não vale a penas estudar muito para as provas culturais. Ou temos alguma cultura geral ou então não se consegue. Também podem ser simples... tudo depende da sorte. Alguns passam à primeira; outros insistem sempre e concorrem várias vezes até entrarem! É como tirar a carta de condução. :))
SE O FUTURO É UMA MIRAGEM, ENTÃO É PORQUE O PRESENTE É UMA VERTIGEM…

Gina Ticha

Mensagempor Gina Ticha » 13 mar 2008, 10:39

Xavier Escreveu:
Não é k eu seja um génio,
:shock:

E eu a pensar que era mulher, Gina Ticha! :LOL

E sou!!!! O k não implica ser um génio! lol! Mas tenho a minha dose de inteligência sim .. :)
Só que no k toca ao futuro uma pessoa fica sempre receosa e queria mesmo entrar à primeira... Porque neste momento se fizer um esforço consigo concorrer.. mas para o próximo posso já não poder...

Bjito*

cvf

Re: Pré-candidatura / Documentação, etc...

Mensagempor cvf » 22 mar 2008, 22:11

Boa noite, sou presentemente militar em regime de contrato no Exército, e gostava de saber se o número mecanográfico que nos atribuem (e se nos atribuem um) na PSP é o mesmo que o nosso NIM (Número de Indentifação Militar)?

Eu sou militar à 3 anos e 4 meses, de acordo com o regulamento de incentivos militares, à minha idade real (25 anos), são abatidos 2 anos, o que faz com que eu fique para efeitos de concurso com 23 anos.

Para poder candidatar-me tenho de entregar uma declaração por parte do Exército com o meu tempo de serviço e classificação, só essa declaração basta?

No último concurso um camarada meu requereu junto ao exército uma declaração idêntica, no entanto, devido a atrasos no processamento, a declaração só foi entregue ao meu camarada já quando o concurso tinha terminado o prazo de candidaturas. Ele apesar de se ter enviado os restantes documentos para a EPP, só pôde enviar este só depois do prazo ter terminado. Foi excluído no concurso porque afirmaram que este documento podia ter sido entregue ainda dentro do prazo e por isso não seria admitido, pois, os documentos que possam ser juntos na altura dentro do prazo não podem ser juntos depois do prazo. E de referir que ele possuia na altura 26 anos, e que essa declaração iria permitir a sua admissão a concurso.

Mas para acontecer a admissão, ele tinha de recorrer da decisão de exclusão. Ele não recorreu porque entretanto estava mais interessado na GNR, na qual mais tarde ingressou.

A minha questão é esta: mas a PSP não sabe se somos militares? E qual o nosso tempo de serviço?

cvf

Mensagempor cvf » 22 mar 2008, 22:21

Esqueci-me de referir que acontece o mesmo com o nosso certificado registo criminal, temos de pagar um documento no qual diz que não cometemos nenhum crime, quando a PSP sabe que não cometemos nenhum.

Tal como o registo de nascimento, é um documento relativamente "caro". Quando o BI comprova a nossa identidade.

Temos de pagar estes documentos, mas a PSP já sabe o que lá consta.

É curioso que na PJ não pedem nada disto...

Químico
Colaborador

Mensagempor Químico » 22 mar 2008, 22:55

Não, a PSP não sabe que são militares. Como não sabe das tuas habilitações literárias, do teu historial médico, etc... tens que ser tu a fazê-la saber de tudo isso.

Na PSP não existe numero mecanográfico nem de identificação, existe Numero de Matricula que te é atribuído no fim do CFA caso o termines com aproveitamento. Não existe qualquer ligação orgânica ou administrativa entre a PSP e a tropa.

Não, aos militares nao basta entregarem essa "tal" declaração. Devem entregá-la para além de toda a outra documentação exigida. Isto se desejarem beneficiar da quota a eles atribuida ou precisarem do tempo de tropa para efeitos de desconto de idade.

A PSP também não tem acesso aos registos criminais.
É natural que a PJ não peça esse documento, são eles que gerem esse arquivo.

Bem-vindo,
cumprimentos
Químico

cvf

Mensagempor cvf » 23 mar 2008, 16:16

Obrigado pela rapidez na resposta.

Então quer dizer que a PSP tem uma base de dados onde consta os nossos dados, é por isso que nos formulários de candidatura (no anterior estava), à frente de certos dados está uns rectângulos em cinzento onde diz "COD". Esses códigos o que significam? ´

Obrigado

Químico
Colaborador

Mensagempor Químico » 23 mar 2008, 17:00

Não! A PSP nao tem nenhuma base de dados onde constam os vossos dados, é o candidato quem os fornece. Nem pode, é proibido, a nossa força rege-se por critérios de legalidade e a retenção de dados é dos temas mais sensiveis da nossa democracia.

Esses rectangulos destinam-se à oposição de informação por parte dos "instrutores" dos processos de candidatura.
Químico

cvf

Mensagempor cvf » 23 mar 2008, 22:03

Então significa que eu ao candidatar-me agora a este CFA, e se for eliminada, ou se não comparecer às provas, originando assim a minha exclusão do concurso, se abrir algum outro concurso para o ano, tenho de enviar novamente todos os documentos porque a PSP não os guarda.

Químico
Colaborador

Mensagempor Químico » 23 mar 2008, 22:14

Exactamente!
Mas não é um problema da PSP nem por ela criado. Não que os deitem (logo) fora mas porque caducam!
Nunca reparou que documentos como certidôes, certificados de registo criminal, etc... têm um prazo de validade (90 dias!?).

Já viu que entre concursos - alguns separados por 2 ou mais anos - você pode cometer crimes, mudar de sexo ...
Químico

cvf

Mensagempor cvf » 23 mar 2008, 22:38

Mas sempre tinha pensado que tinham um sistema informático em que introduziam os nossos dados de candidatura, mas esse até deve existir, no entanto o mais certo deve ser eles serem destruídos após cada concurso.

Os cursos são em regime de internato? Ou existe liberdade para se ausentarem das instalações após os períodos diários de formação?

Monteiro
Registado: 08 fev 2007, 19:43

Mensagempor Monteiro » 23 mar 2008, 22:44

Regime internato, mais 1 vez digo para quem vai concorrer preocupem-se com as provas e não por assuntos aos quais ainda nem sabem se passam e se entram para o curso, tenho dito.

Gina Ticha

Mensagempor Gina Ticha » 24 mar 2008, 09:36

cvf Escreveu:Então significa que eu ao candidatar-me agora a este CFA, e se for eliminada, ou se não comparecer às provas, originando assim a minha exclusão do concurso, se abrir algum outro concurso para o ano, tenho de enviar novamente todos os documentos porque a PSP não os guarda.

Não esquecer que reprovando num concurso, já não se pode candidatar ao próximo... http://www.psp.pt/psp/epp/admissao.htm ( alínea h )

Bjito*

Monteiro
Registado: 08 fev 2007, 19:43

Mensagempor Monteiro » 24 mar 2008, 11:41

errado é ter Reprovado no Curso e não no concurso de admissão.

Gina Ticha

Mensagempor Gina Ticha » 24 mar 2008, 11:50

Tem razão.. erro meu ! Sorry :?

brock

Mensagempor brock » 26 mar 2008, 19:20

Antes de mais boa tarde e muito obrigado a todos os responsaveis pelo forum pela possibilidade de deixar entrar no forum para tirar possiveis duvidas :)
Esta é sem duvida a prova que tenho mais "medo" por assim dizer ou receio existe alguma prova modelo para ficarmos com uma ideia?
cump's e obrigado.

brock

Mensagempor brock » 26 mar 2008, 19:39

Uma duvida sendo militar para ter "direito" as tais 15% das vagas para Agente (penso que seja) temos que ter quanto tempo de serviço efectivo no respectivo ramo?
Desde já muito obrigado.
cump's.

Ugo
Moderador Geral
Registado: 07 fev 2004, 17:42

Mensagempor Ugo » 26 mar 2008, 22:09

MANUAL DO CANDIDATO

(...)
4. INCENTIVOS À PRESTAÇÃO DO SERVIÇO MILITAR
Os candidatos que tenham cumprido serviço militar em regime de contrato (RC) e/ou regime de voluntariado (RV), beneficiam das seguintes condições no concurso:

• 15% das vagas fixadas na abertura do concurso, no caso de terem cumprido três anos completos em Regime de Contrato;

• O tempo prestado em Regime de Contrato e Regime de Voluntariado é abatido à sua idade cronológica para efeito de verificação da idade limite máxima de admissão a concurso;

• O tempo de serviço prestado nestes regimes de prestação de serviço militar é o primeiro critério de desempate na classificação final do concurso.

• O direito às 15% de vagas só é atribuído se o candidato não tiver cessado o serviço militar há mais de 5 anos, contados até à data de abertura do concurso.
(...)

Candidatos! Antes de postarem leiam o Manuel:
http://www.psp.pt/psp/recrutamento/PDF/ ... didato.pdf
Ugo

Pedro Bala
Registado: 13 jan 2006, 22:51

Re: Pré-candidatura

Mensagempor Pedro Bala » 19 abr 2008, 19:24

Manuel Escreveu:Quem é que nos passa a certidão de bom comportamento moral e civil?
Existe semelhante coisa? :? :?

Obrigado
mrsilva

Afinal o Salazar ainda vive...
Já deveria ter acabado há muito esse documento porque na maioria das vezes quem o passa nem sequer conhece a pessoa que lhe solicita tal declaração.
Deus te dê o dobro daquilo que me desejas.

Vent16
Registado: 05 abr 2008, 21:25

Mensagempor Vent16 » 19 abr 2008, 20:22

Obrigado João P. pelo esclarecimento, vou então pedir a declaração da minha situação militar e posteriormente enviar todos os documentos por correio, depois é só esperar para fazer as provas... :))
Crê nos que buscam a verdade. Duvida dos que a encontraram.

zabarai

Mensagempor zabarai » 20 abr 2008, 18:00

Olá a todos. Eu sou candidato ao CFA e estou aqui com um problema relativamente aos documentos exigidos na fase de candidatura. Fora a fotocopia do BI e o certificado de habilitações literárias, como tenho 21 anos e na altura o serviço militar obrigatório era apenas o Dia da Defesa Nacional, não entendi se é necessário algum documento comprovativo e onde o posso pedir. Necessito de mais algum documento que não referi?

Obrigado

Gina Ticha

Mensagempor Gina Ticha » 21 abr 2008, 09:24

Zabarai,
Para além da fotocópia do BI e do comprovativo das habilitações literárias precisas de um documento que comprove que a tua situação militar está resolvida... passa no Centro de Recrutamento da tua àrea e eles veem-te isso.

Bjito*

conerman
Registado: 06 mar 2008, 21:36
Data de alistamento: 05jan09

Mensagempor conerman » 21 abr 2008, 10:19

pois é jovem, vais ao teu centro de recrutamento e levas a tua cedula militar e pedes uma certidão de como tens os deveres militares cumpridos, pagas 3,50€(pelo menos cá no Centro de recrutamento do Funchal) e vens com essa certidão nas mãos, se fores de manha trazes na hora se fores quando tiver quase a fechar voltas lá no dia seguinte, depende se apanhares o Capitão responsavel.

Vent16
Registado: 05 abr 2008, 21:25

Mensagempor Vent16 » 25 abr 2008, 12:30

A minha candidatura está formalizada, entreguei os documentos num comando da PSP :)) . Agora é relembrar o que já tinha aprendido em termos de conhecimentos até ao 11º e esperar para ser chamado! Já agora quanto tempo costuma demorar depois de acabar o prazo das candidaturas até ser chamado para as 1ª provas (físicas)?
Crê nos que buscam a verdade. Duvida dos que a encontraram.

nunovsky_

Mensagempor nunovsky_ » 26 abr 2008, 13:33

segundo o que sei, é no maximo 2 meses. Gostava era de saber depois das fisicas, quanto tempo demorará a sermos chamados para as culturias....

olopes
Administrador do Servidor
Registado: 07 fev 2004, 17:34

Mensagempor olopes » 26 abr 2008, 13:44

Habituem-se a ler os posts anteriores ...

JoãoP Escreveu:Para teres uma ideia como foi no ultimo curso:

Candidaturas entregues em Junho de 2006, primeira chamada para provas dois meses e pouco depois para provas fisicas em que perdias uma manhã ou uma tarde em Torres Novas. No dia seguinte ias la fazer provas psicotécnicas. Passadas duas a três semanas chamaram os q passaram para as provas culturais e passado outras duas semanas apresentavas os exames médicos pedidos, mediam-te os braços e as pernas, viam se tinhas duas pernas e dois braços e uma cabeça em cima dos ombros e se tivesses completo ías logo para uma entrevista com 3 oficiais. A partir daqui é que demorou pra caraças. Uns 3 meses até o curso começar. Começou a 2/4/2007

Voltar para “Arquivo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante