Entrevista

Aqui podem consultar tópicos encerrados relativos a concursos e cursos anteriores.

Moderador: Domingues

aventurax_

Re: Entrevista

Mensagempor aventurax_ » 25 mai 2012, 15:12

obrigado gostava de melhorar a minha media e e um oportunidade.

MAR
Registado: 12 set 2009, 21:05
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública

Mensagempor MAR » 25 mai 2012, 15:17

diz-se que os psicotecnicos e' 25% a prova de conhecimentos 50% e entrevista 25% da nota final

aventurax_

Mensagempor aventurax_ » 25 mai 2012, 15:40

então qual e a equação?

MAR
Registado: 12 set 2009, 21:05

Mensagempor MAR » 25 mai 2012, 15:44

sei la. so' sei que a prova de conhecimentos e' que conta mais, que e' 50%

Nelson
Registado: 01 mar 2012, 16:10
Força ou serviço: Outra(o)
Pré-policial: Candidato ao CFA/EPP

Mensagempor Nelson » 25 mai 2012, 15:46

Pessoal a equação é simples: Nota de psico * 0,25 + Nota de conhecimentos * 0,50 + Nota da entrevista * 0,25 = NOTA FINAL

maçaro
Registado: 03 fev 2012, 13:12
Data de alistamento: JAN2009
Categoria: Agente

Mensagempor maçaro » 28 mai 2012, 22:54

Exatamente Nelson.

JoaoP
Colaborador
Registado: 26 dez 2006, 14:08

Mensagempor JoaoP » 31 mai 2012, 01:12

aventurax: Aconselho-te a não ires para a entrevista em desespero da nota e muito menos a achar que vais impressionar dizendo que é um sonho de pequenino.
Muita calma, bem apresentaveis mas sem exageros, serenos nas respostas e tudo corre bem.

aventurax_

Mensagempor aventurax_ » 31 mai 2012, 14:58

Obrigado pelo conselho JoaoP

Ontem andaram na vizinhança a fazer perguntas sobre mim

JoaoP
Colaborador

Mensagempor JoaoP » 01 jun 2012, 04:06

Já andamos há alguns dias.

Infelizmente é um trabalho pouco usado para os fins a que se devia destinar, portanto se és ladrão ou coisa parecida, não te preocupes que entras na mesma :D

Fernando S.
Registado: 15 out 2011, 10:55
Data de alistamento: 17-10-2014

Mensagempor Fernando S. » 01 jun 2012, 22:10

loool a mim e facil arranjarem informaçoes visto que vivo num meio pequeno. mas tambem tou limpo he he he

BURAT
Registado: 28 mar 2007, 17:54

Mensagempor BURAT » 02 jun 2012, 16:50

JoaoP Escreveu:Já andamos há alguns dias.

Infelizmente é um trabalho pouco usado para os fins a que se devia destinar, portanto se és ladrão ou coisa parecida, não te preocupes que entras na mesma :D

Cada um fala por si. A mim se me disserem que o candidato é um pilho, mau filho, um sacana de má indole, etc e tal ... tudo farei para que isso chegue ao conhecimento de quem compete decidir.
Imagem

Burat

JoaoP
Colaborador

Mensagempor JoaoP » 03 jun 2012, 23:26

Pois, Burat, o que eu quis dizer é que mesmo que tu escrevas tudo isso eles entram na mesma.

BURAT
Registado: 28 mar 2007, 17:54

Mensagempor BURAT » 04 jun 2012, 16:37

Foda-se...
Bem... continuarei a fazer a parte que me compete; durmo bem, sou um homem de consciência leve.
Imagem

Burat

Nelson

Mensagempor Nelson » 11 jun 2012, 15:15

Pessoal, poderiam colocar aqui como foram as vossas entrevistas, conselhos a dar, como devemos responder, duração da entrevista etc...sei que depende de pessoa para pessoa, só para ficarmos com mais uma ideia com tudo se processa!

Já tive oportunidade de ler todos os post já colocados em relação à entrevista, obrigado!

Cumprimentos e boa sorte a todos!
NG

h&f
Registado: 06 mar 2012, 22:48

Mensagempor h&f » 11 jun 2012, 21:13

A todos os que vão à entrevista, voçês vão de fato e gravata ou vão com roupa normal (calças de ganga, t shirt e tenis, minimamente apresentados)?
Pergunto isto porque não deixa de ser uma entrevista de emprego e a apresentação também conta.

Quanto aos agentes andam a fazer perguntas na area de residência dos candidatos, sabem-me dizer se eles andam fardados ou à civil? É que até à presente data, que eu saiba, ainda não me vieram bater à porta. E não me convinha muito que a vizinhança soubesse que estou a concorrer.

Nelson

Mensagempor Nelson » 11 jun 2012, 21:25

h&f Escreveu:A todos os que vão à entrevista, voçês vão de fato e gravata ou vão com roupa normal (calças de ganga, t shirt e tenis, minimamente apresentados)?
Pergunto isto porque não deixa de ser uma entrevista de emprego e a apresentação também conta.

Quanto aos agentes andam a fazer perguntas na area de residência dos candidatos, sabem-me dizer se eles andam fardados ou à civil? É que até à presente data, que eu saiba, ainda não me vieram bater à porta. E não me convinha muito que a vizinhança soubesse que estou a concorrer.

Quanto à questão do fato/apresentação, também muito importante, mas chegar ao ponto de fato e gravata penso que não é necessário. Mas sim bem vestido, camisa, sapato...penso que é suficiente.

h&f

Mensagempor h&f » 11 jun 2012, 21:49

Ok, há sempre aquela ansiedade de querer que corra tudo bem e não falhar. E como temos de causar boa impressão e marcar a diferença. Daí ter colocado a questão.

Nelson

Mensagempor Nelson » 11 jun 2012, 23:39

h&f Escreveu:Ok, há sempre aquela ansiedade de querer que corra tudo bem e não falhar. E como temos de causar boa impressão e marcar a diferença. Daí ter colocado a questão.

h&f eu estou a concorrer também, ainda não tive a experiência de ser entrevistado por elementos que pretensão à PSP, mas já fui algumas entrevistas de trabalho, e apresentação conta, mas ir de facto e gravata é dar demasiado nas vista, e não é o apropriado para uma entrevista de um concurso da PSP, digo eu...ir cuidado sim!

maçaro

Mensagempor maçaro » 13 jun 2012, 14:36

Boas pessoal,

A entrevista é muito básica, e normalmente o júri é composto por três elementos.

REGRAS BASE:

- Se a entrevista não for a seguir aos médicos, NÃO CHEGUEM ATRASADOS
- Pedir para entrar na sala, para se sentar, Não interromper o júri, pedir para sair, etc etc
- Tratar todos por senhores ou senhoras, coisa que custa imenso a ver hoje em dia...
- Não mastigar pastilha elástica, nem levar muitas coisas nas mãos, evitar cruzar as pernas e os braços ...
- Evitar ser cómico ou parecer despassarado...

TRAJE:

- Traje de passeio, o que normalmente usam para estar apresentáveis, tipo calças em tecido e camisa ou mesmo t-shirt, cores neutras, etc etc
- Não ir, repito, não ir com: chinelos, sandálias, roupa de desporto, roupa de banho, óculos de sol pousados na cabeça, penteados muito extravagantes, piercings, brincos, etc etc etc

A ENTREVISTA:

- Sentam-se numa cadeira, a cerca de 2-4 metros do júri, eles vão fazendo perguntas, e dão tempo para irem respondendo, com o passar do tempo, vão tentando incutir algum nervosismo e desorientação nas perguntas, para vos testar sobre stress, e conseguirem respostas mais genuínas.
- Pensar durante dois ou três segundos antes de responder, pois vão-vos testar a nível de xenofobismo, racismo, homofobia, etc etc... Em caso de ficarem bloqueados, pensem mais um bocado.
- Olhar em frente, ou se conseguirem nos olhos ou cara de quem vos fez a pergunta, porque demonstra serem confiantes tal como reafirma a regra de boa educação de olhar para a pessoa com quem se fala. NUNCA, mas nunca, olhar para o teto ou chão, demonstra falta de respeito e desinteresse.

- Ao contrário de uma entrevista de emprego, a PSP não quer pessoas arrojadas, mas pessoas "standard", por isto, basta responderem com o que é norma na sociedade, ou seja, o socialmente correto.
- Evitar dar muitas respostas de sim e ou não, e claro, também o inverso, ou seja, respostas de aborrecer...

PERGUNTA CLICHÉ: "PORQUE QUERES SER POLÍCIA?"

- Não tenham problema em dizer que envergar na carreira da PSP e como agente que sempre foi uma vontade, desejo ou mesmo sonho... O júri sabe que estão ali para que lhes agrademos, e quer queiram quer não, existe mesmo colegas que sempre quiseram isso, quer por influências familiares ou por outros motivos, mas existe quem sonhe mesmo com o ser "Polícia", e mesmo quem não sonhou com "isto", depois de vestir a "camisola" defende-a com unhas e dentes, e principalmente com orgulho, "ORGULHO EM SER POLÍCIA".
- Também não tenham problemas em dizer o oposto: que é uma maneira de conseguirem estabilidade financeira e profissional, mas juntem sempre à frase a tal parte do gosto em ser polícia, e não só por ser a última hipótese.

Para quem vai entrar na corporação, vá-se acostumando que mais cedo ou mais tarde, os vizinhos saberão que são Polícias (bófia), por isso, preocupem-se mas é em que estes não conheçam podres vossos, e mais uma coisita muito muito importante: A PSP chega a muitas informações vossas via internet e via sistema informático próprio, não é exclusivo das informações dos vizinhos ou do C.R.C..

OUTROS CONSELHOS:

- perguntem sempre se podem fazer algo antes de o fazer, excepto claro, o responder a uma pergunta que vos é feita

- Permaneçam calmos

- Podem aflorear as vossas respostas, mas não demasiado, porque depois parece cinema de Hollywood.

- Atenção a quem não gosta de outras etnias ou gostos de vida, que respondam com neutralidade, do tipo:
- Ai e tal, é gay...
- Ah, não mexe comigo, cada um é como é, e eu só tenho de o aceitar assim como é, tal como só lhe peço que faça o mesmo em relação a mim!
Outro exemplo:
- Senhor candidato, suponha que passam por si, depois de ser agente da psp e dizem: " A polícia é sempre a mesma coisa, nunca faz nada!", o que responde à pessoa?
- No meu caso, respondia: " Eu não respondia nada, era a opinião daquela pessoa, desde que eu tivesse a minha consciência tranquila, de que nunca falhei a nenhum cidadão, e se o fiz, foi sem intenção ou só porque não o pude ajudar!"

Ou seja, evitar ter opiniões ou mostrar sinais que pode no futuro ser um agente conflituoso para com a sociedade (este é o tipo de opiniões que vos pode fazer reprovar na entrevista).

ATENÇÃO QUE ISTO NÃO É DE NENHUM ESTUDO, NEM TENHO BASES ACADÉMICAS QUE ME POSSAM DAR HABILITAÇÕES PARA CRIAR ORIENTAÇÕES DE COMO SE PORTAR NUMA ENTREVISTA, ESTES SÃO CONSELHOS PESSOAIS E COMO FIZ A MINHA ENTREVISTA, NA QUAL APANHEI 17 VALORES. (logo suponho que isto seja mais ou menos o correcto)

Boa sorte pessoal, a entrevista é muito importante para saltarem do rés do chão para o 1º andar ou para a cave...

Boa sorte para todos e espero ter ajudado.

Maçaro

h&f

Mensagempor h&f » 13 jun 2012, 15:20

Obrigado maçaro por estas pequenas dicas que podem vir a fazer a diferença. Só mais uma coisa, eles também fazem perguntas de caracter geral? Como por exemplo quem é o Presidente da República ou quem é o ministro da administração interna?

Nelson

Mensagempor Nelson » 13 jun 2012, 15:26

Muito obrigado Maçaro por partilhares connosco a tua opinião, os teus conhecimentos, bem como as tuas vivências nesta fase! Excelente tópico!

maçaro

Mensagempor maçaro » 13 jun 2012, 17:03

h&f, a entrevista é para verem como tu és pessoalmente, tipo, como és como indivíduo, não lhes interessa os teus conhecimentos gerais ou específicos, excepto tudo o que tenha a ver com a liberdade no contexto da sociedade, do tipo de permitir as tais liberdades pessoais...
Frase muito célebre: A tua liberdade acaba onde começa a dos outros... E este é o lema que lhes interessa.

Mas não faz mal a ninguém, pelo menos saber o nome do presidente da Assembleia, MAI e presidente da república e PM... Conhecimento... lol

h&f

Mensagempor h&f » 13 jun 2012, 19:59

Ok , era mais ao menos essa a ideia que tinha. Vamos la ver como corre no dia 18...

carlinha13

Mensagempor carlinha13 » 13 jun 2012, 20:49

maçaro, um MUITO obrigado!

Mika
Registado: 24 mar 2012, 22:55
Pré-policial: Candidato Aprovado - EPP

Mensagempor Mika » 15 jun 2012, 09:51

Obrigado Maçaro informações muito uteis

Espero lá chegar

Nelson

Mensagempor Nelson » 15 jun 2012, 11:32

Não sei se já viram este PDF, aqui fica: PSP Grandes Opções Estratégicas 2013-2016

http://www.psp.pt/Documentos%20Varios/G ... 3-2016.pdf

Fernando S.

Mensagempor Fernando S. » 16 jun 2012, 12:18

boas pessoal
ja fiz os medicos e a entrevista
as perguntas na sao nada demais, tal como o maçaro ja referiu o que perguntam e aquilo basicamente. depois fazem mais perguntas supondo que es policia e o que fazias perante certas situaçoes.

no meu caso como era a minha primeira entrevista na vida, acho que nao convenci muito
mas o comissario que entrevistou diz que correu bem e agora e aguardar pelos resultados
boa sorte a todos

Nelson

Mensagempor Nelson » 16 jun 2012, 13:12

Foste onde fazer entrevista Fernando? Parabéns e boa sorte!

Fernando S.

Mensagempor Fernando S. » 16 jun 2012, 13:18

fiz nos açores
na ilha terceira

JoaoP
Colaborador

Mensagempor JoaoP » 16 jun 2012, 14:38

Nelson Escreveu:
h&f Escreveu:Ok, há sempre aquela ansiedade de querer que corra tudo bem e não falhar. E como temos de causar boa impressão e marcar a diferença. Daí ter colocado a questão.

h&f eu estou a concorrer também, ainda não tive a experiência de ser entrevistado por elementos que pretensão à PSP, mas já fui algumas entrevistas de trabalho, e apresentação conta, mas ir de facto e gravata é dar demasiado nas vista, e não é o apropriado para uma entrevista de um concurso da PSP, digo eu...ir cuidado sim!

Pertençam!
Fato

Nada de fato nem gravata. Isso já nem na farda se usa.

Barba desfeita, camisa ou polo não muito justos, relógio, sapato casual e está feito.

Quem recolhe informação vai bater à porta dos vizinhos, sim e à partida fá-lo desfardado.

Voltar para “Arquivo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante