Entrevista

Aqui podem consultar tópicos encerrados relativos a concursos e cursos anteriores.

Moderador: Domingues

Nelson
Registado: 01 mar 2012, 16:10
Força ou serviço: Outra(o)
Pré-policial: Candidato ao CFA/EPP

Re: Entrevista

Mensagempor Nelson » 17 jun 2012, 12:53

Obrigada pela correcção bem como as dicas JoãoP. :)

aventurax_

Mensagempor aventurax_ » 18 jun 2012, 11:57

estou um bocado apreensivo porque já fui julgado em tribunal e tenho medo que eles impliquei com isso...

Ivo
Registado: 11 fev 2004, 01:26
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Mensagempor Ivo » 18 jun 2012, 12:12

Relaxa... se fosse importante não terias passado da fase documental.
ivo

Egas
Administrador
Registado: 17 jun 2010, 16:12

Mensagempor Egas » 18 jun 2012, 12:26

Nelson Escreveu:Muito obrigado Maçaro por partilhares connosco a tua opinião, os teus conhecimentos, bem como as tuas vivências nesta fase! Excelente tópico!

Conto contigo e com outros para aquando dum próximo concurso aqui estejam a ajudar o Maçaro e aos outros novos candidatos. Os processos concursais vão sempre evoluindo e mudando qualquer coisa de ano para ano (neste e pela 1ª vez as candidaturas foram exclusivamente submetidas pela net) e por essa e outras razões este é um dos separadores onde a experiencia dos mais novos é importantíssima.
Egas

Nelson

Mensagempor Nelson » 18 jun 2012, 16:25

Egas Escreveu:
Nelson Escreveu:Muito obrigado Maçaro por partilhares connosco a tua opinião, os teus conhecimentos, bem como as tuas vivências nesta fase! Excelente tópico!

Conto contigo e com outros para aquando dum próximo concurso aqui estejam a ajudar o Maçaro e aos outros novos candidatos. Os processos concursais vão sempre evoluindo e mudando qualquer coisa de ano para ano (neste e pela 1ª vez as candidaturas foram exclusivamente submetidas pela net) e por essa e outras razões este é um dos separadores onde a experiencia dos mais novos é importantíssima.

Irei fazer com muito gosto e orgulho! Seria um excelente motivo, se daqui os tempos o tiver a fazer... :) ainda tenho esperança...

aventurax_

Mensagempor aventurax_ » 18 jun 2012, 17:46

Alguém que já exerça a profissão pode colocar exemplos práticos de situações que lhe sucedem e que possam virar questões na entrevista!?

maçaro
Registado: 03 fev 2012, 13:12
Data de alistamento: JAN2009

Mensagempor maçaro » 18 jun 2012, 18:14

Tal como já respondi Aventurax, eles não vos podem colocar questões práticas de polícia, porque nunca foste polícia, nem tiveste formação para isso.

A Entrevista é para analisar como és como pessoa, adulto e como pensas no geral, em certos aspectos sociais.

Entrevista é básica, têm é de ser quase autênticos, porque quem está do outro lado, sabe-vos testar...

Tipo de perguntas:

Vives com quem?
Porquê?
Que pretendes da polícia?
O que achas que ser polícia é?
Achas que a sociedade gosta da polícia?

Depois tem perguntas que são mesmo para te picar, exemplo:

Queres é vir para a polícia para te encostar num canto e receber o ordenado?

"Pohh, sabes o que não gosto? É de brasileiros, que vêm para aqui ficar com os nossos trabalhos, e roubar não concordas??"

E Homossexuais na polícia, concordas? Poh é uma vergonha, nao achas???

Etc etc, não vos vão perguntar nada específico, mas sim, testar-vos e ver como se comportam ou contornam as perguntas que vos vão fazer...

O que eu recomendo:

Sinceridade acima de tudo, mas que não seja tudo, pois por vezes, temos opiniões que não são socialmente aceites e que devem ser comentadas só entre amigos.

Boa sorte e calma, a entrevista é a prova de seleção melhor e mais fácil.

Maçaro

POLIZEI _

Mensagempor POLIZEI _ » 18 jun 2012, 23:12

Posso dizer que, após os exames médicos, a minha experiência na entrevista foi muito positiva.
Fui para lá com uma direta, pois estive a trabalhar. Levei tambem algum nervosismo comigo para não ir sozinho.
Relativamente à entrevista, achei bastante tranquila. Após ler alguns post's acerca deste tópico, resta-me concordar com as "rasteiras" que tentam passar. Perguntaram-me e insistiram nessa questão "Ja alguma vez foi identificado pela PSP?" à qual fui sincero na resposta. Achei alguma piada à insistência de um dos comandantes e à dita rasteira "Então e aquela vez no autocarro?". Sorri e fui bastante esclarecedor na resposta: "Raramente ando de autocarro e posso afirmar que me recordaria de ter sido identificado pela PSP se isso tivesse acontecido."
Não tentem ser espertos ou artistas, não sei se derivado à minha profissão ou passado, andaram a questionar a minha vizinhança por duas vezes em dias diferentes, assim como um comissário contactou diretamente o meu patrão para questionar o meu perfil no desempenho das minhas funções.
As restantes perguntas são de carácter pessoal, estilo de vida e hobbies. Sou praticante de desportos de combate e perguntaram-me se eu nao seria um elemento violento, se nao aplicaria os meus conhecimentos em situações de stress, etc.
Fizeram a dita pergunta cliché e tambem se a remuneração que um agente da PSP aufere me seria suficiente ou me levaria a pensar desistir da profissão no futuro.
Quanto ao vestuário, fui num traje Casual um pouco formal. Um blazer com uma camisa, uns chinos e uns sapatos. Quanto a adereços, não os uso e nao creio que sejam relevantes. Eles pretendem avaliar o perfil da pessoa mas não sao estilistas.
Desejo boa sorte aos restantes candidatos que ainda não tenham passado por esta etapa.
Cumprimentos

Nelson

Mensagempor Nelson » 19 jun 2012, 12:15

Obrigado pelo teu "depoimento" POLIZEI! Duas perguntas, quando tempo durou a tua entrevista? em que zona foste fazer?

Boa sorte!
Cumprimentos

Nelson

Mensagempor Nelson » 19 jun 2012, 15:06

Quanto a remuneração de um PSP, não sei ao certo, tenho a noção que deve rondar os 800 euros. Alguém que me diga se estou certo ou não. E durante o CFA quando é a remuneração?

Seiya
Registado: 25 nov 2010, 14:20
Data de alistamento: 2009

Mensagempor Seiya » 19 jun 2012, 15:54

Durante o CFA a partida é o salário minimo nacional.
Atualmente, com subsidios, um recente agente da PSP ganha a volta dos 960-1000 euros

Nelson

Mensagempor Nelson » 19 jun 2012, 16:06

Seiya Escreveu:Durante o CFA a partida é o salário minimo nacional.
Atualmente, com subsidios, um recente agente da PSP ganha a volta dos 960-1000 euros

Muito obrigado Seiya! Informação útil caso perguntem na entrevista!

POLIZEI _

Mensagempor POLIZEI _ » 19 jun 2012, 16:29

Nelson creio que não durou mais do que 10 minutos.
Foi no Centro de Instrução em Oeiras.

maçaro

Mensagempor maçaro » 19 jun 2012, 22:08

Nelson, não creio que irão perguntar qual o valor do ordenado na PSP... mas pronto.

Abraço

Nelson

Mensagempor Nelson » 19 jun 2012, 22:48

maçaro Escreveu:Nelson, não creio que irão perguntar qual o valor do ordenado na PSP... mas pronto.

Abraço

No forum ServirPortugal, a um colega perguntaram na entrevista se sabia o ordenado de um PSP, e perguntaram o que achava desse ordenado, se por motivos de vencimento o levaria a desistir da profissão...teria uma intenção está questão, no contexto da entrevista deste nosso colega.

AndréPuga
Registado: 30 abr 2012, 16:32

Mensagempor AndréPuga » 20 jun 2012, 01:53

Boas pessoal .
Eu , tal como alguns dos colegas aqui presentes , fui ontem às provas médicas e posteriormente à entrevista . Tenho lido aqui alguns dos post's e de facto gostaria de vos dizer uma coisa . Independentemente da preparação que vocês levem na bagagem , julgo ,e concordo com o que já foi aqui dito , que o importante é serem vocês mesmos. Não digo que não se preocupem em saber as divisões que existem na policia e tudo mais , como se costuma dizer " o saber não ocupa lugar" , no entanto julgo que eles avaliam mais o vosso a vontade , e a vossa maneira de pensar. Há aqui um ponto que ainda ninguém tocou e acho que é pertinente . Antes de iniciarem as provas preenche-se uma folha , meus amigos , cuidado com o que escrevem , porque a mentira é como o azeite , vem sempre ao de cima. Digo isto porque de facto dei conta que essa folha estava na mão dos sub-comissários que me entrevistaram .
Felizmente passei nos médicos e não faço ideia se terei passado na entrevista , no entanto sei que respondi à verdade e acima de tudo tentei manter a calma , acho que isso é de extrema importancia . Mostrem carácter e personalidade . Desejo a todos boa sorte.

h&f
Registado: 06 mar 2012, 22:48

Mensagempor h&f » 20 jun 2012, 12:24

Concordo com o que o AndréPuga disse.
Também fui fazer os testes médicos e a entrevista no dia 18 assim como o colega POLIZEI (se és quem eu estou a pensar, eu sou o rapaz da carrinha cinza que seguiste da esquadra até ao centro de instrução em Oeiras).
Tenham atenção com o que escrevem no questionário logo no inicio, pois foi com base nele que me fizeram as perguntas na entrevista. Sejam verdadeiros mas tenham cuidado com o que dizem e a forma como dizem as coisas, pois isso faz a diferença entre ter uma boa nota ou uma má nota. Tenham cuidado também com a forma como vão vestidos e como se sentam na cadeira na entrevista. Eles estão atentos a isso.

Nelson

Mensagempor Nelson » 20 jun 2012, 13:18

Obrigado malta pelo feedback! Só vou dia 25...está se aproximar. Mas já sente algum nervosismo, que espero na altura estar completamente à vontade.

aventurax_

Mensagempor aventurax_ » 20 jun 2012, 14:22

eu vou dia 26

Fernando S.
Registado: 15 out 2011, 10:55
Data de alistamento: 17-10-2014

Mensagempor Fernando S. » 20 jun 2012, 18:03

ja fiz os medicos e entrevista
hoje sairam os resultados
tive 16
fico com media de 14.5

Nelson

Mensagempor Nelson » 20 jun 2012, 20:20

Fernando S. Escreveu:ja fiz os medicos e entrevista
hoje sairam os resultados
tive 16
fico com media de 14.5

Parabéns, boa média! :) Como correu a entrevista? Muitas rasteiras?

Fernando S.
Registado: 15 out 2011, 10:55
Data de alistamento: 17-10-2014

Mensagempor Fernando S. » 20 jun 2012, 20:37

eu achei muito simples. mas os nervos nao ajudaram e pensei que tinha sido pior.
tipo como so tenho o 12º perguntaram porque nao prossegui estudos. eu disse que meus pais nao tinham capacidades financeiras para os suportar e começaram a apertar por causa disso. perguntaram me se tinha veiculos, eu disse que sim, perguntaram como os comprava e ainda perguntaram se nao os conseguisse pagar como faria. epah mas se fores nas calmas aquilo e na boa. eu achei a entrevista a passar bue depressa. no entanto o pessoal que tava a seguir a mim disse que demorei bue e que tive la mais de meia hora. mas e tudo muito simples. e quando nao sabia responder a algo eu dizia "podia especificar melhor a situaçao?" e eles desenvolviam e ajudavam ate percebermos.

AndréPuga

Mensagempor AndréPuga » 21 jun 2012, 00:41

pessoal ... desculpem a pergunta . mas a nivel de classificaçoes bom e mtu bom significam o que ???

h&f

Mensagempor h&f » 21 jun 2012, 10:07

"A entrevista profissional de seleção é avaliada segundo os níveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores, sendo a sua ponderação, para a lista de ordenação final, de 25 %." D.R

Por isso o bom é 16 a 17 talvez e muito bom 18 e 19. Se bem que no D.R não falam em muito bom.

maçaro

Mensagempor maçaro » 21 jun 2012, 10:40

Boas, e o que fizeste foi ótimo h&f, foste pesquisar!

Agora a explicação do que procuraste...

se na segunda parte diz respetivamente, basta unir com a primeira parte:

Elevado = 20
Bom= 16 a 19
Suficiente= 12 a 15
Reduzido= 08 a 11
Insuficiente= 04 a 07

Julgo que por este entendimento não será possível nota inferior a 4, tal como o zero, pois se não comparecer, é excluído.

Mas não se preocupem com estas equivalências, pois a nota que vos dão é em número, e as médias são calculadas com este número.

Cumprimentos

AndréPuga

Mensagempor AndréPuga » 21 jun 2012, 10:52

Boas h&f e maçaro , obrigado pelo esclarecimento =)...
Sendo assim já tenho uma ideia da minha nota final . É enternecedor perceber que dpois de tanto trabalho , esforço e dedicação , estou cada vez mais perto de atingir um sonho antigo . Acreditem que fico contente por ver tantos e bons futuros colegas a atingirem o mesmo sonho que eu . Agora resta-nos esperar pelas colocações não é verdade ? Por acaso não tem ideia dessa data não ??

Cumprimentos

Nelson

Mensagempor Nelson » 21 jun 2012, 11:36

Segundo diz no DR André, saem 10 dias úteis depois do ultimo dia de provas, ou seja, sendo o ultimo dia 29 Junho, deveria sair no final da 2º semana de Julho inicio da 3º semana.

Nelson

Mensagempor Nelson » 21 jun 2012, 15:28

Estou com umas dúvidas, não sei se deveria colocar neste tópico mas cá vão:

- Depois de concluir o CFA, como poderei "subir" na Policia?

- Sei que, a partir de 2 anos de serviço poderei concorrer à concurso interno, à UEP, a umas das suas unidades especiais (CI, GOE, CIESS, CSP, GOC). Se tiver errado que me corrigem s.f.f.

- Também poderei concorrer, ao fim de 2 anos de serviço e até aos 45 anos, mediante de concurso interno, ao Instituto Superior de Ciências Policiais e de Segurança Interna, curso com duração de 5 anos, para formar Oficias de Policia, este que função têm?

- Li algo que dizia que, ao fim de 5 anos de serviço, poderia tentar ser Agente Principal, com que finalidade?

- Por ultimo, se não quisermos progredir na carreira, somos Agentes Policiais, com funções relativas à...?

Obrigado.

Monteiro
Registado: 08 fev 2007, 19:43

Mensagempor Monteiro » 21 jun 2012, 17:51

Nelson Escreveu:Estou com umas dúvidas, não sei se deveria colocar neste tópico mas cá vão:

- Depois de concluir o CFA, como poderei "subir" na Policia?

- Sei que, a partir de 2 anos de serviço poderei concorrer à concurso interno, à UEP, a umas das suas unidades especiais (CI, GOE, CIESS, CSP, GOC). Se tiver errado que me corrigem s.f.f.

- Também poderei concorrer, ao fim de 2 anos de serviço e até aos 45 anos, mediante de concurso interno, ao Instituto Superior de Ciências Policiais e de Segurança Interna, curso com duração de 5 anos, para formar Oficias de Policia, este que função têm?

- Li algo que dizia que, ao fim de 5 anos de serviço, poderia tentar ser Agente Principal, com que finalidade?

- Por ultimo, se não quisermos progredir na carreira, somos Agentes Policiais, com funções relativas à...?

Obrigado.

A única coisa que tu ao fim de 2 anos podes concorrer actualmente é para Oficial pois para curso de Oficiais todos os anos há verba e abre concurso. Agora para o resto... Não venhas com grandes ilusões não abre concurso para o GOE CI CSP e afins quando a gente quer... Em alguns casos a espera pode ser bem longa :D Agente Principal ? Neste fase do campeonato é uma miragem com 10-15 anos de serviço. :roll

h&f

Mensagempor h&f » 21 jun 2012, 20:00

Para quem já foi à entrevista e sabe a sua nota, a classificação que aparece na área do candidato,aparece apenas como sendo, elevado, bom, suficiente, ... ou também aparece a percentagem como aconteceu no teste escrito?

Voltar para “Arquivo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante