Escolha de Divisões (Para o COMETLIS)

Aqui podem consultar tópicos encerrados relativos a concursos e cursos anteriores.

Moderador: Domingues

vitorhugo85
Registado: 20 jun 2009, 07:59
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Re: Escolha de Divisões (Para o COMETLIS)

Mensagempor vitorhugo85 » 08 out 2011, 07:43

já vi desde não terem pass no sei, ou se esquecem, dizerem não saber mexer no sei, mas andarem no facebook, e não fazer graduado de serviço porque nunca mexeram no sei...

polícias só alguns são... que os outros é só por dia 21 e chegar as avaliações ter 9 e nada saber fazer

nabais
Registado: 06 jul 2008, 22:17

Mensagempor nabais » 08 out 2011, 09:06

Bom dia

Caros colegas estou com uma duvida, quando é o pessoal já policia é transferido para as divisões que escolheu( dentro do comando de lisboa)? E para as esquadras que quer? O pessoal mais antigo tem preferencia para escolher as esquadras certo? Mas se chegarmos depois dos colegas novos terem escolhido e não houver vagas na esquadra que o elemento mais antigo quer, como se processa?

The-Punisher
Registado: 23 set 2007, 13:41

Mensagempor The-Punisher » 08 out 2011, 09:46

MIke 07 fica la com os louvores eu fico com a realizaçao pessoal, o meu pai sp me ensinou quem nao se sente n e filho de boa gente, e andar ca por ver andar os outros n e para mim só se tivesse sangue de barata e nao o tivesse no sitio...Aqui h uns tempos atras ouvi uams historias mt giras do pessoal que esta na DSI ali em Chelas nas Camaratas... acho que so falta os mitras lhe tirarem as fardas...mas pronto como disse foi contado nao vi ... por isso nao poss assegurar a sua veracidade.

padriano99
Registado: 24 set 2009, 20:58
Data de alistamento: 11-10-1999

Mensagempor padriano99 » 08 out 2011, 10:22

The-Punisher Escreveu:MIke 07 fica la com os louvores eu fico com a realizaçao pessoal, o meu pai sp me ensinou quem nao se sente n e filho de boa gente, e andar ca por ver andar os outros n e para mim só se tivesse sangue de barata e nao o tivesse no sitio...Aqui h uns tempos atras ouvi uams historias mt giras do pessoal que esta na DSI ali em Chelas nas Camaratas... acho que so falta os mitras lhe tirarem as fardas...mas pronto como disse foi contado nao vi ... por isso nao poss assegurar a sua veracidade.

Estou curioso em saber aquilo que lá ouviste, deve ser mesmo muito "grave". Felismente o que quer que lá se tenha passado, já deve ter acontecido pior noutras divisões e calam-se muito caladinhos. Só não entendo esta rivalidade que o pessoal tem em relação aos colegas da D.S.I., SIM AOS COLEGAS, pois todos temos a mesma profissão e vestimos a mesma farda. Cada divisão tem o seu serviço especifico,para isso é que existe a D.S.I., a U.E.P., a D.S.T.P., D.T. entre outras, por isso acho que devemos respeitar o serviço de cada um. Se existem lá maus elementos.....bem.....não acredito que seja só lá, certamente que em todas as divisões existem, incluíndo nas divisões e esquadras dos primeiro elementos que criticam a D.S.I., mas isso é melhor não dizer, pois é mais fácil criticar a D.S.I..

The-Punisher

Mensagempor The-Punisher » 08 out 2011, 10:46

padriano99 engraçado e que so se lembram que somos colegas quando precisam de nós...porque de resto é cada chuta po CP...Vou-te so contar uma historia que se passou cmg, uma senhora foi vitima de roubo por esticao a 10 metros do colega que esta no ramalho eanes, a senhora comunicou-lhe de imediao o sucedido... conclusao chamam o carro...chegado ao local o colega ja se tinah metido ao fresco...devia tar com pressa... Mas deixa que eu fiz logo a seguir a bela da informaçao para quem de direito, entao tem-se conhecimento de um crime publico chuta-se pa canto e ainda por cima baza-e sem dar cavaco?Secalhar e por este tipo de stuaçoes se repetir demasiadas vezes e que o pessoal "desconfia" um bocado do ppl da DSI. Mas numa coisa dou-te toda a razao tb temos mt lixo nas outras divisoes.

Seiya
Registado: 25 nov 2010, 14:20
Data de alistamento: 2009

Mensagempor Seiya » 08 out 2011, 10:49

Vá malta, deixem lá isso, pensem positivo, grande parte dos que sairam da escola não foram p'ra DSI, correcto? Portanto, há que louvar os colegas que lá estão e que gostam daquele serviço, pois se não fossem eles, no mínimo 2/3 anos, faziamo-los na DSI. Há que pensar nos colegas que sairão da escola em breve, pois eles também querem ter o privilégio que nós tivemos.

Pensem nas palavras do Froyd. Comentário bastante sensato.
abraço

Seiya
Registado: 25 nov 2010, 14:20
Data de alistamento: 2009

Mensagempor Seiya » 08 out 2011, 10:55

nabais Escreveu:Bom dia

Caros colegas estou com uma duvida, quando é o pessoal já policia é transferido para as divisões que escolheu( dentro do comando de lisboa)? E para as esquadras que quer? O pessoal mais antigo tem preferencia para escolher as esquadras certo? Mas se chegarmos depois dos colegas novos terem escolhido e não houver vagas na esquadra que o elemento mais antigo quer, como se processa?

Sinceramente não sei a data mas está para estourar!!! Segundo o diz que disse, as transferencias internas serão realizadas primeiro que as externas. Eu acho que o critério de distribuição dos elementos policiais nas recentes divisões varia de divisão para divisão, ou seja, de acordo com a vontade dos comandantes. Relativamente aos elementos já policias, tanto podem dar prioridade aos que puseram o papel primeiro, como podem dar prioridade aos que teem mais anos de serviço. E também há aqueles que diferem, fazem duas listas entre os elementos mais antigos e os recentes da nova escola. É de acordo com a vontade do fregues.

Leonxsou
Registado: 25 mai 2010, 00:22
Data de alistamento: 13-11-2005

Mensagempor Leonxsou » 08 out 2011, 14:17

Tenho 5 anos e uns meses de policia e já passei por 3 divisões, e 5 esquadras. Por opção. Estive na Divisao de segurança, voluntário, e foi o sítio onde mais sofri! Esqueçam a segurança, eu Tb fui pra la a pensar nas folgas, e ao fim de um ano e oito meses, tava a dar em maluco.
Depois escolhi ir pra a 4 divisao, 26 esquadra Belém. Uma área bonita e tal, mas nem tudo que reluz é ouro.
Por fim rumei á 5 divisao, onde me encontro agora. Estive um mês na esquadra das olaias, e depois passei para a esquadra de Penha de franca. Das esquadras que passei, e do que ouço falar das outras divisões , o pessoal que escolher a 5 divisao, vai ficar bem servido.
As armas devem ser usadas em última instância, onde e quando os outros meios não bastem. ~ Frase de Maquiavel ~

Leonxsou

Mensagempor Leonxsou » 08 out 2011, 14:32

nabais Escreveu:Bom dia

Caro colega, em relação a essa questão que colocaste, o que te posso dizer por experiência própria, é que isso a que te referes é muito relativo.
Vou dar-te dois exemplos, quando fui da DSI para a 4.ª divisão, por ser mais antigo que os novos elementos, pude escolher a divisão e respectiva esquadra.
Quando fui da 4.ª divisão para a 5.ª divisão, por ser mais antigo (em relação á escola que tinha terminado) fui para a 5.ª, mas não consegui escolher esquadra. Por dois motivos: um, por não estar presente. E o outro: mesmo que estivesse muito dificilmente iria conseguir escolher, porque nesse ano, os superiores, determinaram que escolheriam primeiro os elementos mais novos e só depois os das transferências internas.
As armas devem ser usadas em última instância, onde e quando os outros meios não bastem. ~ Frase de Maquiavel ~

The-Punisher

Mensagempor The-Punisher » 08 out 2011, 14:48

Pois é LeonXsou ainda fizemos uams patrulhas juntos :P

Froyd
Registado: 19 jul 2008, 10:29
Data de alistamento: 05-01-2009

Mensagempor Froyd » 08 out 2011, 19:33

Na 4ª continua a ser igual.. os mais antigos escolhem primeiro.. quem vem da EPP escolhe por n.º de ordem! (atribuido conforme a classificação da EPP).
LS

luis
Registado: 24 set 2009, 16:13
Força ou serviço: Outra(o)
Pré-policial: Candidato ao CFA/EPP

Mensagempor luis » 09 out 2011, 15:15

N.Santos Escreveu:
house Escreveu:Luis, ou muito mudou ou, com essa classificação, só não vais para Cascais se não quiseres.

Infelizmente para o Luis, o colega esta enganado...

Com a quantidade de transferencias internas para a Div. Csc. e ele estando acima dos cem primeiros classificados, certamente não irá para aquela Delta.
No ano que cheguei haviam menos pedidos internos e dos elementos novos só ficamos dez em cascais.
E pelo que vi não ha assim tantos colegas a querer sair...Espero que o Luis tenha sorte e vá para a sua primeira escolha...

Mas sempre tem Oeiras...

:fix

Cumprimentos

luis
Registado: 24 set 2009, 16:13
Força ou serviço: Outra(o)
Pré-policial: Candidato ao CFA/EPP

Mensagempor luis » 09 out 2011, 15:16

Falta saber se em oeiras vou ter vaga tambem.Espero ter,visto que, em Cascais está impossivel

Froyd

Mensagempor Froyd » 09 out 2011, 19:15

Para Oeiras antes dos 300 és capaz de ter sorte.
LS

Leonxsou

Mensagempor Leonxsou » 09 out 2011, 19:24

Froyd Escreveu:Para Oeiras antes dos 300 és capaz de ter sorte.

Isso é um pouco relativo. Por ex, no meu curso havia pessoal que tinha terminado o curso em 400 e muitos, quase quinhentos, nun curso de 790, e conseguiram ir para a 4 divisao, receando sempre que isso n fosse possível!

Froyd

Mensagempor Froyd » 09 out 2011, 19:37

Mas a 4 não era das mais procuradas nessa altura, ainda tinha restos do casal ventoso, as Docas em grande, o Luanda a ferro e fogo, Kremlin no ponto em que está outra vez.. o pessoal da DSI não metia tanto o papel para a 4ª por conhecer bem esses problemas.. As vagas para a 4ª este ano devem ser à carrada.. talvez vá algum 400.
LS

Leonxsou

Mensagempor Leonxsou » 09 out 2011, 21:12

400??? Com 400 reforças quase meio COMETLIS!

Froyd

Mensagempor Froyd » 09 out 2011, 21:55

400.. classificação da EPP!! Oeiras, Cascais, As 5 Divisões sao as preferencias, acima do 500 ja se sujeitam a Amadora, Sintra, DSI, Loures.. tou enganado?
LS

Leonxsou

Mensagempor Leonxsou » 10 out 2011, 10:05

Froyd, nao estas enganado, mas Tb nao estas totalmente correcto. Cada curso é um curso. Pelo que ouço, há muita gente interessada neste curso em ir para a DSI!
E dps, por ex, no meu curso havia mto colega a querer ir pra Amadora. E Tb vai depender das necessidades das áreas. Se a Amadora estiver reforçada suficientemente, em detrimento da Div de Cascais, certamente vai mais rápido gente pra Cascais. Se houver muita gente a querer ir voluntária para Amadora, como por ex no caso do meu curso, e muita gente for para a DSI Tb voluntários, eles colegas podem arriscar um pouco.

Agent_Max
Registado: 17 mai 2011, 17:08
Data de alistamento: 06-01-2009

Mensagempor Agent_Max » 10 out 2011, 11:11

The-Punisher Escreveu:padriano99 engraçado e que so se lembram que somos colegas quando precisam de nós...porque de resto é cada chuta po CP...Vou-te so contar uma historia que se passou cmg, uma senhora foi vitima de roubo por esticao a 10 metros do colega que esta no ramalho eanes, a senhora comunicou-lhe de imediao o sucedido... conclusao chamam o carro...chegado ao local o colega ja se tinah metido ao fresco...devia tar com pressa... Mas deixa que eu fiz logo a seguir a bela da informaçao para quem de direito, entao tem-se conhecimento de um crime publico chuta-se pa canto e ainda por cima baza-e sem dar cavaco?Secalhar e por este tipo de stuaçoes se repetir demasiadas vezes e que o pessoal "desconfia" um bocado do ppl da DSI. Mas numa coisa dou-te toda a razao tb temos mt lixo nas outras divisoes.

Oh "The-Punishe" dá para compreender que tens algum rancor contra a DSI mas posso dizer algumas coisas... Eu estive nessa divisão e como em todo o lado há bons e maus elementos... Em ambos sentidos, maus por não querer fazer ou não saber mesmo nada de nada. Quanto ao Sei posso garantir que têm acesso mas nessa esquadra o problema é muitas vezes quem esta de graduado pois só têm um PC e por norma o graduado seja Chefe ou Colega esta "ocupado". Posso garantir que "ocupado" a trabalhar não esta...

Quando lá estive era de praxe, quase todos os dias, o chefe antes de mandar o pessoal para o posto diziam sempre para olhar para o outro lado e qualquer situação pedir o carro da área... O próprio chefe diz que se algum colega do CP recusar fazer o trabalho, para o CP ficar na zona o tempo necessário enquanto o elemento da DSI vai à esquadra fazer o trabalho... Quase como se isto fosse uma ameaça, como vez não é muitas vezes problemas do colega mas do graduado.

Posso dizer que foi preciso ver um gajo fazer 5 vezes a mesma infracção para ter autorização de o autuar e mesmo ai quase que me estavam sempre em cima para não autuar... É triste mas infelizmente é assim...

Não se deve julgar quando não se sabe...

Leonxsou

Mensagempor Leonxsou » 10 out 2011, 12:15

Eu estive lá 1 ano e 8 meses e assim que tive oportunidade basei. Aquilo que ambos dizem, Punisher e Max, são factos concretos. Na verdade, verdadinha na DSI, em 100 elementos apenas 5 gostariam de fazer alguma coisa. Mas o sistema implementado, como dissestes, não permite que o colega faça mais.... Pk nesse caso que referiste, Punisher, nao interessava a pessoa que foi roubada, mas sim a porta da casa do Ramalho Eanes. E podes ter tu a certeza que era muito maior a punição ao colega, por se ter esquecido da porta do Eanes, do que deixar o artista que cometeu o roubo fugir!
Mas prontos, eu que lá estive, sou da opinião que aquela divisão devia acabar, e é uma vergonha para a Instituição PSP. Eu vi lá coisas, que certamente outros cidadãos também já viram, que denigre a imagem da Policia, e de todos aqueles que querem manter uma imagem de uma força, que deve ser rigorosa independentemente das dificuldades actuais.

CSP 70
Registado: 18 mai 2010, 15:59
Data de alistamento: 14/11/96

Mensagempor CSP 70 » 10 out 2011, 17:35

Também lá estive um ano (97/98) e foi o pior na carreira até hoje. Quando fui para a ex-17ª tive que aprender praticamente tudo outra vez. só diziam , queres trabalhar sai da Div. segurança para outra, que aqui por ordem do comandante nada se faz , é tudo para o 21.

house
Registado: 23 jun 2008, 23:10

Mensagempor house » 10 out 2011, 17:36

as histórias da 17ª fazem parte das minhas madrugadas animadas! ahahahaha
:ira O Lameiras é que tem razão!! :ira

CSP 70

Mensagempor CSP 70 » 10 out 2011, 17:45

house Escreveu:as histórias da 17ª fazem parte das minhas madrugadas animadas! ahahahaha

Também tive algumas :D .

The-Punisher

Mensagempor The-Punisher » 10 out 2011, 18:47

Epa tb passei pela 17 mas tive la cerca de 1 mesito:P

CSP 70

Mensagempor CSP 70 » 10 out 2011, 23:00

The-Punisher Escreveu:Epa tb passei pela 17 mas tive la cerca de 1 mesito:P

Maçarico :D .

Agent_Max
Registado: 17 mai 2011, 17:08
Data de alistamento: 06-01-2009

Mensagempor Agent_Max » 11 out 2011, 10:56

Leonxsou Escreveu:Eu estive lá 1 ano e 8 meses e assim que tive oportunidade basei. Aquilo que ambos dizem, Punisher e Max, são factos concretos. Na verdade, verdadinha na DSI, em 100 elementos apenas 5 gostariam de fazer alguma coisa. Mas o sistema implementado, como dissestes, não permite que o colega faça mais.... Pk nesse caso que referiste, Punisher, nao interessava a pessoa que foi roubada, mas sim a porta da casa do Ramalho Eanes. E podes ter tu a certeza que era muito maior a punição ao colega, por se ter esquecido da porta do Eanes, do que deixar o artista que cometeu o roubo fugir!
Mas prontos, eu que lá estive, sou da opinião que aquela divisão devia acabar, e é uma vergonha para a Instituição PSP. Eu vi lá coisas, que certamente outros cidadãos também já viram, que denigre a imagem da Policia, e de todos aqueles que querem manter uma imagem de uma força, que deve ser rigorosa independentemente das dificuldades actuais.

Posso dizer que é preferível morrer um cidadão do que abandonar o posto... Tive uma situação em que a 100 metros de mim acontece um acidente. Um homem de mota a alta velocidade perde controla e vai à vontade 300 a 400 metros pelo chão ate ir contra um passeio. Era eu maçarico e com aquela situação toda pensei.. O homem ta todo lixado, vou ou não vou... se ligo 112 vão pedir informação sobre o homem, se não ligo o cidadão fica com má imagem do policia que não quer saber...

Toca a chamar Tejo80 e ligar 112, abandonei o posto sem nunca o perder de vista... Passado uns minutos chega a ronda com o chefe e a primeira cosia é, não estou a brincar....

"E se isto fosse uma distracção para abandonares o posto? Nunca mais fazes isto senão tenho de participar, já estas avisado..." Resultado, castigo pois mamei as próximas 4 horas sem ser rendido e quase que levava um processo por ir ao auxilio do cidadão...

Isto é muito triste, mesmo muito...

pilotinho
Registado: 08 jan 2009, 01:07
Data de alistamento: 11-10-1999

Mensagempor pilotinho » 11 out 2011, 11:29

Agent_Max Escreveu:
Leonxsou Escreveu:Eu estive lá 1 ano e 8 meses e assim que tive oportunidade basei. Aquilo que ambos dizem, Punisher e Max, são factos concretos. Na verdade, verdadinha na DSI, em 100 elementos apenas 5 gostariam de fazer alguma coisa. Mas o sistema implementado, como dissestes, não permite que o colega faça mais.... Pk nesse caso que referiste, Punisher, nao interessava a pessoa que foi roubada, mas sim a porta da casa do Ramalho Eanes. E podes ter tu a certeza que era muito maior a punição ao colega, por se ter esquecido da porta do Eanes, do que deixar o artista que cometeu o roubo fugir!

Posso dizer que é preferível morrer um cidadão do que abandonar o posto... Tive uma situação em que a 100 metros de mim acontece um acidente. Um homem de mota a alta velocidade perde controla e vai à vontade 300 a 400 metros pelo chão ate ir contra um passeio. Era eu maçarico e com aquela situação toda pensei.. O homem ta todo lixado, vou ou não vou... se ligo 112 vão pedir informação sobre o homem, se não ligo o cidadão fica com má imagem do policia que não quer saber...

Toca a chamar Tejo80 e ligar 112, abandonei o posto sem nunca o perder de vista... Passado uns minutos chega a ronda com o chefe e a primeira cosia é, não estou a brincar....

"E se isto fosse uma distracção para abandonares o posto? Nunca mais fazes isto senão tenho de participar, já estas avisado..." Resultado, castigo pois mamei as próximas 4 horas sem ser rendido e quase que levava um processo por ir ao auxilio do cidadão...

Oh que treta....o Direito á vida está acima de guardar uma porta...viste o acidente está uma pessoa ferida e ias ficar impávido e sereno? ...o chefe k escreva á vontade que isso dá batatas...e se o homem morria á espera que alguém o acuda? ...ficava bem depois no tribunal a dizerem que ali estava a 100 metros um policia k não se mexeu....olha que quem respondia por omissão de auxilio ias ser tu não ia ser o teu Chefe de certeza....enfim.

CSP 70

Mensagempor CSP 70 » 11 out 2011, 12:10

pilotinho Escreveu:
Agent_Max Escreveu:

Oh que treta....o Direito á vida está acima de guardar uma porta...viste o acidente está uma pessoa ferida e ias ficar impávido e sereno? ...o chefe k escreva á vontade que isso dá batatas...e se o homem morria á espera que alguém o acuda? ...ficava bem depois no tribunal a dizerem que ali estava a 100 metros um policia k não se mexeu....olha que quem respondia por omissão de auxilio ias ser tu não ia ser o teu Chefe de certeza....enfim.[/quote]

Tens toda a razão mas , infelizmente é esta a mentalidade no Comando da DSI até ao chefe que faz a ronda.Eles não querem trabalhar no sentido mais amplo do serviço policial nem querem que os agentes arranjem trabalho.

circuito
Registado: 14 jun 2005, 20:46

Mensagempor circuito » 11 out 2011, 14:00

Se não fosse um off topic, aqui estaria um óptimo tema de discussão:
"Operacionalização policial da Convenção de Viena vs princípios Internacionais de reciprocidade vs Estados de Necessidade vs Direito vs Segurança vs Segurança a infra-estruturas vs Contra-Terrorismo/Contra-Subversão/Contra-Informação"

Se a PSP e a DSI em particular estiverem a seguir as melhores e mais generalizadas práticas mundiais protocoladas no que respeita a este tipo de segurança...

Voltar para “Arquivo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante