15º Concurso/9º CFA

Aqui podem consultar tópicos encerrados relativos a concursos e cursos anteriores.

Moderador: Domingues

maçaro
Registado: 03 fev 2012, 13:12
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: JAN2009
Categoria: Agente

15º Concurso/9º CFA

Mensagempor maçaro » 06 fev 2012, 23:01

IMPORTANTE: LER MANUAL DO CANDIDATO, EVITA PERGUNTAS DESNECESSÁRIAS!

DOWNLOAD DO REFERIDO MANUAL: http://www.psp.pt/Documentos%20Admissao%20...%20didato.pdf

Mais informações em: https://recrutamento.psp.pt/Default.aspx

Sendo assim, recomendo que todos os candidatos primeiro leiam na integra o referido manual, apontem todas as dúvidas, e coloquem-nas nos tópicos em que se
enquadre as dúvidas, por exemplo: " Ai e tal, preciso de atestado para as provas físicas?", deve ser colocada no tópico referente às provas físicas, e por ai a diante...

Após três avisos, será comunicado ao Administrador a insistência em errar por parte do utilizador.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Condições de Acesso:

Ter nacionalidade portuguesa;
Ter pelo menos 19 anos e não ter completado 27 anos de idade até ao último dia do prazo para apresentação das candidaturas;
Ter pelo menos 1,60m ou 1,65m de altura, respectivamente para candidatos femininos e para candidatos masculinos;
Possuir a robustez física e o perfil psicológico indispensáveis ao exercício da função policial;
Ter como habilitações literárias mínimas o 12.º ano de escolaridade ou equivalente;
Não ter sofrido sanção penal inibidora do exercício da função;
Ter bom comportamento moral e civil; (Este requisito é verificado oficiosamente pela PSP)
Não ter reprovado mais do que uma vez em anterior curso de formação de agentes da PSP nem ter sido eliminado por mérito ou sanção disciplinar;
Não estar abrangido pelo estatuto de objector de consciência;
Ter cumprido os deveres militares;
No caso de ter cumprido ou estar a cumprir o serviço militar, estar classificado na 1.º ou 2.º classe de comportamento;
Não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções a que se candidata;
Ter cumprido as leis de vacinação obrigatória.
_____________________________________________________________________________________________________________________

Inscrição:

As candidaturas deverão, obrigatoriamente, ser feitas através da internet, até ao 15.º dia útil seguinte à data da publicação do aviso de abertura
no Diário da República, através do preenchimento de um formulário online.

Devem inscrever-se em: https://recrutamento.psp.pt/EscolherConcurso.aspx

MUITO IMPORTANTE!!!
Depois de submeter a candidatura deverá imprimir o formulário de candidatura contendo o número de processo atribuído pelo computador e remetê-lo
através de correio registado para:
“Presidente do Júri do Concurso de Admissão ao CFA, Escola Prática de Polícia, Apartado 50, 2354-909 TORRES NOVAS”, acompanhado dos documentos a seguir indicados.

Documentos a enviar: ( Não enviar os originais, exceto o Certificado de Registo Criminal)

· Fotocópia do bilhete de identidade ou cartão do cidadão
· Certificado comprovativo das habilitações literárias
· Certificado de Registo Criminal
· Documento comprovativo da situação militar

Ter em atenção o seguinte:

- O candidato deve entregar ou remeter por correio os documentos até ao último dia do prazo para a apresentação de candidaturas.
- As fotocópias dos documentos deverão conter todas as partes do documento e serem perfeitamente legíveis.
- Os bilhetes de identidade deverão estar dentro do prazo de validade ou serão considerados não entregues.
- As habilitações literárias deverão ser comprovadas por certificado de habilitações ou fotocópia.
- O documento comprovativo do cumprimento dos deveres militares pode ser a cédula militar, desde que atualizada, ou declaração passada pela entidade militar competente.
- Para os candidatos que cumpriram, ou estejam a cumprir, o serviço militar, a entrega de qualquer documento que não contenha o registo disciplinar ou a classe de comportamento
implica a não admissão a concurso.

Aqui fica o grosso do que é necessário para se inscreverem com sucesso, será adicionado uma área para FAQ's (perguntas e respostas frequentes), a partir deste ponto, onde tentarei responder com a máxima fiabilidade, em casos, em que reparem ou verifiquem qualquer erro na informação transmitida, corrijam-me imediatamente.

Obrigado e boa sorte a todos os nossos futuros colegas!

Abraço

Fernando S.
Registado: 15 out 2011, 10:55
Data de alistamento: 17-10-2014

Re: Generalidades (tópico de uso excepcional)

Mensagempor Fernando S. » 09 fev 2012, 22:04

boas pessoal
nao sabendo se este e o topico correto para expor a minha duvida aqui vai:
para realizar as provas eles fornecem alojamento ? sendo dos Açores tenho que me deslocar a outra ilha para prestar provas. e gostaria de saber se temos direito ao alojamento ja que as despesas de deslocaçao sao por nossa conta

maçaro

Re: Generalidades (tópico de uso excepcional)

Mensagempor maçaro » 09 fev 2012, 22:44

Fernando S. Escreveu:boas pessoal
nao sabendo se este e o topico correto para expor a minha duvida aqui vai:
para realizar as provas eles fornecem alojamento ? sendo dos Açores tenho que me deslocar a outra ilha para prestar provas. e gostaria de saber se temos direito ao alojamento ja que as despesas de deslocaçao sao por nossa conta

LER MANUAL DO CANDIDATO: EVITA PERGUNTAS DESNECESSÁRIAS!

9. PROVAS DE SELEÇÃO
Locais das provas – As provas decorrerão no Funchal para todos os candidatos da Região Autónoma da
Madeira, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, para os candidatos residentes na Região
Autónoma dos Açores
e em Portugal Continental decorrerão em Torres Novas as provas físicas,
psicológicas e de conhecimentos e no Porto, Coimbra, Torres Novas, Lisboa e Setúbal, as provas
médicas e entrevista de seleção. Poderão ser definidos outros locais para a realização das provas,
em função do número de candidatos inscritos.

Os candidatos podem solicitar a realização das provas em qualquer centro de seleção,
independentemente da área em que residem.

As despesas com exames médicos, deslocações e alojamento decorrem por conta dos candidatos.

A não comparência a qualquer das provas, salvo por motivo justificado, dá lugar à exclusão do
candidato.

Todas as provas são eliminatórias. Só serão convocados para as provas seguintes os candidatos
aprovados nas provas anteriores.

É obrigatória a identificação dos candidatos em todas as provas do concurso.

Fernando S.

Re: 15º Concurso/9º CFA

Mensagempor Fernando S. » 09 fev 2012, 23:00

boas maçaro
desde ja agradeço a tua correçao.
tenho mais duas duvidas: todas as provas sao feitas nos Açores ou existem alguma em que os açorianos tenham que se deslocar ao continente?
e ja agora que peso e necessario para uma pessoa com 1.90m ?

ferreirafox_

Mensagempor ferreirafox_ » 10 fev 2012, 12:02

Boas.
Peço desculpa se estou a fazer uma pergunta desnecessária, mas gostaria de saber o que é o Nº Mecanográfico. Este dado apresenta-se no quadro c, na situação militar.
Uma última dúvida, não tenho nº de segurança social pois nunca trabalhei, há problema de deixar em branco?

Silves
Registado: 08 dez 2011, 21:11

Mensagempor Silves » 10 fev 2012, 14:26

Todos temos número de segurança social, até os que nunca trabalharam e mesmo os funcionários do estado (que até há bem pouco tempo não tinham).
Vai a uma delegação da segurança social e pede-o, são 2 minutos. Se já tens CC não é preciso, já nele consta.
Alem disso a policia precisa mesmo dele pelo que esse espaço não pode ir em branco.

O numero mecanográfico é o teu “numero de matricula” militar.

ferreirafox_

Mensagempor ferreirafox_ » 10 fev 2012, 17:20

Obrigado pela explicação Silves.
Então, como não fui militar, não tenho o número mecanográfico pois não? Se tiver, onde posso verificar o mesmo?

Bastinhas1980
Registado: 19 nov 2011, 12:41
Força ou serviço: Outra(o)
Pré-policial: Candidato ao CFA/EPP

Mensagempor Bastinhas1980 » 10 fev 2012, 17:38

Alguém sabe mais alguma coisa sobre os stresses da candidatura online, os requisitos de idade, e abates de idade de militares e ex-militares com 3 ou mais anos de serviço em RC???

Está a dar barraca...

maçaro

Mensagempor maçaro » 10 fev 2012, 18:43

Gostava de poder ajudar nisso, mas como é de evitar andar a fazer testes no portal, não vou fazê-lo.

Entretanto, publicaram isto nas notícias do lado direito do site do candidato:

"A avaliação da idade dos candidatos que tenham cumprido 3 ou mais anos de serviço militar em regime de contrato será feita caso a caso em função dos documentos
que forem enviados ao Júri, mesmo que a idade seja dada como não cumprindo os requisitos."

O que entendo é o seguinte:

Desde que o site não bloqueie a inscrição pela data de nascimento, devem inscrever-se, e quando enviarem toda a documentação, este caso, será analisado, sendo que desde que cumpram estes prazos, e por algum motivo, não vos aceitarem a inscrição, podem sempre impugnar a decisão de "não aceitar o candidato", durante os dez dias seguintes após receberem esta notificação.

ATENÇÃO: Manter o correio eletrónico atualizado e verifiquem frequentemente a caixa de lixo eletrónico.

Cumps Maçaro

Alguma dúvida contatem os colegas da EPP, para os seguintes contatos:

Telefone: 249819660
Email: epp@psp.pt ou concurso.cfa@psp.pt

maçaro

Mensagempor maçaro » 10 fev 2012, 18:47

ferreirafox Escreveu:Obrigado pela explicação Silves.
Então, como não fui militar, não tenho o número mecanográfico pois não? Se tiver, onde posso verificar o mesmo?

Boas Ferreirafox, não foste ao dia da Defesa Nacional, e deram-te uma cédula?

Se verificares neste papel, terá um número único dado a ti, que no exército julgo ser NIP ( se não for, deve ser NII ou NIM, ou algo desse género)

Cumprimentos

Silves
Registado: 08 dez 2011, 21:11

Mensagempor Silves » 10 fev 2012, 19:59

Certo, é o NIM.

Bastinhas1980

Mensagempor Bastinhas1980 » 10 fev 2012, 20:06

Recebi este email de concurso.cfa@psp.pt:
"A informação que recebeu anteriormente a informá-lo da intenção de exclusão ao Curso de Formação de Agentes da PSP foi enviada indevidamente pelo que deve ser considerada sem efeito."

Isto porque logo de manhã tentei a candidatura online e dava-me exclusão de concurso por não preencher os requisitos de idade. Nem conseguia submeter a candidatura. Depois da parte da tarde já consegui submeter a candidatura imprimi recibo e formulário, mas recebi de imediato dois emails, um a dizer que a candidatura foi efectuada com sucesso, com password e nº de processo. Noutro email dizia que iria ser notificado da exclusão do concurso por não preencher os requisitos da portaria de 28 de Abril de 2010. Às 19h recebi o email que transcrevi aqui. Que confusão.

maçaro

Mensagempor maçaro » 10 fev 2012, 20:14

Boas Bastinhas1980, tal como disse no meu último post, é ignorar estes avisos de exclusão, e cumprir com o que disse acima: Inscrever-se, enviar todos os documentos pedidos e aguardar por notificações.

De qualquer forma, obrigado pela partilha de informação, pode e deverá ser útil para os outros candidatos.

Cumprimentos

ferreirafox_

Mensagempor ferreirafox_ » 10 fev 2012, 22:58

Silves Escreveu:Certo, é o NIM.

Obrigado pessoal. Eu por acaso pensava que era isso, porém queria ter a certeza.
Obrigado pelas respostas!

Duarte Cunha
Registado: 18 jun 2011, 22:46
Data de alistamento: 06.01.1998

Mensagempor Duarte Cunha » 10 fev 2012, 23:01

ferreirafox:

Tenta junto do DRM (Direcção Regional Militar) da tua área de residência ou a Câmara Municipal.
Apesar de não ser obrigatório o dever de cumprir serviço militar, é no entanto obrigatório ir à inspecção, sendo nessa altura que te é atribuído um numero militar.

maçaro

Mensagempor maçaro » 11 fev 2012, 00:48

Duarte Cunha Escreveu:ferreirafox:

Tenta junto do DRM (Direcção Regional Militar) da tua área de residência ou a Câmara Municipal.
Apesar de não ser obrigatório o dever de cumprir serviço militar, é no entanto obrigatório ir à inspecção, sendo nessa altura que te é atribuído um numero militar.

Permite-me corrigir-te hoje em dia é ir apenas um dia ao centro de recenseamento para o "Dia da Defesa Nacional", não sendo efetuada nenhuma inspeção, mas sim criada uma ilusão de que o cidadão quer de fato enveredar por aquela vida, depois é entregue um documento no estilo da cédula militar, que comprova que o cidadão esteve ali naquele dia.

Facilidades... facilidades! he he

ferreirafox_

Mensagempor ferreirafox_ » 12 fev 2012, 01:40

Duarte Cunha Escreveu:ferreirafox:

Duarte, se está a falar do NIM eu tenho esse número. Eu fui ao dia da defesa nacional e com a cédula veio esse número.

FERRO
Registado: 07 jul 2011, 12:11

Mensagempor FERRO » 13 fev 2012, 12:26

Boa tarde a todos.
Para o exame médico temos de ir fazer um RX, electrocardiograma, e outros exames que são pedidos no manual do candidato?

Joanne_

Mensagempor Joanne_ » 13 fev 2012, 14:16

Sim, Ferro. Na fase dos exames médicos os candidatos terão de levar esses exames com os devidos relatórios bem como um atestado médico em como se encontram fisicamente aptos a ingressar.

maçaro

Mensagempor maçaro » 13 fev 2012, 16:23

Joanne Escreveu:Sim, Ferro. Na fase dos exames médicos os candidatos terão de levar esses exames com os devidos relatórios bem como um atestado médico em como se encontram fisicamente aptos a ingressar.

Boas o atestado de robustez física só é necessário para as prova físicas, e não para o exame médico, pois no exame médico, o médico examina-nos, enquanto permanecemos só com a roupa interior vestida.

Cumps

Joanne_

Mensagempor Joanne_ » 13 fev 2012, 16:36

Maçaro, tinha a sensação que a par dos exames médicos ter-se-ia de levar também um atestado, mas assim sendo, my bad.

FERRO
Registado: 07 jul 2011, 12:11

Mensagempor FERRO » 13 fev 2012, 16:47

Essa do atestado é que me está a fazer confusão, o meu médico de família diz que não passa atestados desses :?
Tenho de ligar para a EPP ou então tenho de ir a uma clinica privada€€€

maçaro

Mensagempor maçaro » 13 fev 2012, 16:53

Fernando S. Escreveu:boas maçaro
desde ja agradeço a tua correçao.
tenho mais duas duvidas: todas as provas sao feitas nos Açores ou existem alguma em que os açorianos tenham que se deslocar ao continente?
e ja agora que peso e necessario para uma pessoa com 1.90m ?

Conforme a tabela de inaptidões constante no D.R. da abertura de concurso, é o seguinte:

2 — Obesidade: caracterizada por peso corporal em quilogramas
superior à da parte da altura que exceda 1 m, expressa em centímetros,
mais 10 para o sexo masculino ou mais 15 para o sexo feminino e com
desenvolvimento não proporcionado das massas musculares.
3 — Falta de robustez: caracterizada por peso corporal em quilogramas
inferior à parte da altura que exceda 1 m, expressa em centímetros,
menos 10 para o sexo masculino ou menos 15 para o sexo feminino.

Ou seja, para um homem que meça 1.70, pode ter como limite mínimo 60 kg e máximo 80 kg.
Para um mulher que meça 1.65 cm, pode ter um limite mínimo de 50 kg e máximo de 80 kg.

Cumprimentos

PS: Obrigado ao Fernando S. por colocar esta questão e pedir para confirmar se não era pelo IMC, mas sim pela regra da altura.

maçaro

Mensagempor maçaro » 13 fev 2012, 16:59

Joanne Escreveu:Maçaro, tinha a sensação que a par dos exames médicos ter-se-ia de levar também um atestado, mas assim sendo, my bad.

Boas Joanne, quando fiz o exame médico, nao me pediram nada disso, para além de que tive agora a consultar o D.R. e lá não consta nada sobre esse atestado, e tem lógica que assim o seja, já que no próprio dia, vais ser analisada por um médico.

Cumps

Fernando S.

Mensagempor Fernando S. » 14 fev 2012, 11:59

pessoal tenham cuidado
o site de inscriçao anda a dar muitos problemas
pessoas queixam se que no objetor de consciencia poem nao mas depois recebem um email a dizer que preencheu inadevidamente aquele campo.
no meu caso ja tive que ir a area do candidato duas vezes. nas declaraçoes finais pus sim em ambos e quando fui a area do candidato tinha nao. o que vale e que os papeis que mandei pelo correio tao todos certos.

skipper_

Mensagempor skipper_ » 14 fev 2012, 14:14

Fernando S. Escreveu:pessoal tenham cuidado
o site de inscriçao anda a dar muitos problemas
pessoas queixam se que no objetor de consciencia poem nao mas depois recebem um email a dizer que preencheu inadevidamente aquele campo.
no meu caso ja tive que ir a area do candidato duas vezes. nas declaraçoes finais pus sim em ambos e quando fui a area do candidato tinha nao. o que vale e que os papeis que mandei pelo correio tao todos certos.

Jovem se és objector de consciência não adianta candidatares-te é só pra gastares papel, tinta e tempo.

Jorgenaz
Registado: 18 jul 2010, 20:28
Data de alistamento: 03 Janeiro

Mensagempor Jorgenaz » 14 fev 2012, 16:34

nem sabem o que isso é .... quem selecionar "sim" pode dizer adeus a candidatura.

skipper_

Mensagempor skipper_ » 14 fev 2012, 16:42

Eliminado o comentário. Fica o aviso dado que não são permitidas ofensas.

Bastinhas1980

Mensagempor Bastinhas1980 » 14 fev 2012, 16:49

"Objetores de consciência são pessoas que seguem princípios religiosos, morais ou éticos de sua consciência, princípios estes que são incompatíveis com o serviço militar, ou as Forças Armadas como uma organização combatente. No primeiro caso[carece de fontes], os objetores podem estar dispostos a aceitar um serviço alternativo ao serviço militar. No segundo caso[carece de fontes], a objeção do objetor é a todo papel dentro das forças armadas, resultando na rejeição completa do serviço militar, e em alguns casos, objetando também a um serviço civil alternativo como substituto para o serviço militar. Além disso, alguns objetores podem considerar-se pacifistas ou anti-militaristas.
Historicamente, muitos objetores de consciência foram executados, presos ou receberam sanções, quando seus princípios os levaram à ações em oposição ao sistema legal ou ao governo da sua sociedade. A definição e o status legais da objeção de consciência, tiveram mudanças durante os anos, bem como de nação para nação. A opinião religiosa, muitas vezes foi o factor principal que levou governos de muitos países a conceder legalmente o status de objeção de consciência."

A Wikipédia faz maravilhas... Skipper acalma-te... o senhor Jorgenaz já é agente.

skipper_

Mensagempor skipper_ » 14 fev 2012, 17:10

Bastinhas1980 Escreveu:"Objetores de consciência são pessoas que seguem princípios religiosos, morais ou éticos de sua consciência, princípios estes que são incompatíveis com o serviço militar, ou as Forças Armadas como uma organização combatente. No primeiro caso[carece de fontes], os objetores podem estar dispostos a aceitar um serviço alternativo ao serviço militar. No segundo caso[carece de fontes], a objeção do objetor é a todo papel dentro das forças armadas, resultando na rejeição completa do serviço militar, e em alguns casos, objetando também a um serviço civil alternativo como substituto para o serviço militar. Além disso, alguns objetores podem considerar-se pacifistas ou anti-militaristas.
Historicamente, muitos objetores de consciência foram executados, presos ou receberam sanções, quando seus princípios os levaram à ações em oposição ao sistema legal ou ao governo da sua sociedade. A definição e o status legais da objeção de consciência, tiveram mudanças durante os anos, bem como de nação para nação. A opinião religiosa, muitas vezes foi o factor principal que levou governos de muitos países a conceder legalmente o status de objeção de consciência."

A Wikipédia faz maravilhas... Skipper acalma-te... o senhor Jorgenaz já é agente.

LOL.. se o senhor jorgenaz já é agente o que anda a fazer pelas paginas de candidatura e a enviar documentação referente a candidaturas???? :LOL :LOL :LOL

É natural que quando se acede ao formulário (área do candidato) a 2ª e restantes vezes quer seja para fazer alterações quer seja só para consulta as Declarações finais vão aparecer assinaladas como "Não" é necessário confirmar de novo. Não é um erro é normal.

Voltar para “Arquivo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante