15º Concurso/9º CFA

Aqui podem consultar tópicos encerrados relativos a concursos e cursos anteriores.

Moderador: Domingues

padriano99
Registado: 24 set 2009, 20:58
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Data de alistamento: 11-10-1999
Categoria: Agente

Re: 15º Concurso/9º CFA

Mensagempor padriano99 » 13 ago 2012, 11:01

Armando da Silva Lopes Escreveu:
Açoriano Escreveu:
Armando da Silva Lopes Escreveu:Pois é que remedio é aquela sonho persistente de me ver num carro patrulha, a patrulhar as ruas e esperar o inesperado :) abraços futuros camaradas.

:)) :)) A patrulhar as ruas sim mas a pé. :D

Isso então era maravilhoso, prefiro a pé que no carro mas pelo menos aqui no porto é tão raro velos a pé so mesmo a beira do banco de portugal, que pensei que ja nem se usa-se apeados isso para mim seria o colminar de um sonho de criança, apesar de algo que acho engraçado é que maior parte da malta que esteve comigo no dia das provas so pensava em entrar no GOE e CI eu penso que eles não devem bem saber o que aquilo é, desculpem o pequeno offtopic é normal? Ja na entrevista quando disse que o que inicialmente queria era a patrulha porque penso onde serei mais util a servir ou ajudar um cidadão e de ser algo que nunca se saberia o que poderia acontecer ou seja o menos monotono possivel, ficaram admirados e perguntaram e não deseja mais nada? Eu tive que dizer que um passo de cada vez primeiro a patrulha depois de estar dentro e conhecer o sistema logo veria o que queria fazer da minha vida. Achei muito estranho acho que estavam a espera que falasse em algo na uep.

Ao fim de uns meses de patrulha, já mudas de discurso....quando se está por fora, tudo é maravilhoso e é só sonhos, depois de estares cá dentro o teu discurso será outro....DEPOIS DE VERES A REALIDADE QUE TE ESPERA.

A.Lopes
Registado: 07 ago 2012, 01:58
Força ou serviço: Outra(o)
Data de alistamento: CFG 2014 Guarda
Pré-policial: Outra(o)

Mensagempor A.Lopes » 13 ago 2012, 11:17

pois isso nao posso falar não tenho a experiencia mas todos me dizem o mesmo, mas isso é em que sentido condiçoes de trabalho ou mesmo a realidade da sociedade em si?

miguel88 -

Mensagempor miguel88 - » 13 ago 2012, 11:57

Eu lido "quase" diariamente com agentes e a opinião deles não é favorável...

No meu segundo emprego sou ARD na Luz (porta 10/11 no name) e Alvalade (juve leo) por isso consigo obter muitas informações sobre o que me espera e o que vos posso dizer é...Preparem-se mentalmente para terem de engolir muitos sapos e para ter sangue-frio para tomar as decisões acertadas...Não esqueçendo das muitas horas que vão fazer após o vosso horário a preparar expediente e as horas que vão passar em tribunal...Isto é o que mais oiço de muitos polícias que fazem o seu trabalho todos os dias.

Quem quer entrar que seja por gosto e não por uma simples procura de emprego de longa duração.

Vejam as noticias e o que acontece diariamente, muito pouca gente respeita a autoridade... Se estiverem preparados para isso continuem...

A.Lopes

Mensagempor A.Lopes » 13 ago 2012, 12:14

Sim sei disso infelizmente, e como é obvio em todos os empregos hoje em dia trabalha-se muito e paga-se pouco, eu sou vigilante e sei muito bem que respeito hoje em dia não se tem por ninguem, eu vou por gosto medo de trabalhar não tenho, fiz imensas vezes 16h por dia de trabalho e muito mais claro, algumas vezes ou melhor muitas vezes sem o ver o extra € chegar no fim do més, de pé sem condiçoes de trabalho sem uma casa de banho, aturar pessoas malcriadas e enfim sem educação , ja fui levado de arrastão por um grupo de 20 pessoas no hospital onde fazia Vigilançia, sei que de facto não é facil a sociedade hoje em dia, mas também sem trabalho nada feito. Enquanto podemos tentar concretizar os sonhos de infançia acho que devemos de o fazer, se mais tarde não vamos achar tanta piada faz parte da vida, mas sempre é melhor que viver no arrependimento de nunca ter tentado lutar por ele e não ter conseguido realiza-lo e vir a sentir o orgulho da farda.

Açoriano
Registado: 01 jan 2010, 20:32
Data de alistamento: 03-01-2011

Mensagempor Açoriano » 13 ago 2012, 21:47

padriano99 Escreveu:Ao fim de uns meses de patrulha, já mudas de discurso....quando se está por fora, tudo é maravilhoso e é só sonhos, depois de estares cá dentro o teu discurso será outro....DEPOIS DE VERES A REALIDADE QUE TE ESPERA.

Ora nem mais nem menos, não mudo uma virgula.

Moita
Registado: 07 abr 2004, 21:12

Mensagempor Moita » 13 ago 2012, 22:12

Boas noites,

Eu também trabalhei na segurança privada antes de ingressar na PSP. Não me arrependo da mudança, é um salto qualitativo a todos os níveis, mas mesmo todos. Desde a estabilidade, aos horários, à saúde, ao vencimento, tudo…
Para ganhar na segurança privada o que vim ganhar de vencimento base na PSP quase não descansava nem podia dormir… e era motorista, portanto dos mais bem pagos. Aposto que a maioria da malta, que aqui atira bocas mandando a PSP e o serviço policial abaixo, nunca trabalhou nem teve outro patrão anterior à policia, não sabe o que realmente custa um euro a ganhar… ou então está muito esquecida.
Isto não é um mar de rosas, pois claro que não. Mas também não é mau, nada mau. Não é de certeza o inferno que muitos pintam ou querem fazer crer. Aonde é que neste país alguém leva para casa 1000 euros limpos com apenas 6 meses de formação? Haja bom senso. Há de facto serviços e áreas complicadas, e então!! É esse o nosso trabalho e quem concorre à EPP sabe que não vai trabalhar com maquinas de costura. Por outro lado nunca se faz o mesmo trabalho no mesmo sitio durante toda a vida policial, querendo dizer: as colocações menos boas também acabam .... em história para contar aos netos. A maior parte do nosso trabalho é uma pasmaceira do caralho…. São poucos os privilegiados que estão nas esquadras onde realmente isto dá pica.
E se se revelarem incompetentes daqui a um ano estão encostados a guardar uma arrecadação qualquer. Verdade, a melhor maneira de chegar a “impedido” é ser-se incompetente. Por incrível que vos pareça há colegas com 20 anos de serviço que nunca puseram um pé no tribunal, e eu, por exemplo, nunca tirei a minha arma do coldre – graças a Deus nunca foi preciso.

Bem-vindos à PSP.
moita

A.Lopes

Mensagempor A.Lopes » 14 ago 2012, 00:57

Moita Escreveu:Boas noites,

Eu também trabalhei na segurança privada antes de ingressar na PSP. Não me arrependo da mudança, é um salto qualitativo a todos os níveis, mas mesmo todos. Desde a estabilidade, aos horários, à saúde, ao vencimento, tudo…
Para ganhar na segurança privada o que vim ganhar de vencimento base na PSP quase não descansava nem podia dormir… e era motorista, portanto dos mais bem pagos. Aposto que a maioria da malta, que aqui atira bocas mandando a PSP e o serviço policial abaixo, nunca trabalhou nem teve outro patrão anterior à policia, não sabe o que realmente custa um euro a ganhar… ou então está muito esquecida.
Isto não é um mar de rosas, pois claro que não. Mas também não é mau, nada mau. Não é de certeza o inferno que muitos pintam ou querem fazer crer. Aonde é que neste país alguém leva para casa 1000 euros limpos com apenas 6 meses de formação? Haja bom senso. Há de facto serviços e áreas complicadas, e então!! É esse o nosso trabalho e quem concorre à EPP sabe que não vai trabalhar com maquinas de costura. Por outro lado nunca se faz o mesmo trabalho no mesmo sitio durante toda a vida policial, querendo dizer: as colocações menos boas também acabam .... em história para contar aos netos. A maior parte do nosso trabalho é uma pasmaceira do caralho…. São poucos os privilegiados que estão nas esquadras onde realmente isto dá pica.
E se se revelarem incompetentes daqui a um ano estão encostados a guardar uma arrecadação qualquer. Verdade, a melhor maneira de chegar a “impedido” é ser-se incompetente. Por incrível que vos pareça há colegas com 20 anos de serviço que nunca puseram um pé no tribunal, e eu, por exemplo, nunca tirei a minha arma do coldre – graças a Deus nunca foi preciso.

Bem-vindos à PSP.

Ainda bem que alguem aqui compreende é exactamente ai que queria chegar, e ja agora queria deixar uma critica acho que não deviam de tratar assim futuros possiveis colegas pois deviam de os animar obvio que não será facil mas também não desmontivar dessa forma a malta que concorre por gosto é obvio que há malta que concorre a espera do dia 21 eu ainda nem entrei e ja conheco malta assim, mas infelizmente muitos apenas procuram apenas a estabilidade, eu penso que tem que se pensar ambos. Mais uma vez acho que certos comentarios seriam escusados.

Bom o melhor seria deixar os offtopics e começar do zero e esperar por boas noticias ao fim ao cabo estamos ca todos para o mesmo.

JoaoP
Colaborador
Registado: 26 dez 2006, 14:08

Mensagempor JoaoP » 14 ago 2012, 12:20

Só para avisar que eu não tive só 6 meses de formação :D

BURAT
Registado: 28 mar 2007, 17:54

Mensagempor BURAT » 14 ago 2012, 13:18

Ora bem, nem eu.... (tive 5) :%

Bem-vindos futuros colegas,
Não liguem ás bocas maldizentes desses supostos policias. Não passam de miúdos mal desmamados que entraram para a PSP pensando que isto seria a continuação da saia da mamã e da teta que sempre tiveram em casa! :D
Imagem

Burat

A.Lopes

Mensagempor A.Lopes » 15 ago 2012, 08:20

Pronto acredito mas e sempre chato malta, ;) Mas vamos esquecer o capitulo passado.

Açoriano
Registado: 01 jan 2010, 20:32
Data de alistamento: 03-01-2011

Mensagempor Açoriano » 15 ago 2012, 14:58

Não há nada melhor que viver na pele as situações, ver como é.
Opiniões todos temos e o que é bom para um pode ser horrível para outro.
Eu quando entrei na PSP pensava que vinha para trabalhar...pensava eu...isto aqui é um trabalho para ser feito em grupo não é sozinho.
O pessoal que está cá dentro sabe a que me refiro, os novos que vão entrar depois vão perceber.
A minha critica é a nível do trabalho do que se podia fazer e não se faz, do que se calhar, digo eu, não se devia fazer tanto, mas ultimamente se faz cada vez mais, pois parece que só isso int€r€ssa.
Quanto aos 9 meses de formação e não 6 como foi dito e receber o que se recebe, nada apontar se formos comparar com outros serviços cá no nosso país, agora com o mesmo serviço em outros países já é outra história, temos estabilidade o que vale ouro nos dias que correm, horário não é mau, quem faz gratifs é que já é diferente.
Mas é como digo, opiniões há muitas, há que viver é a experiência, o real, ver como é que a bem educada sociedade nos trata, ver como os nossos chefias se preocupam constantemente comnosco, como o nosso governo/Estado investe nos nossos meios e condições de trabalho.
Vá, há que provar o gelado para saber de que gosto é :fix

Nelson
Registado: 01 mar 2012, 16:10
Pré-policial: Candidato ao CFA/EPP

Mensagempor Nelson » 15 ago 2012, 19:41

Bem-vindos à PSP.

Boas pessoal!

Queria vós agradecer a vocês, Policias , por virem aqui testemunhar/dar a vossa opinião, de forma que nós, candidatos ao CFA, tenhamos uma visão diferente da realidade que nos espera.
Esperamos muito em breve, todos nós possamos vós chamar de COLEGAS.

Obrigado.

Cumprimentos,
NDGodinho

Jorgenaz
Registado: 18 jul 2010, 20:28
Data de alistamento: 03 Janeiro

Mensagempor Jorgenaz » 15 ago 2012, 20:09

padriano99 Escreveu:
Armando da Silva Lopes Escreveu:
Açoriano Escreveu:
Armando da Silva Lopes Escreveu:Pois é que remedio é aquela sonho persistente de me ver num carro patrulha, a patrulhar as ruas e esperar o inesperado :) abraços futuros camaradas.

:)) :)) A patrulhar as ruas sim mas a pé. :D

Isso então era maravilhoso, prefiro a pé que no carro mas pelo menos aqui no porto é tão raro velos a pé so mesmo a beira do banco de portugal, que pensei que ja nem se usa-se apeados isso para mim seria o colminar de um sonho de criança, apesar de algo que acho engraçado é que maior parte da malta que esteve comigo no dia das provas so pensava em entrar no GOE e CI eu penso que eles não devem bem saber o que aquilo é, desculpem o pequeno offtopic é normal? Ja na entrevista quando disse que o que inicialmente queria era a patrulha porque penso onde serei mais util a servir ou ajudar um cidadão e de ser algo que nunca se saberia o que poderia acontecer ou seja o menos monotono possivel, ficaram admirados e perguntaram e não deseja mais nada? Eu tive que dizer que um passo de cada vez primeiro a patrulha depois de estar dentro e conhecer o sistema logo veria o que queria fazer da minha vida. Achei muito estranho acho que estavam a espera que falasse em algo na uep.

Ao fim de uns meses de patrulha, já mudas de discurso....quando se está por fora, tudo é maravilhoso e é só sonhos, depois de estares cá dentro o teu discurso será outro....DEPOIS DE VERES A REALIDADE QUE TE ESPERA.

100% de acordo contigo...

A.Lopes

Mensagempor A.Lopes » 17 ago 2012, 23:39

haja um grande incentivo a malta nova para ingressar a Policia.

Garcia
Registado: 01 fev 2012, 16:02
Data de alistamento: 03 Setembro 2012

Mensagempor Garcia » 20 ago 2012, 10:38

Bom dia,

No mail de convocatória para iniciar o CFA, a EPP não é específica quanto ao material que é preciso levar para o curso. Como tal, queria perguntar aos que por lá já passaram se a nível de material escolar é preciso levar alguma coisa?

Obrigado :fix

Monteiro
Registado: 08 fev 2007, 19:43

Mensagempor Monteiro » 20 ago 2012, 12:55

Tens uma loja do Chinês mesmo a escassos metros dos portões da EPP, a esta hora já ele deve estar a esfregar as mãos com clientela nova. Qualquer coisa que necessitem voçes adquirem logo nos primeiros dias não te preocupes com isso.

vinho
Registado: 20 jul 2011, 16:19

Mensagempor vinho » 20 ago 2012, 20:08

boas a todos,neste momento estão sensivelmente em reserva 1200 candidatos,e em janeiro falasse de 500 a 800 reservistas para novo curso!o que queria perguntar,se souberem claro,é se em 2014,vistos sermos considerados aptos durante 18 meses,os restantes reservas também serem chamados,pois como sabem no documento que a psp emitiu,diz que quer por 500 por ano até 2016.Faço esta questão pois estou nas reservas e como a gnr fez isto este ano chamando todos os reservas do concurso de 2010 e também ser gerida pelo MAI,acham ou sabem se a psp irá optar pelo mesmo sistema ou só usa um número determinado de reservas em 2013 e em 2014 termos de nos candidatar outa vez.

Fernando S.
Registado: 15 out 2011, 10:55
Data de alistamento: 17-10-2014

Mensagempor Fernando S. » 20 ago 2012, 21:12

vinho isso é uma coisa que duvido que algum de nós saiba. É esperar para ver lol. Ainda mal sabemos como vão ser as coisas para 2013 quanto mais para 2014.

miguel88 -

Mensagempor miguel88 - » 21 ago 2012, 07:25

Bem-vindos à PSP.

100% de acordo com as tuas palavras. Espero que seja para melhor. Não posso dizer que gosto porque nunca o fiz mas a decisão foi tomada e vou até ao fim...Desde os meus 16 17 anos que quis entrar para a PSP....!

Garcia

Mensagempor Garcia » 21 ago 2012, 09:20

Obrigado Monteiro :fix . Não quero ir totalmente desprevenido.

c.barbosa -

Mensagempor c.barbosa - » 21 ago 2012, 14:00

Muito boa tarde!
Concorri ao 15º CFA e neste momento estou colocado nos reservas, nos 500 primeiros.
Gostaria de saber se já se sabe algo para 2013, ou seja, se já se avançaram números de colocação de reservas para o ano que vem ou se está algo previsto.

Muito obrigado,
César Barbosa

Macau32M
Registado: 06 out 2010, 12:32
Data de alistamento: 1982

Mensagempor Macau32M » 21 ago 2012, 20:05

Aproveitem o verão que pode ser o ultimo que gozem como civis. Depois para ir para a UEP tem que ter dois anos de serviço de patrulha a pé.

A.Lopes

Mensagempor A.Lopes » 21 ago 2012, 23:41

Tem que ser nem vale a pena pensar se não uma pessoa desespera.

RicardoGP
Registado: 10 fev 2012, 11:58
Data de alistamento: 03 Set 2012

Mensagempor RicardoGP » 23 ago 2012, 21:22

Lista com as turmas e alojamentos já disponível:

http://www.epp.pt/pages/pdf/Lista_9CFA.pdf

AndréPuga
Registado: 30 abr 2012, 16:32

Mensagempor AndréPuga » 24 ago 2012, 00:16

Ora muito boa noite a todos . Quero agradecer e enaltecer a "presença" de todos aqueles ( agentes no activo ) que nos últimos dias têm vindo aqui partilhar as suas experiências e conhecimentos de causa no activo . Julgo que isso , e julgo falar por muitos dos que por aqui andam, ajuda imenso , mais que não seja a animar ainda mais a malta =P .
Uma vez mais quero desejar boa sorte aos que lá estarão em Setembro ,esperançado que mais cedo ou mais tarde lá estaremos também nós reservistas =) . Obviamente que espero que seja o quanto antes porque já estou em pulgas =P ehehehe .
Mudando completamente de tópico , alguém tem ideia de como funciona mais ou menos isto das reservas ? se somos notificados da situação ou coisa que o valha ?? é uma dúvida que tenho já há uns tempos ( espero que não seja tão parva como parece ser na minha cabeça =p ) .

Abraço a todos camaradas

RicardoGP
Registado: 10 fev 2012, 11:58
Data de alistamento: 03 Set 2012

Mensagempor RicardoGP » 24 ago 2012, 09:11

Boas André

Acho que em principio só serão notificados quando houver uma data certa para o curso com os reservas. Ninguém sabe muito bem quando será!

Garcia

Mensagempor Garcia » 24 ago 2012, 09:47

Grupo 3 Turma A. Se houver alguém, que se acuse :))

maçaro
Registado: 03 fev 2012, 13:12
Data de alistamento: JAN2009

Mensagempor maçaro » 24 ago 2012, 10:59

André Puga esta situação das reservas é uma situação nova, parto do principio que não enviem nenhuma carta a informar desta situação, pois foi dito em diário da república que existiria esta situação de reserva para quem ficasse apto, logo, se está apto e não entraste ja neste curso, encontras-te automaticamente em situação de reserva, mas nada como ligar para a EPP e colocar estas questões aos colegas.

Cumps

Mika
Registado: 24 mar 2012, 22:55
Pré-policial: Candidato Aprovado - EPP

Mensagempor Mika » 24 ago 2012, 11:18

Boas venho colocar uma duvida

Os instruendos que não concluirem o curso apesar de o terem começado desistiram a meio e não terem sido substituidos por outros candidatos o proximo será que terá mais essas vagas ou essas não?

Tipo este curso com 300 imagenos que dos 300 houve 30 que desistiram e não foram substituidos por outros candidatos o curso de 2013 com 500 vagas abrangeria mais essas 30 vagas que ficaram por preencher abrindo curso para 530 ou abrirá na mesma so para 500?

Fernando S.
Registado: 15 out 2011, 10:55
Data de alistamento: 17-10-2014

Mensagempor Fernando S. » 24 ago 2012, 12:10

Como já saiu a lista das turmas ficamos a saber quantos já chamaram.

Voltar para “Arquivo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante