Sobre debate e registos

Funcionamento do fórum, instruções várias, anúncios, etc...

Moderadores: Mike_Oscar, Egas

Ugo
Moderador Geral
Registado: 07 fev 2004, 17:42
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Sobre debate e registos

Mensagempor Ugo » 16 jun 2007, 14:46

Caros membros, visitantes e candidatos a membro,

Em Dezembro de 2006 este fórum tinha quase 900 membros inscritos.
Imediatamente antes da actualização para esta nova plataforma, em finais de Maio, tínhamos bem menos, uns 400 e tal. Neste momento temos apenas 300 (e poucos).
Porquê?
Porque como bem sabem – e se não sabem deviam saber – isto é um fórum e nem é por acaso que ostenta mesmo essa designação; é declaradamente um local de debate. Por isso o dever participar está implicitamente previsto.

Assim, quem não participa tem sido eliminado e pretendemos doravante dar ainda maior acuidade a essa prática.

Os que apenas pretendam inscrever-se com o intuito único de para aqui vir “ler” nem a semelhante trabalho se devem dar pois o seu registo será eliminado. Em termos de leituras, garanto, sítios não faltam onde o tempo aqui gasto poderá ser bem mais profícuo e muito melhor aplicado. Logo, entendam todos que com essa eliminação agimos em vosso benefício.

Cumprimentos,
Ugo

Pedro Bala
Registado: 13 jan 2006, 22:51

Re: Sobre debate e registos

Mensagempor Pedro Bala » 16 jun 2007, 19:33

"Mirones" para quê?
Apoiado. :palmas
Deus te dê o dobro daquilo que me desejas.

barros
Registado: 07 set 2005, 22:25

Mensagempor barros » 17 jun 2007, 17:47

Ugo Escreveu:Caros membros, visitantes e candidatos a membro,

Em Dezembro de 2006 este fórum tinha quase 900 membros inscritos.
Imediatamente antes da actualização para esta nova plataforma, em finais de Maio, tínhamos bem menos, uns 400 e tal. Neste momento temos apenas 300 (e poucos).
Porquê?
Porque como bem sabem – e se não sabem deviam saber – isto é um fórum e nem é por acaso que ostenta mesmo essa designação; é declaradamente um local de debate. Por isso o dever participar está implicitamente previsto.

Assim, quem não participa tem sido eliminado e pretendemos doravante dar ainda maior acuidade a essa prática.

Os que apenas pretendam inscrever-se com o intuito único de para aqui vir “ler” nem a semelhante trabalho se devem dar pois o seu registo será eliminado. Em termos de leituras, garanto, sítios não faltam onde o tempo aqui gasto poderá ser bem mais profícuo e muito melhor aplicado. Logo, entendam todos que com essa eliminação agimos em vosso benefício.

Cumprimentos,

Sim, mas ....

Como é que depois se dá resposta à questão fundamental.
Como é que o forum se vai renovar ? Se não se renovar, morre. Ou não ?

Vou escrever sobre a minha experiência pessoal ...
Navegava pela internet, e... exactamente "por acaso" , vim dar a este forum. Gostei tinha algo a ver comigo, versava sobre coisas de que minimamente percebia e focava os assuntos sobre problemas que também eram os meus.
Andei algum tempo só a ler o que os outros escreviam e depois acabei por também intervir. Hoje faço-o com alguma regularidade.

Perguntas: Esta porta ainda está aberta ? Será possível o forum ir-se renovando desta forma ?
Desde que entraram as novas regras em vigor quantos novos elementos surgiram ?

Cumprimentos

Ugo
Moderador Geral

Mensagempor Ugo » 17 jun 2007, 18:29

Boas Barros,
Tem razão, a salvaguarda da renovação do fórum tem que ser acautelada.

Certamente já reparou que há por ai gente bem antiga com o contador das mensagens “a zero” há séculos e que nem por isso foi eliminada?
É que aqui não existem normas cegas. Tratam-se de pessoas que actualmente não participam mas que o fizeram noutras alturas e por vezes de uma maneira até intensiva ou interessante. Esses registos só por erro ou engano os apagaremos, isto para exemplificar. O mesmo se aplicará a outras situações.

Sendo este local um espaço debate não acho por bem que certos indivíduos se inscrevam, se limitem a espreitar pelas fendas da porta e assim fiquem meses e meses a fio sem sequer tossir. Para mais, disse-me o admin que, tendo acesso aos logs, alguns deles até aqui vêm diariamente.

Acho razoável a exigência de nível mínimo de participação. É também um gesto de boa-educação… custará assim tanto escrever umas palavras de três em três meses ou umas frases uma vez por ano?

Mas, evidentemente, neste como noutros assuntos estamos receptivos às opiniões de de toda a gente e as nossas decisões nao deixarão de as reflectir, como sempre!

Saudações,
Ugo

PEi

Mensagempor PEi » 17 jun 2007, 19:46

Barros,
Acho que o fórum ao enveredar por restringir o acesso a quem for portador de convite pretendeu transmitir claramente duas coisas:

Uma, que não tem paciência para aturar curiosos, brincalhões e avacalhadores.
A outra – que responde e corresponde às tuas preocupações –, passar para nós a responsabilidade pela renovação, selecção e aumento do número de membros.

Acho justo!

barros
Registado: 07 set 2005, 22:25

Mensagempor barros » 17 jun 2007, 20:13

Neste mesmo forum, já escrevi a minha opinião sobre estes asuntos, que passa pelo sistema misto, isto sem saber nada de informática e se é possível, ou não, claro e se dá ou não muito trabalho.
O sistema misto comportava duas situações, a saber, o livre acesso a uma parte do forum e depois o prémio para aqueles que ao fim de "X" mensagens e depois de mostrarem que efectivamente interessam e não andam a brincar, o acesso à outra parte do forum.

A zona de livre acesso servia assim como restreio/selecção de membros para o que efectivamente interessa a outra parte do forum de acesso restrito onde as coisas importantes se discutiriam.

Cada parte do forum poderia ter as suas regras, exemplo 1 Mes sem participar activamente é banido, etc.

Cumprimentos.

midnes
Registado: 22 out 2007, 19:54

Mensagempor midnes » 26 out 2007, 23:58

Boas, como primeiro post, quero referir que fiquei bastante feliz quando soube da existência deste fórum, e não descansei enquanto não me fiz membro... parabéns aos fundadores e o aos seus participantes que lhe dão vida todos os dias...

Pretendo ser um membro activo e vou fazer os chamados trabalhos de casa para me inteirar dos temas e ficar actualizado..
Obrigado

Ugo
Moderador Geral

Mensagempor Ugo » 07 dez 2007, 20:59

Como podem verificar hoje eliminámos cerca de 80 membros.
Na sua maioria os registos com “zero” mensagens serão apagados até final do corrente mês.

Participem. É simples, lindo, de borla … e até é Natal!
Ugo

lecavo
Registado: 29 set 2006, 21:41

Mensagempor lecavo » 07 dez 2007, 21:37

Viva!

Ugo Escreveu:Como podem verificar hoje eliminámos cerca de 80 membros.
Na sua maioria as contas com “zero” mensagens serão apagadas até final do mês.

Participem, é simples, lindo e de borla … e até é Natal!

Há coisas do "diabo". Estive a observar o funcionamento do forum e tirei uns quantos números que escrevi numa folha de Word.

Tinha intenção de escrever um texto a abordar o assunto. Agora vejo que a moderação também esteve atenta ao mesmo.

Agora, a talho de foice, vou partilhar convosco, aquilo que possivelmente já vocês sabem.

Antes de mais, quero frisar que os números que vou apresentar a seguir, são apenas uma mera observação da estatística que se pode observar ao visionar na listagem dos membros do forum.

Ao olharmos mais atentamente para o nível de participação e debate existente neste forum, facilmente estes números nos dão uma explicação clara do que se passa.

Tenho apenas por objectivo partilhar os dados. Não tenho qualquer responsabilidade no forum, mas como membro activo, acho-me no direito de fazer comentários (que pretendem ser construtivos).

Fiquei espantado com o facto de ser eu o mais activo! Não fazia ideia que o número de posts por mim colocados era assim tão grande. Estava convencido, que a matahary seria de longe o membro mais activo.

Certamente irão pensar que passo a vida aqui. Nada mais longe da verdade, tal como qualquer de vós, também trabalho e também tenho a minha vida com todos os a fazeres diários como outra pessoa qualquer. Venho "cá" sempre que posso ou tenho disponibilidade, permanecendo por períodos muito curtos (na esmagadora maioria das vezes de apenas 2 ou 3 minutos, o tempo suficiente para colar um texto, uma notícia, etc)), alongando-me um pouco mais, quando respondo a algum post.

Gosto de partilhar com todos aquilo por onde passo os olhos e sempre que acho que alguma coisa pode ter interesse para todos, coloco-a aqui - fazer copy past é um gesto rápido. Claro que o material por mim colocado espelha um pouco os meus gostos pessoais, que podem não ser o da esmagadora maioria, acredito até que haja muito boa gente que não goste mesmo nada do que aqui partilho convosco. Creiam que o faço num são espírito de partilha.

Espero que ninguém se sinta melindrado pelo facto de aqui colocar esta lista. Não tenho outra intenção que apenas a de análise dos números. Aliás, estes números, lembro-o outra vez, estão expostos no forum, à frente do nick de cada membro.

Vamos então a números: Total membros 327
944 - Lecavo
723 - Matahary
119 - Sultão
97 - Arnaldo Anastácio (afirmou que abandonava o forum)
96 – Lila
67 - Josesa
67 - XRuy
66 – Othelo
56 - Químico (moderador/administrador)
51 – Cristina
49 - Paulo pinto
46 - JoaoP
44 - Dubest
36 - Barros
36 - Moita
35 - NP
33 - e_oliveira
28 - CSI_BT
21 - Jaguar
20 - Tpejp
19 - Patola
19 - Xavier
16 – Gregório Correia
15 - Ivo
15Shagrath (moderador/administrador)
14 - Calçada
12 - Hondaxx
11 – Kack Daniels
11 - Xpto
11 - Estrelas
11 - Demeloboss
10 - Lince
10 - MAISIII
10 - Brandão
9 - Circuito
8 - imorais
7 - Xyz
6 - Ugo (moderador/administrador)
5 - olopes (moderador/administrador)
5 - Fix (moderador/administrador)
Com 4 (quatro) participações – 13
Com 3 (três) participações – 13
Com 2 (duas) participações – 12
Com 1 (uma) participações – 26
Com 0 (zero) participações – 173

Um forum deveria ser um espaço de debate. Este não o tem sido, porque será!? Porque é que os membros não participam? Tenho notado que de há uns tempos a esta parte, o índice de debate tem vindo a diminuir (drasticamente, na minha opinião). Fico com a ideia que o forum está parado.

Será que o modelo está esgotado? será que são as pessoas que estão cansadas de participar e quiseram ir arejar para outro lado? Seria interessante abrir esse espaço de debate e ouvir as diversas opiniões de cada um dos que por aqui andam.

Se observarmos os números, entre os membros mais activos, estão também os moderadores/administradores (que nem deveriam contar). Depois há um número significativo de membros, que embora sejam activos na colocação de posts, não participam em debates, postam uns textos, umas imagens, etc., dando aos números uma imagem enganadora (no sentido em que não participando em debates, não estão dentro do espírito do que deve ser um forum).

Pessoalmente, num esforço de manter isto activo e vivo, dou comigo a comentar alguns assuntos nos quais nem me revejo muito, acabando por me expor por vezes a respostas menos agradáveis. Parece que a esmagadora maioria não tem esse espírito e está pouco se importando com isto.

Outra coisa que me intriga, é o facto de tanta gente aqui vir "mirar"! Andam à procura de quê?

PS: Peço desculpa se o português não estiver muito bem estruturado e até confuso. Habitualmente escrevo directamente, como andei aqui a fazer copy past de coisas que já tinha escrito numa folha de word, as ideias gerais do texto podem resultar confusas. Nada que não se possa esclarecer em seguida se alguém o pretender.
«À beira de um precipício só há uma maneira de andar para a frente: é dar um passo atrás.»
M. de Montaigne

-- Um abraço - Lecavo

Pedro Bala
Registado: 13 jan 2006, 22:51

Mensagempor Pedro Bala » 09 dez 2007, 00:21

Ugo:

Concordo que se apaguem os registos dos que não participam, mas discordo que o façam àqueles que foram participantes activos e actualmente, por qualquer motivo, deixaram de participar. Penso que também não será essa a intenção da administração. Lamento, em particular, as ausências do Kontra, OPC e mais recentemente a do arnaldo anastácio, porque todos faziam falta e enriqueciam este espaço.

Lecavo:

Nem todas as pessoas têm capacidade mental para manter um diálogo educado e construtivo. Uma grande parte acha-se sempre com razão e à falta de argumentos válidos parte para o insulto gratuito: «os outros é que estão errados e "nós" sempre certos». Poderei até incluir-me naqueles que teimam as suas razões, porém, uma coisa é certa: faço-o apenas em relação àquilo em que acredito e jamais critiquei só pelo «prazer» de criticar; nunca escrevi uma única mentira (não gosto da palavra inverdade) neste fórum e jamais, repito, jamais insultei quem quer que fosse.

A Polícia continua a ser um espelho da sociedade. Vivemos num tempo onde a arrogância impera e os valores morais e o carácter são preciosidades cada vez mais raras. Com que facilidade nos esquecemos de que não passámos de uns míseros mortais! :(

Seria deveras interessante que todos os membros do fórum participassem e compartilhassem entre si ideias, gostos, dúvidas, situações profissionais, etc. No entanto, tal não acontece. A "cultura" e "liberdades" policiais ainda deixam muito a desejar. Terão as pessoas medo? Será o egoísmo? :?

Podem existir inúmeras razões, nos tempos que correm, que «obriguem» as pessoas a calar-se evitando assim que se exprimam livremente. E se calhar estarão certas em o fazer! Diz-se na minha terra: "Cada um sabe de si e Deus sabe de todos nós." (espero que esta simples frase, pura e sincera, que faz parte do quotidiano verbal das gentes que me educaram e moldaram o carácter, não ofenda ninguém).

Faço votos para que este fórum continue. Entendo que possui muita utilidade para os polícias. E assim sendo, por que não valorizar-mos algo que nos pode ajudar a nível pessoal e profissional? Por que não participar, mesmo com medo e erros ortográficos? O fórum não seremos todos nós?

PS: Puseste-me em 3º lugar na lista do número de mensagens que aqui coloquei: medalha de bronze.
Obrigado! Qualquer dia reclamo a sua entrega.:))
Deus te dê o dobro daquilo que me desejas.

Ugo
Moderador Geral

Mensagempor Ugo » 02 jan 2008, 15:05

Entretanto apagámos mais uns 70 e tal …
Ugo

fragasito
Registado: 03 jan 2007, 15:39

Mensagempor fragasito » 22 jan 2008, 19:13

Há que ter em consideração que nem todos têm acesso à internet em casa. Eu pelo menos não tenho, o que não quer dizer que não me interesse pelo fórum. Aliás, acho-o fundamental para que membros das forças de segurança, como outros, debatam ideias, artigos etc. Só que nem todos têm a mesma disponibilidade. É certo que com um pouco de vontade podemos participar mais. Cumprimentos a todos os membros.

Ugo
Moderador Geral

Mensagempor Ugo » 25 fev 2008, 22:49

Hoje desactivámos mais 32 e apagámos definitivamente cerca de 30!

Participe... se quiser!
Ugo

aicilop
Registado: 19 set 2007, 00:39

Mensagempor aicilop » 06 mar 2008, 18:59

LECAVO
Bora lá fazer uma actualização como aquela feita em Dezembro, para vermos se a coisa melhorou ou não...

matahary
Registado: 13 fev 2004, 13:20

Mensagempor matahary » 07 mar 2008, 19:09

Não sei se é possível esclarecerem-me, mas porque razão uns Candidatos são verdes e outros não?

Compreendo se não puderem satisfazer a minha curiosidade, claro...

Obrigada.
"Satisfaça-se com o que lhe agrada, e deixe os outros falarem de si como lhes agrada." - Pitágoras

Uma por dia, tira a azia.

Matisyahu - One Day ^.^ Aurea - Busy for Me

Ugo
Moderador Geral

Mensagempor Ugo » 08 mar 2008, 15:20

Os candidatos, ou seja, os que no acto de registo se identifiquem como tal, são todos colocados num mesmo grupo ao qual foi atribuída a cor verde. Só por erro nosso (que os cometemos) ou falha do sistema (que acontecem) podem existir candidatos “de outra cor”.

Mais esclarecemos que os membros desse grupo, ao qual – por falta de imaginação – atribuímos a designação de “Candidatos”, têm o acesso muito facilitado (com dispensa de convite) mas não têm entrada (para já) nos fóruns 1 e 2.

Esperando tê-la esclarecido,
Ugo

matahary
Registado: 13 fev 2004, 13:20

Mensagempor matahary » 08 mar 2008, 17:08

Só por erro nosso (que os cometemos) ou falha do sistema (que acontecem) podem existir candidatos “de outra cor”.

Ah, certo. Esclarecidíssima! Obrigada. Pensei que tivesse sido gentalha, daquela que engana, que mente e que, muito provavelmente, ludibria - ou melhor, tenta ludibriar - a Administração. Ainda assim, parecia-me justo e lógico, ser atribuída a cor verde, tenha ou não indicado isso no acto do registo, evitando desta forma Candidatos de 1ª e de 2ª. Na prática, passa a haver candidatos que têm acesso aos Fórum 1 e 2 e outros que não têm...

Obrigada pela atenção.
"Satisfaça-se com o que lhe agrada, e deixe os outros falarem de si como lhes agrada." - Pitágoras

Uma por dia, tira a azia.

Matisyahu - One Day ^.^ Aurea - Busy for Me

Ugo
Moderador Geral

Mensagempor Ugo » 12 ago 2008, 22:15

:arrow:
Ugo

Guiferma
Registado: 20 nov 2008, 22:41
Categoria: Oficial

Mensagempor Guiferma » 22 jan 2009, 19:37

Tenho um amigo, elento da PSP no activo, que quer fazer parte do forum, mas não consegue. Mas diz que não consegue. Já se inscreveu, já lhe mandaram o código da acesso, mas falta o convite. Pergunto. Eu o posso convidá-lo?

Concordo com a pólítica, de expulsar que não participa. Eu já estou inscrito há mais de um mês e não tenho participado, porque não estou ainda familiarizado, com as caixas de diálogo e tenho receio de dizer alguma "besteira". Por isso queria primeiro conhecer os costumes da casa e saber com quem falo. É que não conheço nenhum membro do forum.

Espero resposta, à minha pergunta do 1.º parágrafo. Um abração a toda a malto do forun. GFM

Ugo
Moderador Geral

Mensagempor Ugo » 22 jan 2009, 19:44

Nota-se que nem você nem o seu amigo leram as condições de acesso.
Alem disso este assunto seria melhor tratado via Mensagem Privada, acho.

Cumprimentos.
Ugo

Ugo
Moderador Geral

Mensagempor Ugo » 07 mai 2009, 15:38

Ontem apagámos 80 membros, na sua maioria nunca postaram ou nao nos visitavam há tempos.

Podem, se quiserem, voltar a registar_se usando o mesmo código de convite.

Ugo

Voltar para “FÓRUM 4 - INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 2 visitantes