Petição - Licenciados da GNR pretendem acesso a oficial

Funcionamento do fórum, instruções várias, anúncios, etc...

Moderadores: Mike_Oscar, Egas

Ugo
Moderador Geral
Registado: 07 fev 2004, 17:42
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública
Categoria: Agente

Petição - Licenciados da GNR pretendem acesso a oficial

Mensagempor Ugo » 25 jul 2009, 00:16

Venho apelar à comunidade que seja solidário com os camaradas da GNR, e assinem a petição aqui postada.
A petição tem como objectivo que todos aqueles que possuem uma licenciatura e/ou Mestrado, com interesse para a GNR, sejam directamente admitidos no tirocínio para o ingresso na carreira de oficial.

Ajudem nesta iniciativa
Obrigado

A mesma pode ser lida e assinada através do seguinte endereço:

http://www.peticao.com.pt/acesso-de-lic ... -a-oficial

Nota: Recebido por e-mail com pedido de publicação.

Justic3
Registado: 22 mai 2008, 21:57

Re: Petição - Licenciados da GNR pretendem acesso a oficial

Mensagempor Justic3 » 25 jul 2009, 17:38

Vai-te esconder pá...

Luminis
Registado: 23 abr 2004, 19:14

Mensagempor Luminis » 25 jul 2009, 19:20

não tarda nada, começam os nossos doutores da PSP pedir o mesmo.
Ops, mas isso também me vai afectar e interessar!...
" ... ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." - Salmos 23:1-6
Blog
Facebook Página temporariamente bloqueada (atacada).

BURAT
Registado: 28 mar 2007, 17:54

Mensagempor BURAT » 25 jul 2009, 21:55

Justice!
Se tens filhos na escola tira-os já de lá ... no teu caso nem os deverás lá ter, nem para lá mandar, deves ser dos que pensam tratar-se de um desperdício.

É que se achas por bem que a GNR ignore as habilitações do seu pessoal igualmente deves aceitar como correcto que qualquer entidade empregadora a que teus filhos um dia concorram façam o mesmo; que se caguem para o esforço que eles, tu e o estado, fizeram na sua educação/formação...

Os meus sentimentos!

É CLARO QUE VOU ASSINAR ESTA PETIÇÃO, PELOS TEUS FILHOS, PELOS MEUS NETOS, POR PORTUGAL!!!
ESTE PAÍS NAO PODE SER PASTO DE CLAQUES NEM CLIQUES ...

sÓ LAMENTO QUE NA PSP NAO SURJA UM MOVIMENTO SEMELHANTE!!!
cAMBADA DE IMBERBES COBARDOLAS...
Imagem

Burat

Ivosousa

Mensagempor Ivosousa » 25 jul 2009, 22:18

Para tudo é preciso visão. A ASPP foi o único sindicato que na sua proposta de estatuto se lembrou desta questão. Honra lhes seja feita!

Justic3
Registado: 22 mai 2008, 21:57

Mensagempor Justic3 » 25 jul 2009, 23:04

Acho muito bem, quem quiser que assine, isto ainda é um País democrático, acho eu...

Eu sei que não assino e também poderia ser bom para mim...

A minha resposta não teve em si a ver com o que os outros querem tem a ver com a maneira como pessoas que se intitulam com sub-admins as colocam....Não foram capazes de criar um simples tópico que fizesse apelo à união num momento delicado que passamos para bem da nossa instituição e depois colocam isto para ser bonitos... Daí o meu post...

Ugo
Moderador Geral
Registado: 07 fev 2004, 17:42

Mensagempor Ugo » 25 jul 2009, 23:36

FORA DE TÓPICO:
Não o percebo, Justice,

Depreendo que você estará de alguma forma desagradado comigo por aqui não ter colocado ou aberto um tópico sobre uma indeterminada temática que seria de seu interesse.

Deixe-me esclarecê-lo: 1º não sou bruxo e 2º também não tenho o costume e muito menos o dever de antecipar e aqui colocar o que você ou outro entenda por bem ou benéfico.

Já porventura ou alguma vez você foi aqui impedido de postar?
O que o leva a pensar que deverei ser eu a fazê-lo por si?
Explique-se como se fossemos todos muito burros!
Ugo

lucy
Registado: 05 jul 2008, 20:11

Mensagempor lucy » 27 jul 2009, 10:44

As forças armadas sempre tiveram essa prorrogativa, e aparentemente não se dão mal com isso. Se está na lei, porque não? Esses oficiais não vão tirar o lugar a ninguém, uma vez que é criado um quadro próprio. Se calhar quem critíca essa tomada de posição acha que a PSP é que está bem. Com um estatuto prestes a sair. Onde se não houve alterações de última hora, está escrito que qualquer formação dos seus elementos, interna ou externa (na qual a PSP não comparticipou em nada), pode ser utilizada em prol da instituição sem qualquer compensação para quem fez o investimento, sim investimento, porque ao preço a que estão os livros, propinas etc. para além do tempo que abdicamos da família e amigos é realmente um grande investimento. Contudo face ao que se passa nesta instituição é um investimento perdido. Chega-se ao cúmulo de ter de se pedir batatinhas ao Ex.mo DN para poder exercer lá fora uma profissão de acordo com a formação obtida, claro, fora da hora do serviço e sem prejudicar o mesmo.

lucy

Mensagempor lucy » 27 jul 2009, 10:57

Mais, se formos comparar também os oficiais são mal pagos, vejamos agente principal no 3º escalão entrei numa profissão em que era exigido o 9º ano e ganho menos 300 e poucos euros que um comissário no 1º escalão, para a qual lhe foi exigida uma licenciatura. O facto dos camaradas da GNR eventualmente virem a ser promovidos a oficial também não vai ser um aumento da qualidade de vida por aí além. O estado paga mal aos funcionários pouco qualificados mas também não premeia muito os que se qualificam, pelo menos nos primeiros anos. É claro que nem tudo é dinheiro e ter um posto mais alto tem outras compensações, mas no geral o estado é um mau patrão.

matatucho
Registado: 25 set 2008, 16:44
Categoria: Chefe

Mensagempor matatucho » 27 jul 2009, 11:17

Não concordo com o facto de um elemento, seja da GNR ou Polícia seja promovido a Oficial só pelo facto de ter uma licenciatura.

Quem quiser ser Oficial, que se esforçe, estude e entre no Instituto.

Concordo sim é, quem tiver uma licenciatura de interessa para a Polícia, que seja requalificado em Técnico Superior e continue a prestar serviço, mas como elemento com funções não Policiais.
3º CFG 1995 / 3º CFS 2005.

BURAT

Mensagempor BURAT » 27 jul 2009, 13:53

Matatucho,
O assunto é vasto e complexo.

Mas repara: a legislação em vigor (não sei se estatuto, se lei orgânica) na GNR prevê que essas pessoas possam concorrer a oficial. O problema é que não têm aberto os cursos, não abrem há muitos anos, estás a ver? Cá para mim ou abriam os cursos ou retiravam aquilo da lei… Tal com o está as pessoas têm toda a legitimidade para exigirem a sua abertura.

Na PSP as coisas são completamente diferentes, só pode aceder-se ao posto de subcomissário após frequência do CFO do iscpsi. Mas se queres que te diga não concordo e sobre o assunto já por aqui escrevi variadíssimas vezes, já me justifiquei o suficiente. Mas como és “novo” por aqui digo-te que a minha argumentação se tem baseado em dois vectores:

1. Que a PSP só deve ter uma porta de entrada, a da EPP. Por um lado não me agrada mesmo nada a ideia de ter oficiais que não deram provas da sua valia enquanto policias e por outro isso levaria a uma elevação da qualidade e quantidade de quem concorre à Policia.
  2. Custa-me a admitir que a experiencia, ela mesmo um saber de prática feito, seja pura e simplesmente desprezado pela hierarquia e completamente nulo em termos de progressão na carreira, carreira essa que não existe para quem entra na EPP. Isso de chegar a chefe não é carreira. Carreira é a possibilidade real (e não fictícia, ficcionada, impossível ou excessivamente condicionada) de entrar na Escola de Alistados e poder aceder ao mais elevado posto da hierarquia.

Por isso (e por outras razões que agora não vêm ao caso) sou inteiramente a favor da reabertura dos cursos de subcomissários para chefes, de resto penso que nunca deveriam ter acabado com eles.

Também defendo que os oficiais devem ser principalmente recrutados e formados a partir de subchefes licenciados, à semelhança do que se faz em terras bem mais desenvolvidas.
Imagem

Burat

lucy

Mensagempor lucy » 27 jul 2009, 14:24

E eu acho que não deviam de haver roubos, homicídios, furtos, abusos de confiança, violações, exploração sexual de menores, etc. etc. E daí? Muda alguma coisa? Está na lei? Então proceda-se em conformidade!
O facto de se encontrarem todos sob a mesma hierárquia e regime julgo que tem benefícios para o serviço.
Infelizmente a nossa sociedade é sempre a mesma coisa, se eu não tenho condições para beneficiar de uma qualquer regalia, o meu vizinho também não pode beneficiar. Parece que ninguém se importa de ser prejudicado, claro, desde que o seu semelhante seja ainda mais prejudicado.
Se o pessoal se preocupá-se em melhorar as suas competências para assim poder beneficiar de mais algumas regalias, mas não, é mais fácil denegrir os outros e ser-se um paladino da luta para que os nossos semelhantes nunca nos ultrapassem.
Um exemplo semelhante é o que se está a passar no concurso de subchefes, que não conseguiu os seus objectivos pela via "normal" está agora a prejudicar todos os outros e ainda o pessoal que se encontra à espera de transferência

iMorAis
Fundador
Registado: 10 fev 2004, 21:15

Mensagempor iMorAis » 27 jul 2009, 22:31

BURAT Escreveu:
  1. Que a PSP só deve ter uma porta de entrada, a da EPP. Por um lado não me agrada mesmo nada a ideia de ter oficiais que não deram provas da sua valia enquanto policias e por outro isso levaria a uma elevação da qualidade e quantidade de quem concorre à Policia.
  2. Custa-me a admitir que a experiência, ela mesmo um saber de prática feito, seja pura e simplesmente desprezado pela hierarquia e completamente nulo em termos de progressão na carreira, carreira essa que não existe para quem entra na EPP. Isso de chegar a chefe não é carreira. Carreira é a possibilidade real (e não fictícia, ficcionada, impossível ou excessivamente condicionada) de entrar na Escola de Alistados e poder aceder ao mais elevado posto da hierarquia.

Concordo, só posso.
Todavia aqueles a quem compete pensar a policia nao olham para isto, para o óbvio. E lá vão prosaicamente enterrando a instituição.
Nada mais me motiva que ver o meu chefe a trabalhar!

lucy

Mensagempor lucy » 27 jul 2009, 22:42

Coçar a micose??? Eu não defendo passagens administrativas para todo e qualquer licenciado. Agora se a instituição quer usar os teus serviços "qualificados" não achas que deves ser recompensado por isso? Ou gostas de ser mão de obra barata? Se esses elementos forem "reclassificados" como oficiais regressam aos locais onde anteriormente já realizavam funções "desfasadas" e prosseguem a sua missão, pelo menos é isso que me faz sentido.
Agora um tipo licenciar-se em "cascas de camarão", que interesse é que isso tem para a instituição? Zero, então vai subir de posto? Obviamente que não. Há vinte licenciados em "fardos de palha", a instituição tem interesse em aproveitar dois ou três, faça-se um concurso e escolham.

BURAT

Mensagempor BURAT » 28 jul 2009, 00:07

Lucy,
Tens razão.
Mas repara que também ninguém aqui disse que todo e qualquer licenciado seria automaticamente um oficial e muito menos disseram que não fariam um curso de oficiais; fariam-no, mas não nos termos e moldes dos actuais CFO do instituto, com esta duração de 5 anos, “despromovidos” a cadetes, com uma lavagem ao cérebro … nomeadamente para esquecer o cheiro a chulé da caserna e o esturro do CP como se isso fosse nefasto para a carreira e currículo de um oficial.

Depois, uma pessoa com uma licenciatura a sério, tirada numa instituição e estabelecimento de ensino a sério que não no iscpsi, [onde ninguém chumba e por isso não sabemos se os que actualmente nos aparecem à frente com estrelas nos ombros alguma vez teriam passado do 1º ano numa escola a sério], que teria passado pela patrulha, cp, esquadras, brigadas, etc… que conhecesse o serviço e as pessoas, as agruras e manhozices desta vida, teria certamente outra capacidade, outras bases e com um curso de oficiais + uma licenciatura valida em cima teria forçosamente outra maturidade e incomensuravelmente mais credibilidade.
Outra coisinha: é isso que se faz noutros países mais evoluídos, serão estúpidos?

O esquema actual (de formar oficiais que nao sao policias) foi concebido num tempo em que a generalidade das habilitações do pessoal eram realmente baixas, deveria ter sido de carácter temporário. A esp abriu numa altura em que a 4ª classe eram as habilitações exigidas para entrar na PSP, sou desse tempo, conheci essa realidade.

Mas esse tempo já foi, há que emendar, há que corrigir o tiro. É estúpido que quem comande uma esquadra nunca tenha feito o essencial desse serviço, patrulhar. E que não o tenha feito a preceito e com avaliação de muito bom.
É como se um oficial de marinha nunca tenha posto os calcantes dentro dum navio. Como se um oficial de cavalaria nunca tivesse tido aulas de equitação ou entrado num carro de combate.

Não podemos admitir sermos comandados por oficiais que antes de o serem não deram nem puderam dar provas enquanto policias e de serem avaliados como tal.
Foda-se… se até para ser promovido a agente principal tal é levado em conta … como é que isso pode ser racionalmente ignorado para promover um estranho à corporação e á função ao posto de subcomissário????
:ira :ira :ira :ira

Eles não são os culpados de não lhes terem dado essa oportunidade, coitados, mas nunca é tarde para mudar o que está errado. Por isso toda a gente que entra na PSP deve faze-lo pela porta da EPP, sentar o cusinho no curso de agentes e gastar uns pares de solas no paralelo, a verdadeira e única escola de polícias. Quem o não fez para mim nem policia o considero, nem o meu respeito pessoal e institucional recebem; apenas aquele que deriva do regulamento disciplinar e s´ o o essencial, o mínimo dos mínimos, mesmo a rapar por cima do processo disciplinar.

O sistema actual de recrutamento e formação de oficiais levou-nos a uma polícia de castas. O que tivemos antes da esp e devíamos ter era uma polícia de classe profissionais, mas ainda assim todos profissionais e profissionais completos de uma polícia una e inteira…
Imagem

Burat

Reimão

Mensagempor Reimão » 28 jul 2009, 10:16

BURAT Escreveu:Lucy,
Mas esse tempo já foi, há que emendar, há que corrigir o tiro. É estúpido que quem comande uma esquadra nunca tenha feito o essencial desse serviço, patrulhar. E que não o tenha feito a preceito e com avaliação de muito bom.
É como se um oficial de marinha nunca tenha posto os calcantes dentro dum navio. Como se um oficial de cavalaria nunca tivesse tido aulas de equitação ou entrado num carro de combate.

Não podemos admitir sermos comandados por oficiais que antes de o serem não deram nem puderam dar provas enquanto policias e de serem avaliados como tal.
Foda-se… se até para ser promovido a agente principal tal é levado em conta … como é que isso pode ser racionalmente ignorado para promover um estranho à corporação e á função ao posto de subcomissário????
:ira :ira :ira :ira

Estás imbatível Burat!

O pessoal do MAI e da DN que lê as nossas "conversas" deve estar incrédulo por haver por cá quem tem mais coerência, visão e saber profissional numa "unha" do que a maioria dos mandantes no corpo todo.

XRuy
Registado: 18 dez 2006, 22:18

Mensagempor XRuy » 28 jul 2009, 22:41

Concordo em absoluto com o post do BURAT à excepção da consideração ou respeito a ter por esses oficiais.

:LOL
JoãoP.
Manda-me esse Lérias/Burat dar uma volta ao bilhar grande.
É um dos últimos espécimes de uma raça conhecida por “chicalhões”.
Ainda o carro do comdt vem ao fundo da avenida já o caramelo está em sentido.

Faz com cada continência aos aspirantes que até os deixa confundidos, a andar de lado ou babados até à pontinha da gravata. :)
Eu quero morrer em paz, durante o sono, como o meu avô, e não gritando aterrorizado como os seus passageiros...

sergio pinheiro
Registado: 17 jun 2009, 17:59

Mensagempor sergio pinheiro » 04 ago 2009, 18:45

o que eu penso sobre o assunto:

Em primeiro lugar penso que o acesso aos postos superiores deveria ser feito UNICA E EXCLUSIVAMENTE por uma ascenção vertical, ou seja, por uma escalada na hierarquia, com critérios de selecção dignos e fidedignos. Penso que a classe de oficiais, deveria ser alimentada apenas pela matéria da casa.( que não tenho dúvidas que a haja) e não por entradas civis na instituição. ( a justificação para esse pensamento fica para outras núpcias)

Em segundo lugar, não é uma licenciatura, por si só, que deve determinar seja o que for a nivel policial, no entanto, uma coisa é certa, uma licenciatura é sempre uma mais valia para a instituição; certas licenciaturas têm de facto interesse policial ou administrativo para a Psp, e se esse for o caso, devem ser aproveitadas, deve haver uma boa gestão de recursos humanos, mas isso não deve significar que haja licenciados a fazer esse salto só pela licenciatura- se quiserem pedem requalificação e passam para quadros tecnicos (pessoal com funções não policiais) e td bem.

Em terceiro lugar, na GNR, tal como já foi no EXÉRCITO existem quadros técnicos, em que as pessoas licenciadas ingressam numa carreira técnica com postos equivalentes a oficiais, mas com ascenção limitada, mas descordo com esse modelo na PSP, pela equivalencia do posto em si - não com os vencimentos, é claro. O facto dos Oficiais de carreira terem acabado é que não parece ter sido a decisão correcta, não me parece que um individuo necessite de ir ao ISCPSI para ser um bom Oficial de Policia.
E mais não digo
"Se não gostas de perder escolhe batalhas em q dependa exclusivamente de ti o sair vitorioso" EPITECTO

lucy

Mensagempor lucy » 04 ago 2009, 19:54

No novo estatuto de pessoal da GNR que não sei se foi aprovado ou não, está:

Formação e instrução

Artigo 222.º

Recrutamento

1- O recrutamento para oficiais é feito entre alunos que
frequentarem os cursos de formação de oficiais, em
estabelecimento de ensino superior público universitário militar.
2- Podem ainda ser recrutados, nos termos de diploma próprio, para
áreas técnicas específicas, os militares com formação superior que
pertençam à Guarda, ou outros militares e civis possuidores da
mesma formação.
3- Para efeitos do número anterior, as áreas técnicas específicas com
interesse para a Guarda e o número de vagas disponíveis são
definidas por despacho do comandante-geral.
4- Aos oficiais recrutados nos termos do nº 2, será facultada
formação no estabelecimento de ensino da Guarda, de acordo
com programa a definir por despacho do comandante-geral.

Não compreendo as dores em articulações e afins, que tal medida, QUE NÃO PREJUDICA NINGUÉM, provoca.

lucy

Mensagempor lucy » 16 ago 2009, 21:38

Do fórum da GNR onde tal tema também foi tratado, li uma resposta que me pareceu a mais explícita sobre o caso, a qual subscrevo na integra e passo a transcrever:

"Boa noite a todos,

Antes de exprimir a minha opinião neste tópico, efectuei uma atenta leitura ao seu conteúdo, e por mais que tente, não consigo compreender o porquê de grande parte dos participantes teimarem em ser do contra perante esta possibilidade.

Assim sendo, gostaria de expressar a minha opinião sobre este tema:

Os Oficiais de que se fala neste tópico (Licenciados oriundos da classe de Praças e Sargentos), nunca terão funções de comando (no terreno), pois esse pertence aos Oficiais de Infª e Cavª, terão sim a possibilidade de exercer a sua função (para a qual tem formação específica) em serviços de ordem administrativa e de apoio (Recursos Humanos, Direito, Psicologia, etc.).

O que está aqui em discussão, é a possibilidade de rentabilizar os recursos existentes no seio da instituição, evitando desviar os Oficiais oriundos da AM das já citadas funções de comando, ao mesmo tempo que se valorizam as competências profissionais de cada um, o que consequentemente, melhorará as perspectivas de carreira, aumentando a motivação dos militares integrantes nesta força.

Agora pergunto (àqueles que teimam em não concordar):

Será que uma pessoa licenciada em Direito, e sem esquecer a formação complementar que seria dada (+/- 1 ano lectivo), não seria competente para Oficial da GNR, nomeadamente à frente de uma secção de justiça (onde actualmente estão colocados Oficiais da AM)?

No seguimento do meu último parágrafo, muitos dirão: E porquê Oficiais e não Técnicos Superiores? Em meu entender, e embora não discorde totalmente com a reclassificação para Técnico Superior, se assim for, corremos o risco de colocar um Técnico Superior (civil), a comandar militares (Guardas e Sargentos). Exemplo disto, será a já por mim referida Secção de Justiça, onde lá prestam serviço militares das três classes.

Em suma, o que verdadeiramente está aqui em causa, seja a promoção a Oficial ou a reclassificação para Técnico Superior, é a necessidade de valorizar os militares que têm uma formação superior, e que a utilizam para benefício da instituição.

O que não pode continuar a acontecer, e não me refiro só ao tema das habilitações académicas, é englobar todos os militares no mesmo “saco”, tratando-os como meros números, independentemente das suas habilitações ou da sua formação específica.

Com os melhores cumprimentos,"

Dubest
Registado: 03 jun 2004, 08:22
Data de alistamento: 1998

Mensagempor Dubest » 27 ago 2009, 23:04

Concordo sim é, quem tiver uma licenciatura de interessa para a Polícia, que seja requalificado em Técnico Superior e continue a prestar serviço, mas como elemento com funções não Policiais.

Nem mais, concordo plenamente.
7.º CFG - 2.º A
Palavras levam-as o vento....as acções essas ficam sempre...nem que seja na minha consciência

keeper
Registado: 25 jun 2009, 18:12
Data de alistamento: Abril 78

Mensagempor keeper » 11 set 2009, 18:37

Dubest Escreveu:

Nem mais, concordo plenamente.

Aliás é precisamente isto que está a acontecer!
Conheço ex-elementos policiais muito mas muito fraquinhos, que obtiveram licenciaturas daquelas que não servem para nada, a não ser para se intitularem Dr., que passaram ao quadro civil, continuando na PSP, muitos a "coçarem" as calças pelas cadeiras em gabinetes que lhes vão arranjando!
Hove um em tempos, na Direcção Nacional, que mal acabou uma licenciatura em sociologia de ....qualquer coisa abstracta, como agente, mandou de imediato substituir a placa de identificação por uma que dissesse "Dr. Fulano de Tal".
Está claro que lha mandaram retirar. Hoje é civil!
É que quem obtem licenciaturas com interesse para o dia-a-dia, opta de imediato por procurar lugares na vida civil, melhor remunerados.
Quem quiser ser oficial, que não utilize subterfúgios, mas sim que use os canais e procedimentos próprios para obter essa qualificação.
Já basta o que se passava (passa) no tropa, em que um individuo com estudos entra para o COM (Curso de Oficial Miliciano), podendo chegar a Alferes ou Tenente sem qualquer aptidão militar!

Quero ainda fazer notar o seguinte: Existem muitos elementos policiais, agentes, altamente qualificados nas funções que exercem, sendo comandados por Chefes e Oficiais que nada percebem (ou pouco), da área onde são colocados!
Por esta ordem de ideias porque não graduar ou promover esses agentes que até sabem mais da área em que laboram do que aqueles que os chefiam?
É lógico que por esta forma acabaria por se tornar uma "bagunçada" pegada, os caminhos previstos para as progressões nas várias carreiras!
"Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, faz dos homens cobardes"
Abraham Lincoln

Reimão

Mensagempor Reimão » 11 set 2009, 18:57

keeper Escreveu:Aliás é precisamente isto que está a acontecer!
Conheço ex-elementos policiais muito mas muito fraquinhos, que obtiveram licenciaturas daquelas que não servem para nada, a não ser para se intitularem Dr., que passaram ao quadro civil, continuando na PSP, muitos a "coçarem" as calças pelas cadeiras em gabinetes que lhes vão arranjando!
É que quem obtem licenciaturas com interesse para o dia-a-dia, opta de imediato por procurar lugares na vida civil, melhor remunerados.
Quem quiser ser oficial, que não utilize subterfúgios, mas sim que use os canais e procedimentos próprios para obter essa qualificação.

Nem mais. Cada macaco no seu galho!

No entanto, as licenciaturas que a PSP tem referenciado como sendo úteis para apoio à actividade policial são, na sua maioria, licenciaturas da treta. A maior parte delas, provenientes da Lusófona, da Aberta, da Independente, da Lusíada, etc..

Polícias licenciados pelas universidades de referência nas mais diversas áreas do saber, não têm merecido nenhum apreço. Aliás, são esses licenciados, que logo que podem, abandonam a instituição, muitas vezes para ir para outras, também estatais, onde se valoriza de forma mais criteriosa o curriculum vitae dos seus quadros.

Na polícia, ainda continuamos a achar que o que é bom é o bruto, tosco e ágil com o gatilho ou como cassetete. Ainda achamos que ter sido tropa especial é que nos faz bons polícias.

Vejam a PJ. Para obterem maior poder de argumentação quando se trata de remunerações, criaram como requisito fundamental a exigência de uma Licenciatura para ingressar nos seus quadros. Resultado,mão de obra mais qualificada, mais prestígio e mais estatuto social e profissional.

Serão os homens que pensem e dirijem a PJ otários vanguardistas com a mania das grandezas? NÃO! São os que dirigem e comandam a PSP que nos vêem como mão de obra desqualificada e teimam em nos colocar no mais baixo da pirâmide social.

Reimão

Mensagempor Reimão » 12 set 2009, 09:57

Isso é verdade!

Quando as fornadas de polícias que cursam Criminologia pelas Faculdades de Direito, principalmente a do Porto, acabarem as suas licenciaturas, vais ver o corropio de "transferências" para a PJ.

Não fica cá "umzinho" sequer.

A política que gere a nossa casa assentará sempre em duas castas: A dos "escravos" e a dos "outros" e, como sabes, até os "burros" aprendem, felizmente!

Jokool
Registado: 26 out 2009, 19:33
Data de alistamento: 02_04_07

Mensagempor Jokool » 26 out 2009, 23:05

No meu grupo da Esquadra, o Chefe possui Mestrado, eu estudo no segundo ano de uma Licenciatura, e tem mais um licenciado e um outro, que agora começou o mestrado.
No fundo é quase um grupo que possui mais habilitaçoes que o comandante. No meu caso, vejo-o como uma realizaçao pessoal e um futuro que poderá nao passar pela policia caso surja uma oportunidade.
Nao é pelo simples facto de se possuir uma licenciatura que se deve ser 'promovido', mas acho que deve-se fazer por isso. Antigamente pedia-se a 4a classe para ingressar na policia, entao agora que entro com o 12º ja nao quero ser agente. A policia estabelece as regras e oferece as oportunidades, cada um usa-as como bem entender!
Ser do Norte é acima de tudo uma Identidade.

keeper
Registado: 25 jun 2009, 18:12
Data de alistamento: Abril 78

Mensagempor keeper » 03 dez 2009, 13:45

Acabei de ver no noticiário da tv das 13, esta noticia:

A UNIVERSIDADE ABERTA ATRIBUI LICENCIATURAS A QUEM NUNCA PÔS OS PÉS NAS AULAS!
TÊM CENTENAS DE ALUNOS ESPALHADOS PELO MUNDO QUE SE LICENCIAM ATRAVÉS DE UM SIMPLES PC!

E, após isto vêm exigir a promoção a oficiais!
Mesmo que licenciados em "sociologia da estrutura da blá...blá...blá..."!
"Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, faz dos homens cobardes"
Abraham Lincoln

calibre9mm
Registado: 09 set 2009, 00:49

Mensagempor calibre9mm » 06 dez 2009, 19:27

Isto qualquer dia pareçe aquelas famosas páginas da MARIA, mas adaptada à PSP... "tenho uma licenciatura em Farmacobotânica, acha que posso chegar a Oficial da PSP?".
Caros amigos e colegas sejamos razoáveis, a formação é essencial mas todos nós sabemos que há ai senhores a tirar cursos do tipo "Sócrates e Varas" que nada acrescentam à PSP. Em contrapartida há colegas bem formados em areas de interesse e, verdade seja dita, estão esqueçidos e o seu conhecimento em muito nos poderia ajudar.
Mas enfim, vamos sempre continuar a ouvir aquela linda máxima policial.... "ESTUDASSES", é linda e eu adoro-a!

Dubest
Registado: 03 jun 2004, 08:22
Data de alistamento: 1998

Mensagempor Dubest » 07 dez 2009, 13:56

O problema é que muitos dos elementos que formar as forças de segurança, por não terem outra alternativa de trabalho, ingressam nas mesmas.

Aqui com ordenados acima da média, e com os mais diversos acordos com Universidades acabam por se licenciar, depois claro como já são mais que os demais...querem por direito imaginado aquilo que é impossivel.

Tanto na PSP com na GNR a luta´já é antiga, querem ser Oficiais por serem Licenciados.

Mas ser oficial não é sinónimo de ter uma Licenciatura, apesar dos da PSP serem Oficiais de Instituto ;)
7.º CFG - 2.º A
Palavras levam-as o vento....as acções essas ficam sempre...nem que seja na minha consciência

Ariadne
Registado: 04 ago 2010, 15:19
Pré-policial: Candidato ao CFA/EPP

Mensagempor Ariadne » 23 ago 2010, 02:15

Estas mensagens apertam-me a garganta.
Nao cabe a um policia pensar a politica do seu pais; cabe-lhe agir e ser diligente em prol da ordem e segurança da sociedade. Uma ocupaçao das mais completas em que poderemos relevar a "ASICS".
O resto podera ser mudado qd houver um aumento significativo da violencia ou desordem publica. A PSP tem obtido bons resultados e por isso nao se pensa num paradigma de organizaçao ideal que satisfizesse todos as situaçoes particulares. No final todos ficaremos desfeitos em po, por isso aproveitemos os momentos fascinantes desta profissao. O poeta Rimbaud disse um dia que a ansia por conforto estaria a minar as sociedades ocidentais. O importante e´ ser simples nos gostos e contentarmo-nos com pouco. Satisfazer as necessidades basicas e mantermo-nos ocupados a trabalhar.

JoaoP
Colaborador
Registado: 26 dez 2006, 14:08

Mensagempor JoaoP » 23 ago 2010, 03:09

Cheira-me que se entrares no CFA vais gostar de conhecer um tal de Subintendente Pires :D

Voltar para “FÓRUM 4 - INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: CommonCrawl e 0 visitante