Fotografia

tiririca
Registado: 16 nov 2007, 11:59
Força ou serviço: Polícia de Segurança Pública

Re: Fotografia

Mensagempor tiririca » 12 abr 2008, 20:06

O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.
(Willian George Ward)

tiririca

Mensagempor tiririca » 12 abr 2008, 21:02

Noites de Abril IV

Paços do Concelho
O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.
(Willian George Ward)

Diana
Registado: 15 mar 2008, 22:21

Mensagempor Diana » 12 abr 2008, 21:45

que bonitas, tiririca. :))

PS - pronto já sei, que tecnicamente .... bla, bla, bla ... 8)
Pelo rei às vezes, pela Pátria sempre
(pro rege saepe; pro patria semper)

tiririca

Mensagempor tiririca » 18 abr 2008, 20:59

Noites de Abril V

Canal Central
(Willian George Ward)

Diana

Mensagempor Diana » 18 abr 2008, 21:48

E eu que fui espreitar 8) o album do tiririca para ver se caçava "fotos" lindas, but it´s private. :shock:

isso "num" se faz, tiririca. :(

que foto mai linda, esta do Canal ! :))

tiririca

Mensagempor tiririca » 19 abr 2008, 22:14

Diana Escreveu:que foto mai linda, esta do Canal ! :))

Mais uma vez, obrigado pela atenção dispensada e pela simpatia dos seus comentários.

Eu não passo de um verdadeiro e pouco ajeitado amador! À custa de tanto tentar (e errar), lá se vai acertando de quando em vez! :LOL Há certamente por aqui pessoal que se tentasse tantas vezes como eu, obteria facilmente melhores resultados.

Fotografar é fácil. É uma técnica simples. trata-se tão só de encontrar o equilíbrio perfeito entre tempo de exposição versus abertura de diafragma que permite a entrada da quantidade de luz necessária. Claro que há pequenos pormenores que depois podem ser refinados, ajustados. Mas tudo isso se aprende, basta que haja apenas gosto pelo assunto, até porque não é difícil.

Difícil é ter sensibilidade artística. Ou melhor, não é fácil nem difícil, ou se tem ou não se tem. Eu não tenho. :(

E agora faço-lhe aqui uma confidência... a fotografia nocturna necessita de técnica, mas de muito menos sensibilidade artística que a fotografia diurna (na minha opinião claro, eu não tenho a veleidade de me intrometer nas dissertações dos mestres). De noite, desde que tecnicamente bem executada, qualquer foto dá um bom boneco ;) Quem não tem cão, caça com gato ;)

Diana Escreveu:E eu que fui espreitar 8) o album do tiririca para ver se caçava "fotos" lindas, but it´s private. :shock:

Asseguro-lhe que não há motivos para tamanha curiosidade, trata-se de uma "dispensa" muito mal arrumada.

Como qualquer outra "despensa" ou "quarto de arrumos e desarrumos", a minha também tem muitos "trastes velhos", aquelas coisas antigas que raramente lembramos.

Também lá guardo coisas novas.

Mas como qualquer um, também "atiro para lá" aquelas "coisas" que não me fazem falta no imediato, ou não quero ver todos os dias ou então, não quero que as minhas "visitas" vejam. Todos nós temos coisas assim na nossa “dispensa” ou “quarto de arrumos”, chegando mesmo a guardar certas coisas atrás da porta, para que mesmo quando fica esquecidamente aberta, ninguém vejo o que lá está "guardado".

Diana Escreveu:isso "num" se faz, tiririca. :(

Pois... mas o tempo, o decorrer da vida ensina-nos muita coisa. Olhe, entre elas é que, o melhor mesmo é manter a tal porta da “dispensa” bem fechada à chave! Mas claro, é como tudo, só depois de casa arrombada é que se colocam trancas na porta! Nem sempre percebemos isso à primeira… por vezes demora-se a compreender, ou porque somos ingénuos, ou porque somos lentos a perceber a mecânica da vida real, ou porque... Mas o que importa mesmo é o resultado final da acção, que é sempre consequência de uma aprendizagem!

Já viu isto!? Olhe para onde a fotografia nos leva… para a “dispensa”!!! :LOL :LOL tudo, apenas para lhe dizer, que dentro daquele álbum não há nada de interessante.
(Willian George Ward)

Diana

Mensagempor Diana » 19 abr 2008, 22:31

Imagem

Para o tiririca.

É um moliceiro monárquico.
Não sei porque lhe ofereço um moliceiro de Aveiro, ou melhor, sei !
Porque tem colocado aqui fotos de Aveiro. Espero que goste. :))

PS - Não pense que fui eu que fiz a foto. Apenas a encontrei, nas minhas "caçadas". :LOL

Diana

Mensagempor Diana » 19 abr 2008, 22:38

Devo-lhe mais uma explicação.
O meu interesse no seu album era mesmo só para ver se tinha mais fotos bonitas. Gosto muito de fotografia. Em especial, a preto e branco.

Além de que sou muito curiosa.
Curiosidade saudável. Cusquices, não me interessam para nada.

Prontx, está explicado.

Qto. às cautelas, na reserva das nossas "dispensas". Pois eu tb as tenho. Cautelas e dispensas !!!
Fui aprendendo. Na net, tb se cresce.
Percebo e concordo plenamente, com aquilo que o tiririca expôs.

Oh yeeeee... ! :LOL

tiririca

Mensagempor tiririca » 21 abr 2008, 20:24

(Willian George Ward)

tiririca

Mensagempor tiririca » 21 abr 2008, 22:13

Diana Escreveu:Devo-lhe mais uma explicação.
O meu interesse no seu album era mesmo só para ver se tinha mais fotos bonitas.

Não, não deve! Esqueça lá a explicação, ou melhor, guarde-a para si, eu não preciso dela.

Compreendo, mas infelizmente não tem :( as que têm algum interesse partilho-as aqui com o pessoal.
Diana Escreveu:Gosto muito de fotografia. Em especial, a preto e branco.

Já deu para perceber que sim. É uma matéria muito interessante e que nos permite passar largas horas absorvido do resto do mundo. Eu tenho a felicidade de não estar sozinho. Tenho um companheiro (o tal que aparece na assinatura como "PL"), que me acompanha nestas andanças. Fui eu que lhe passei o "vício" e, para dizer a verdade, hoje já é ele que me desafia. Palmilhamos quilómetros de tripé ao ombro :LOL à procura daquele ângulo mágico!

Cada uma destas fotos tem largos minutos de discussões "técnicas". São pois uma parceria he he he he he As minhas têm "Tiririca/PL". As que são dele, têm apenas "PL" - o seu a seu dono. (não concordei com a do "Canal Central" :( afinal era ele que estava certo :? )

Já fiz por duas vezes uma incursão ao "preto e branco". Mas não me dei muito bem. É muito exigente, não há margem para erros. Ou se sabe o que se está a fazer, ou sai cag*** na certa.

Gosto de apreciar, conheci um velhote que era exímio no preto e branco. Tinha milhares do fotos fantásticas. Adorava fotografar formigas e outros insectos, mas tinha uma fixação por formigas. Ensinou-me muita coisa (passei muitas horas à torreira do sol de rabo ao ar), mas infelizmente não chegou! Nunca consegui dominar a técnica. Como desculpa, aponto para a falta de sensibilidade... mas se calhar é outra coisa... sou mesmo obtuso! :(
Diana Escreveu:Além de que sou muito curiosa.
Curiosidade saudável. Cusquices, não me interessam para nada.

Sim, a curiosidade é saudável. Mas olhe que cuscar também é giro (sem maldade claro!)
Diana Escreveu:Prontx, está explicado.

Obrigado pela consideração, mas como já lhe disse, não havia necessidade de dar qualquer explicação. Eu não fervo em pouca água.
Diana Escreveu:Qto. às cautelas, na reserva das nossas "dispensas". Pois eu tb as tenho. Cautelas e dispensas !!!
Fui aprendendo. Na net, tb se cresce.
Percebo e concordo plenamente, com aquilo que o tiririca expôs.

Oh yeeeee... ! :LOL

A vida é uma grande escola ;)

Boas fotos!

PS: Obrigado pelo moliceiro. A foto não está mal de todo! E se a vista não me falha, do lado de lá da margem, um pouco mais para a esquerda, existe um restaurante fantástico (o "Salponte")!
(Willian George Ward)

tiririca

Mensagempor tiririca » 27 abr 2008, 22:19

Diana Escreveu:Ah ! E gosto especialmente da foto das árvores. Há ali mais qualquer coisa do que árvores. Senti-me "dentro" daquela fotografia.

Já que mostrou tanto agrado pela foto, aqui vão mais três fotogramas do mesmo local.

Jardim do Cais da Fonte Nova_1

Jardim do Cais da Fonte Nova_2

Jardim do Cais da Fonte Nova_3

Espero que desta vez também se mostre agradada! É que o ego também gosta de ser "polido"! :LOL

E para quando vermos aqui um registo seu? Pode ser um a preto e branco, eu ia gostar bastante.

PS: Modéstia à parte, acho que na ultima me saí menos mal! - a 1 e 2 parecem iguais, mas têm enquadramentos ligeiramente diferentes) Espero pelos seus comentários... mas não basta dizer «Lindas, tiririca !!!!! :)) :)) :))» quero ouvir (ler) comentários ao enquadramento, cores, etc. É que eu fui cuscar o seu perfil e diz lá, que a fotografia é um dos seus interesses! Portanto, não há desculpas :LOL
(Willian George Ward)

tiririca

Mensagempor tiririca » 04 mai 2008, 22:54

Estas fotos foram obtidas com uma Nikon D2xs, máquina oficial da NASA. Desconheço qual a lente usada, mas muito provavelmente uma grande angular.

http://www.texasjim.com/NASApix/NASA%20pix.htm

Fantásticas, não são? Digam lá, que não gostavam de estar no lugar do fotógrafo? :))
(Willian George Ward)

tiririca

Mensagempor tiririca » 06 mai 2008, 09:56

Para os amantes do retrato e do preto e branco, aqui vai um dos melhores registo amadores que vi até hoje!

http://olhares.aeiou.pt/_katia_e_ana_catarina__pb/foto1927660.html

Fantástica a beleza natural daquela mãe!
(Willian George Ward)

tiririca

Mensagempor tiririca » 07 mai 2008, 20:41

Imagem
Poder dormir
Poder morar
Poder sair
Poder chegar
Poder viver
Bem devagar
E depois de partir poder voltar
E dizer: este aqui é o meu lugar
E poder assistir ao entardecer
E saber que vai ver o sol raiar
E ter amor e dar amor
E receber amor até não poder mais
E sem querer nenhum poder
Poder viver feliz pra se morrer em paz

Vinicius de Moraes
in Poesia completa e prosa: "Cancioneiro"
;)
(Willian George Ward)

alma
Registado: 13 jan 2008, 21:14

Mensagempor alma » 07 mai 2008, 22:41

Belíssimas fotos conjuntamente com um magnífico poema.
que o gosto pela fotografia perdure :) parabens tiririca

tiririca

Mensagempor tiririca » 15 mai 2008, 20:38

Foi-me enviado por mail.

Foto fantástica...

A 26 de Janeiro de 2006 em Perth, na Austrália, uma multidão juntou-se numa praia local para testemunhar um espectáculo de fogo-de-artifício.

Entretanto, uma trovoada começou a aparecer do lado direito.

Mas o mais inesperado, foi entre estas duas manifestações de luz aparecer uma terceira, o Cometa McNaught, actualmente visível no hemisfério sul.

Um autêntico três-em-um que resultou nesta foto fantástica.

http://i272.photobucket.com/albums/jj192/tiriricaforum/Australia_DrewFranklin.jpg
(Willian George Ward)

tiririca

Mensagempor tiririca » 15 mai 2008, 21:00

Desabrochar!

"...São rosas Senhor, são rosas!"

Desabrochar
Panasonic DMC FX01; Macro; f/2,8; 1/500 seg.; ISO 80; Extensão de focagem 5mm

Quando a chuva beija a rosa
Panasonic DMC FX01; Macro; f/2,8; 1/800 seg.; ISO 80; Extensão de focagem 5mm
(Willian George Ward)

tiririca

Mensagempor tiririca » 16 mai 2008, 18:06

A caminho do conhecimento...
Pentax K10D; Escalas de cinzentos; f/8; 1/125 seg.; ISO 100; extensão de focagem 55mm
(Willian George Ward)

tiririca

Mensagempor tiririca » 17 mai 2008, 22:46

E depois... claro! Há os profissionais!

Pastando en Bilbao I

Pastando en Bilbao II
(Willian George Ward)

Diana

Mensagempor Diana » 18 mai 2008, 22:01

Imagem

Bar girl in a brothel in the red light district. 1954. CUBA. Havana.

Eve Arnold

E por vezes as noites duram meses
E por vezes os meses oceanos
E por vezes os braços que apertamos
nunca mais são os mesmos

(David Mourão-Ferreira)

____________________________________________ Para o tiririca.

matahary
Registado: 13 fev 2004, 13:20

Mensagempor matahary » 18 mai 2008, 23:37

Por mais vezes que veja esta foto, fico sempre sem palavras. Extraordinário, como capta, num só click toda a minha opinião...

Ao autor, o meu agradecimento.

Imagem
"Satisfaça-se com o que lhe agrada, e deixe os outros falarem de si como lhes agrada." - Pitágoras

Uma por dia, tira a azia.

Matisyahu - One Day ^.^ Aurea - Busy for Me

tiririca

Mensagempor tiririca » 19 mai 2008, 15:24

Diana Escreveu:
Imagem

Bar girl in a brothel in the red light district. 1954. CUBA. Havana.

Eve Arnold

E por vezes as noites duram meses
E por vezes os meses oceanos
E por vezes os braços que apertamos
nunca mais são os mesmos

(David Mourão-Ferreira)

____________________________________________ Para o tiririca.

Eve Arnold não é uma pessoa qualquer! Julgo que ainda é viva.

É um dos nomes grandes da fotografia a nível mundial. Fotografou de tudo, com uma qualidade de predestinados. Tem "retratos" fabulosos. Tinha uma técnica como poucos e uma sensibilidade ímpar. Esta imagem é disso um exemplo. Fotografou como poucos, gente famosa, tal como Marilyn Monroe,Richard Burton, Elizabeth Taylor, a família Kennedy, etc. Mas as suas melhores fotos (na minha opinião) são de gente anónima.

Foi uma dos primeiros fotógrafos ocidentais a entrar na China comunista. O que por si só é um feito, mais ainda, tratando-se de uma mulher.

Foi companheira de Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David Seymour. Isto por si só já diz tudo.

Obrigado pela dedicatória. Gostei da fotografia. Foi uma excelente escolha.
(Willian George Ward)

tiririca

Mensagempor tiririca » 19 mai 2008, 20:48

matahary Escreveu:Por mais vezes que veja esta foto, fico sempre sem palavras. Extraordinário, como capta, num só click toda a minha opinião...

Ao autor, o meu agradecimento.

Imagem

Sem dúvida, esta foto é fantástica. Conta uma “história”. É isso que cada fotógrafo procura, que a sua imagem captada numa facção de segundo, conte toda a história.

Vê-se isso nos relatos desportivos. Um jornal publica uma única foto, que tem o condão de contar a história do jogo.

Não sei em que contexto se passou a cena, mas retenho o profissionalismo do Chefe da segurança. Manteve os olhos destapados e atentos.

Nota: No tempo em que privei com esta gente era Subchefe (actualmente Chefe). Hoje não sei, qual o seu posto. Espero não o estar a ofender.
(Willian George Ward)

matahary
Registado: 13 fev 2004, 13:20

Mensagempor matahary » 19 mai 2008, 21:54

Sem entrar em diálogos, aqui fica a origem da foto supracitada, como é de direito.

VISITA À REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

Presidente visitou Centros de Ciência Viva e de Vulcanismo e inaugurou exposição sobre Presidentes da República
O Presidente Aníbal Cavaco Silva visitou o Centro de Ciência Viva, em Porto Moniz, e o Centro de Vulcanismo em São Vicente, após o que inaugurou, no edifício do Governo Regional, no Funchal, uma exposição do Museu da Presidência da República dedicada aos Presidentes da República.

http://www.presidencia.pt/?idc=611&idi=15032
"Satisfaça-se com o que lhe agrada, e deixe os outros falarem de si como lhes agrada." - Pitágoras

Uma por dia, tira a azia.

Matisyahu - One Day ^.^ Aurea - Busy for Me

tiririca

Mensagempor tiririca » 19 mai 2008, 23:00

O mesmo motivo, duas perspectivas!

http://i272.photobucket.com/albums/jj192/tiriricaforum/CentroCulturaledeCongressosdeAveiro.jpg
Pentax K10D; Manual; f/4,5; 3 seg; ISO100 e extensão de focagem de 40mm

http://i272.photobucket.com/albums/jj192/tiriricaforum/FbricaCampos08_04_26.jpg?t=1211237032
Pentax K10D; Manual; f/5,6; 3 seg; ISO100 e extensão de focagem de 18mm

Boa noite!
(Willian George Ward)

tiririca

Mensagempor tiririca » 20 mai 2008, 18:55

Quando a rosa não é "rosa"!

http://i272.photobucket.com/albums/jj192/tiriricaforum/Laranjadomeujardim.jpg

Panasonic DMC FX01; Macro; f/2.8; 1/800 seg.; ISO 80; extensão de focagem 5mm
(Willian George Ward)

Diana

Mensagempor Diana » 21 mai 2008, 11:25

Imagem

Branco (S. Leonardo de Galafura)

Para o Sultão, que gosta muito de cães. :)) É lindo, não é ?

PS - tiririca, adorei as últimas "nocturnas". Sempre um must !
Não me atrevo a comentar com um "expert" como tiririca.
Quem sou eu ?
E preto e branco, há ? :))

tiririca

Mensagempor tiririca » 21 mai 2008, 11:53

Diana Escreveu:PS - tiririca, adorei as últimas "nocturnas". Sempre um must !
Não me atrevo a comentar com um "expert" como tiririca.
Quem sou eu ?

Obrigado pelo elogio. Mas não têm nada de mais. Não sou nenhum expert, antes fosse!.

Para que o pessoal não pense que isto da fotografia é um bicho de sete cabeças, passei a colocar os dados técnicos de cada fotografia. Se as condições de luz forem as mesmas, basta regular a máquina daquela forma, para obter exactamente o mesmo resultado.

Diana Escreveu:E preto e branco, há ? :))

O preto e branco não é fácil! Mas já atrás tinha colocado uma, aqui vai outra.

O sol quando nasce, nasce para todos, mas nem todos ficam ao sol.

Janelas - Sol e sombra

http://i272.photobucket.com/albums/jj192/tiriricaforum/Janelas-SoleSombra.jpg
Pentax K10D; Escalas de cinzentos; f 8; 1/250 seg.; ISO 100; Extensão de focagem de 45 mm

Aqui vai outra.

http://i272.photobucket.com/albums/jj192/tiriricaforum/CaisdosBotires.jpg
Pentax K10D; Escalas de cinzentos; f 9.5; 1/250 seg.; ISO 100; Extensão de focagem de 18 mm

Como vê, o B/W não é para todos! Não exija demais aqui do rapaz, senão faz-me borrar a escrita! :LOL
(Willian George Ward)

Diana

Mensagempor Diana » 21 mai 2008, 12:03

Esta (prédio) pode ser tecnicamente muito boa, mas eu não lhe acho muita "piada".

A minha paixão por preto e branco centra-se especialmente nas pessoas, nos rostos, no corpo, nas mãos.
E também nos animais, como é o caso deste cãozinho que "dei" ao Sultão.
Adoro olhar para este cão. É um bom e bonito cão. :))

Bom Dia, para si, tiririca.

PS - "O sol quando nasce, nasce para todos, mas nem todos ficam ao sol."
É verdade tiririca, há pessoas que não têm sol, na vida que vivem.

tiririca

Mensagempor tiririca » 21 mai 2008, 12:20

Fotografar pessoas levanta um problema ético. As pessoas têm direito à imagem. Se são minha conhecidas, não as quero expor aqui. Se são anónimas, há que ter alguns cuidados com os seus direitos à imagem.

Diana Escreveu:É verdade tiririca, há pessoas que não têm sol, na vida que vivem.

Por vezes, basta dar um simples passinho para sair da sombra, outras, deixar de olhar tanto para o umbigo.
(Willian George Ward)

Voltar para “FÓRUM 11 - GENÉRICO E UNIVERSAL”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante